Arquivos anuais: 2021

“Vai morrer gente”: unidades de saúde de Juazeiro estão há oito dias sem oxigênio e outros medicamentos necessários para intubação de pacientes, denuncia leitor

0

Com a pandemia do novo coronavírus, o consumo de oxigênio aumentou nos hospitais de todo o mundo. Além de ser utilizado em casos graves de Covid-19, o medicamento também é usado em qualquer situação em que a oxigenação do paciente está abaixo de 90%.

A utilização do oxigênio costuma ser mais comum em UTIs, unidades semi-intensivas, salas de emergência e departamentos cirúrgicos.

Apesar de ser fundamental para a manutenção da vida de muitos pacientes, em Juazeiro, no Norte da Bahia, duas importantes unidades de saúde do município estão sem o medicamento, como denunciou uma fonte ao Portal Preto no Branco. De acordo com as informações, há oito dias a Secretaria de Saúde está sem receber oxigênio.

“Está faltando oxigênio no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Todos os setores estão desesperados. A situação está crítica. Vai morrer gente”, declarou a fonte, que preferiu não ser identificada.

Ainda de acordo com a denúncia, o fornecimento do oxigênio foi interrompido por falta de repasses da prefeitura.

“A empresa fornecedora não está mais entregando o oxigênio para Juazeiro por falta de pagamento e o Secretário de Saúde não está sem importando com a situação. A gestão fez uma licitação na última quarta-feira (03) e até agora nada”, acrescentou.

A nossa fonte afirmou ainda que além de oxigênio, as unidades também estão sem Bloqueadores neuromusculares e sedativos, necessários para a intubação dos pacientes. Além disso, diversos medicamentos, inclusive antibióticos também estariam em falta.

O PNB já encaminhou as denúncias para a SESAU. Até o momento não obtivemos respostas.

Nossa equipe também está encaminhando as denúncias  para o Conselho Municipal de Saúde
e Conselho Regional de Medicina.

 

Da Redação PNB por Yonara Santos

Violência: Juazeiro registrou mais uma tentativa e outro homicídio nessa segunda-feira (09)

0

A noite dessa segunda-feira (08) foi marcada pela violência no município de Juazeiro, no Norte da Bahia. Uma tentativa e um homicídio foram registrados na cidade.

De acordo com as informações, por volta das 20h, um jovem foi atingido por disparos de arma de fogo no bairro Alto da Aliança. A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrido e levado para uma unidade de saúde da região. O estado de saúde dele é estável.

Segundo testemunhas, o autor dos disparos estava em um carro e fugiu logo após o crime. O caso está sendo investigado.

Já por volta das 21h30, outro jovem, de prenome “Thiago”, também foi atingido por disparos de arma de fogo, no bairro Itaberaba. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

A Delegacia de Homicídios iniciou as investigações, mas até o momento não há informações sobre a autoria e nem sobre a motivação do crime.

Da Redação PNB

Facape vai debater Sustentabilidade em Seminário Acadêmico de Ciências Contábeis

0

A Faculdade de Petrolina-Facape realizará entre os dias 11 e 12 de Novembro, o 26º Seminário Acadêmico de Ciências Contábeis. O evento é totalmente gratuito e online, com abertura às 19h desta quinta-feira (11).

O 26º SEACON terá como tema : “Contabilidade Para a Sustentabilidade”. A palestra de abertura será da professora, contadora e doutoranda em Ciências Contábeis pela UnB – Universidade de Brasília, Luciana Moraes Sardeiro, abordando: “Contabilidade Verde, um caminho sem volta!”, com início às 19h30, tendo como debatedor professor mestre da Facape, Waldenir Britto.

A programação continua na sexta-feira(12), com uma Mesa Redonda com o tema: Uma Visão da Reforma Tributária, tento como debatedores o professor, contador e planejador tributário, Romério Pereira Galvão, pelo auditor fiscal, Wilson Rolim, o contador e advogado tributarista, Emanoel Silva Antunes, e o auditor fiscal, Sócrates Viera Donato. A mesa fará “Análises e Discussões Sobre as Propostas de Reforma Tributária em Andamento.”

“Debater sustentabilidade é um compromisso acadêmico porque nós formamos profissionais que estarão em empresas de diversos segmentos. Trazer esses profissionais renomados para uma discussão com os nossos estudantes é muito rico e fortalece a formação deles,” frisou o coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis da Facape, professor Agnaldo Batista.
O evento das 19h às 20h30 com transmissão pelo meet.

Ascom Facape

Petrolina disponibiliza 7 mil doses de vacina contra a COVID-19 sem agendamento

0

A Prefeitura de Petrolina continua avançando na campanha de vacinação contra o novo Coronavírus. A novidade é que, nesta semana, serão realizadas, por dia, 10 horas de vacinação. Através da Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas sete mil doses por demanda livre, ou seja, sem agendamento. Podem receber a vacina todas as pessoas que tenham idade a partir de 12 anos e que sejam residentes no município. A ação acontecerá de quarta (10) a sexta-feira (12), das 9h às 19h.

A vacinação vai acontecer no Centro de Convenções e no drive-thru da Avenida da Integração. Para receber a vacina, as pessoas precisam portar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para o público de 12 a 17 anos é necessário comparecer ao polo com os pais ou responsáveis.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o objetivo é acelerar, ainda mais, essa vacinação garantindo o acesso da vacina a todas as pessoas. “É importante que, quem ainda não tomou a primeira dose compareça a um desses polos e garanta essa imunização. Vale reforçar que, para vencer essa pandemia a imunização em massa é a principal estratégia”, frisou.

Dados

Em Petrolina, mais de 70% da população acima de 18 anos já está com o esquema vacinal completo. Até esta segunda-feira (8), foram aplicadas 428.407 doses do imunizante contra o novo Coronavírus. Deste total, 252.369 tomaram a primeira dose, 165.436 já estão com a segunda dose, 2.477 receberam a dose única e 8.525 já estão com a terceira dose.

 

Ascom

Cesta Básica: Pesquisa da Facape aponta café como vilão nos preços dos alimentos em 2021

0

A pesquisa mensal do custo da cesta básica realizada pela Faculdade de Petrolina – Facape, através do Colegiado de Economia, constatou que o café nosso de cada dia, acumula a maior alta entre todos os produtos.

“Isso se deu devido a baixa oferta do produto por causa da geada que ocorreu no final de julho, somado com a crise hídrica que causou problemas na oferta nacional e como os preços internacionais estão elevados, os preços acabaram subindo bastante,” explicou o Coordenador da Pesquisa da Cesta básica, João Ricardo Lima.

Durante o mês de outubro, a pesquisa indicou aumento de 5,41% no custo da cesta em Juazeiro e de 1,68% em Petrolina.Os resultados mostram que na cidade baiana, a cesta custa R$ 444,02 e em Petrolina, R$ 472,60.

Considerando os últimos 12 meses, em Juazeiro os alimentos acumulam alta de 15,94%, e em Petrolina, o acumulado é de 14,92%. Nas duas cidades, nos últimos 12 meses os vilões de aumento foram carne, arroz, farinha, banana, óleo de soja, feijão, leite e açúcar.

Outro produto que se destaca com seu aumento é o tomate, como resultado de um clima desfavorável para uma maturação mais rápida que fez cair a oferta e explica o aumento dos preços.

“O boletim é uma contribuição da Facape para a região, onde pode ser encontrado um conjunto de informações locais sobre uma variável econômica muito importante, que é preços dos alimentos que compõe a cesta básica. Estas informações ajudam as famílias a entenderem a realidade atual que vivemos e auxiliam a mostrar que existem alternativas para gastar menos, devido a grande variação dos preços,” frisou João Ricardo Lima.

Ascom Facape

Sobradinho: Vigilância Sanitária segue atuando no combate à Pandemia da Covid-19

0

 

 

A Vigilância Sanitária de Sobradinho vem diariamente trabalhando na fiscalização das escolas, comércios e espaços públicos do município. A fim de realizar orientações sobre cuidados sanitários necessários, os agentes estão percorrendo a sede e o interior do município para garantir o cumprimento das medidas restritivas em relação a Covid-19.

Através de visitas de inspeção, os agentes da Vigilância Sanitária, acompanhados da Policia Militar, atuam principalmente no cumprimento dos decretos municipais que determinam as normas restritivas de segurança sanitárias, com intuito de controlar a propagação do novo coronavírus e suas variantes.

“Sob a orientação do Prefeito Cleivynho Sampaio, toda a equipe de trabalhadores da Vigilância Sanitária vem atuando com esforço redobrado no combate ao coronavírus, bem como na fiscalização Do cumprimento dos decretos municipais. Orientamos a população a continuar tomando as medidas sanitárias de segurança, e os comerciantes a respeitarem os decretos, uma vez que, o descumprimento, além de gerar penalidades, colocam em risco à segurança de toda a comunidade”, esclareceu Edson Almeida, Coordenador da Vigilância Sanitária.

Ascom PMS

“Não nos deram sequer um prazo”: servidores da Saúde de Juazeiro reclamam de atraso salarial

0

De acordo com servidores da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que mantiveram contato com nossa redação, o órgão até o momento, não pagou os salários dos profissionais médicos e de enfermagem, referentes ao mês de outubro.

O órgão não atrasava os salários da categoria, “há 16 anos, pelo menos”, segundo os servidores.

“Não se registrava atraso no pagamento dos salários dos servidores da saúde, nas últimas gestões. Esta nova gestão, em menos de 11 meses, já descumpre a obrigação trabalhista, pois o último dia, por lei, para efetuar os pagamentos foi ontem, dia 8, por conta dos últimos feriados. Hoje já dia 9 e nós servidores, que temos nossas contas a pagar, estamos sem salários”, informou um profissional de saúde que pediu para não ser identificado.

Ainda de acordo com ele, a Secretaria de Saúde não deu um prazo para regularizar a situação e nem uma justificativa para o atraso.

“Procuramos a Sesau e não nos deram sequer um prazo”, relatou a fonte, que não soube informar se os servidores do setor administrativo também estão com os salários atrasados.

Encaminhamos a situação para a Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, o órgão informou que “aguarda o recebimento do repasse do governo federal para o pagamento dos salários” e que mesmo a verba sendo carimbada, ou seja, um recurso enviado para os municípios com fim específico, “houve um atraso”.

Redação PNB   

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta terça-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta terça-feira (09). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Tomate 1ª por R$ 115,00 a caixa com 26kg; Abacaxi por R$ 250,00 o cento; Acerola por R$ 35,00 a caixa com 20kg; Banana Pacovan 1ª por R$ 25,00 o cento e Goiaba por R$ 40,00 a caixa com 20.

Veja a cotação completa

1636468646314_COTAÇÃO 09-11-2021

Welington Alves – Ascom AMA

Covid-19: Petrolina confirma 214 novos casos

0

O boletim epidemiológico dessa segunda-feira(8) registra que dos 25 leitos disponíveis, 12 estão ocupados com pacientes, sendo seis de Petrolina e seis de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 48% no município.

O boletim traz ainda a atualização de novos casos registrados nas testagens feitas durante fim de semana em Petrolina, no entanto, os dados foram contabilizados nessa segunda-feira (8).Assim, foram registrados 214 novos casos. Dos casos positivos 87 são do sexo masculino, com idades de três meses a 79 anos, e 127 do sexo feminino, com idades de um dia de vida a 89 anos. Dos resultados, 200 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e 14 por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 33.758 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 32.174 já estão recuperadas, isso representa 95,3% de cura clínica.

Não há registro de óbitos, o município permanece com 573 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 589 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

Casos por raça/cor: 11 pessoas se declararam pretas; 152 pardas; quatro amarelas; 35 brancas e 12 optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 144.980 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.011 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Ascom Sesau