Arquivos anuais: 2021

Exclusivo: Juazeiro perde mais 10 leitos de UTI Covid

0

O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, perdeu mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva destinados para pacientes com Covid-19. Os leitos funcionavam no Hospital Regional, que agora não conta mais com ala para atendimento exclusivo de casos da doença.

De acordo com o Núcleo Regional de Saúde-Norte, a decisão do fechamento dos leitos foi determinada pela Secretaria de Saúde do Estado. O coordenador do NRS-NORTE, Pedro Alcântara, explicou ao PNB que os leitos de UTI Covid do HRJ foram convertidos em UTI geral desde sábado (06).

Ainda de acordo com as informações, os leitos podem ser reabertos, caso haja um aumento na demanda. Em agosto deste ano, o HRJ já havia fechado outros 10 leitos de UTI Covid.

Atualmente, Juazeiro conta apenas com 10 leitos de UTI Covid no Hospital Promatre. Os leitos fazem parte da Rede Interestadual de Saúde PEBA, que destina ainda 10 leite de UTI no Hospital São Pedro, em Remanso, para os municípios atendidos pelo NRS-NORTE, que tem Juazeiro como sede.

De acordo com um monitoramento feito na nesta manhã pela Central de Regulação Interestadual de Leitos, cinco leitos de UTI Covid do Hospital Promatre estão ocupados. Já no Hospital São Pedro, nove pacientes estão internados.

 

Da Redação PNB Por Yonara Santos

Facape firma parceria com o CCZ de Petrolina para castrar e vacinar animais que vivem no Campus e estimular a adoção

0

Nesta segunda-feira (8), o presidente da Faculdade de Petrolina – Facape, Antonio Habib, se reuniu com o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina,  Kahel Neves. A Facape firmou parceria com o órgão para vacinar contra raiva os animais que circulam dentro e no entorno do Campus.

A Facape tem bebedouros e comedouros para cães e gatos que vivem na instituição. A ideia é fazer o controle populacional em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.

“A Facape se preocupa com esses animais que vivem em situação de rua. Esses cuidados, de vacinação e castração são passos para que esses bichinhos encontrem uma família,” destacou o Presidente Facape, Antonio Habib.

“Nossa ação será capturar, vacinar e castrar os animais fazendo o pós-cirúrgico no Centro de Zoonoses e estimular a adoção. A gente tem parceiros e os estudantes da Facape também auxiliam na adoção desses animais,” ressaltou o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses,  Kahel Neves.

O castra móvel da Prefeitura ficará no Campus da Facape nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Serão capturados animais da instituição e na vizinhança, como no Campus da Universidade de Pernambuco – UPE.

Castramóvel

O programa da Prefeitura de Petrolina faz castração de animais na unidade móvel. Para a realização dos procedimentos, dois médicos veterinários atuam na unidade, que tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana.

 

Ascom Facape

Juazeiro recebe hoje 7.357 novas doses de vacinas contra a Covid-19

0
Mulher segura frasco rotulado como de vacina contra Covid-19 em frente a logo da Pfizer em foto de ilustração 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, receberá nesta terça-feira (09) 7.357 novas doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, a entrega dos imunizantes para a Secretaria de Saúde do município será feita às 11h.

Todas as doses são do imunizante Pfizer, sendo 3.192 para a primeira aplicação dos adolescentes de 12 a 17 anos, 2.118 para a segunda dose, e 2.046 para a dose de reforço.

Ao todo, o NRS-NORTE vai distribuir 19.416 para os municípios da sua abrangência. A entrega para as demais Secretarias de Saúde será feita nessa quarta-feira (10).

Veja a quantidade de doses que serão distribuídas para cada município:

 

Da Redação PNB

Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial

0
Auxílio emergencial 2021

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em maio podem sacar, a partir de hoje (9), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 23 de outubro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio foi pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa fosse inferior a meio salário mínimo. O beneficiário precisava ter sido considerado elegível até dezembro de 2020, pois não houve nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continuou valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Agência Brasil

Prorrogadas inscrições do Festival Edésio Santos da Canção até sexta-feira (12)

0

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (08) o aditivo que prorroga as inscrições do Festival Nacional Edésio Santos da Canção até o dia 12 de novembro.

Com o tema, ‘O Mundo Canta Juazeiro’, o evento será uma grande celebração da Música Popular Brasileira e vai acontecer de 9 a 11 de dezembro, em Juazeiro, norte da Bahia.

Os compositores podem inscrever canções inéditas e originais, de todos os gêneros e estilos da Música Popular Brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online, através do endereço eletrônico https://www6.juazeiro.ba.gov.br/festival e cada candidato pode submeter até duas músicas, sendo que apenas uma será selecionada.

Entre as canções inscritas, o corpo de jurados selecionará 24 músicas, que serão apresentadas nas eliminatórias do Festival, nos dias 9 e 10 de dezembro. Mais informações sobre inscrições no edital do concurso, disponível no Diário Oficial do Município (http://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/2V3lJlNe), ou através do telefone: (74) 3613-0654.

Premiação 

Entre as 12 canções escolhidas para a fase final, que acontecerá no dia 11 de dezembro, as três primeiras músicas colocadas, melhor intérprete, melhor canção local e o vencedor do Júri Popular receberão as seguintes premiações: 1º lugar, R$ 10,5 mil; 2º lugar, 8,5 mil; 3º lugar, R$ 6,5 mil; Melhor Música Local, R$ 4 mil; Melhor Intérprete, R$ 3,5 mil, Prêmio do Júri Popular, R$ 2,5 mil.

 

Ascom Seculte

Morre aos 87 anos Iris Rezende, governador de Goiás em dois mandatos

0

Governador de Goiás em dois mandatos (1983-1986 e 1991-1994) e político histórico, Iris Rezende (MDB) morreu no início da madrugada desta terça-feira (9), aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do político.

Ele estava em tratamento contra um AVC (Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde o dia 6 de agosto. No sábado (6) foi intubado por causa de uma infecção. Rezende foi transferido de Goiânia para a capital paulista para ser tratado com a cardiologista intensivista Ludhmila Hajjar.

O corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17h desta terça.

Advogado e agropecuarista, Rezende nasceu em Cristianópolis, cidade de três mil habitantes ao lado da capital goiana e terra natal também da cantora Marília Mendonça, morta aos 26 anos em acidente de avião na sexta-feira (5). Começou a carreira política como vereador de Goiânia, em 1959. Foi prefeito da capital de 1966 a 1969, quando foi cassado, de 2005 a 2010 (dois mandatos) e de 2016 a 2020.

Além de governador de Goiás, foi senador, deputado estadual, além de ter sido ministro nos governos Sarney (Agricultura) e Fernando Henrique Cardoso (Justiça).

Na juventude, foi líder estudantil e presidente do Grêmio Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas, Goiânia.

Rezende deixa a mulher, Iris Araújo Rezende, e os filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), decretou luto oficial pela morte do medebista. “Deixou um dos maiores legados na política do Brasil”, disse. “Deixou escola, fez muitos discípulos, tem uma multidão de apaixonados que hoje sentem, choram a sua partida”.

Da Redação PNB

 

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

0
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem ter o benefício suspenso até a próxima quinta-feira (11). Eles foram convocados pela operação pente-fino do órgão para fazerem perícia médica a fim de verificar possíveis irregularidades.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Segundo o órgão, até agora somente 10.397 marcaram o exame, com 85.191 passíveis de perderem o auxílio de incapacidade temporária.

A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União. Desde julho, o órgão está enviando cartas a 170 mil segurados. As perícias começaram em agosto. Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para agendar o procedimento.

De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não marcaram a perícia médica.

O exame pode ser marcado de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, pela central de atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deve levar os seguintes documentos no dia da perícia: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional de doenças) e a descrição da doença.

Agência Brasil

Prefeitura de Sobradinho participa do lançamento da Agenda LÌDER Sertão do Francisco

0

 

No último dia 04 de novembro a Prefeitura de Sobradinho participou do lançamento oficial da Agenda LIDER Sertão do São Francisco Baiano – 2030. O evento organizado pelos líderes sob iniciativa do SEBRAE aconteceu no Grande Hotel de Juazeiro, e contou com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

De acordo com o SEBRAE, a Agenda LÍDER Sertão do São Francisco Baiano – 2030 foi desenvolvida com a participação de lideranças locais dos municípios e tem como objetivo estabelecer uma visão de futuro para a região que abrange ações de desenvolvimento social e econômico a serem realizadas nos próximos oito anos.

A Secretária de Educação de Sobradinho e líder da agenda, Dulcilene Kestering, falou da relevância da Agenda de Desenvolvimento Regional para o Território Sertão do São Francisco.

“Fazer parte desta construção, remete-me a reconhecer que foram horas em tempos e contextos significativos e de compromisso com o Território Sertão do São Francisco. Os líderes dos municípios são completos de senso de pertencimento. Sinto-me honrada em fazer parte desta construção juntamente com outras lideranças que compõem os 9 territórios participantes deste encontro. Levarei ao Prefeito Cleivynho Sampaio esta agenda junto às autoridades de Sobradinho, presentes no ato. Sendo assim, o trabalho continua com foco para a fundação da agência a qual unirá os municípios em torno do cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Regional, ” declarou a secretária

Representando a gestão municipal também participaram do evento de lançamento, o Chefe de Gabinete, Joselito Macedo, o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jarques Canturil, e os Secretários Municipais Patrick de Lima Carvalho e Luciano Berti.

Os Líderes da Agenda de Desenvolvimento Regional e a coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho, Qliane Martins participam desde 2019 da construção desta ideia junto a outros líderes do Território Sertão do São Francisco.

Além de Sobradinho, participaram do ato de lançamento representantes dos outros 9 municípios do território:  Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Juazeiro, Pilão Arcado, Sento-Sé, Canudos e Uauá.

Ascom PMS

Realização do Festival Sabores de Juazeiro marca o apogeu da culinária sanfranciscana

0

Trinta e três dias após o lançamento oficial, o Sebrae, com a participação da Prefeitura Municipal, Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem e Alimentação do Município de Juazeiro (SINDHERJ), e apoio do aplicativo pede.ai, promoveu, na última quinta-feira (5), o encerramento da primeira edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro e comemorou os resultados positivos do maior evento da culinária sanfranciscana, que ganhou, oficialmente, um lugar no calendário de eventos do município a cada mês de outubro.

Ao som dos tambores do Samba de Véio do Rodeadouro e do violão melódico de Maurício Dias, tendo como cenário a poética e inspiradora Vila Bossa Nova, às margens do Rio São Francisco, considerado espaço nobre de entretenimento da cidade, foram divulgados os cinco destaques e os quatro vencedores do festival gastronômico, entre os 101 pratos da culinária local de 45 concorrentes inscritos.

Os chefs e influenciadores Paula Teotônia e Leandro Nascimento, embaixadores do festival, coordenaram os trabalhos de avaliação dos produtos da culinária local, com base nos critérios de criatividade, inovação, superação, engajamento e resultados em vendas, que foram transformados em notas, e definiram as escolhas dos cinco destaques.

Para a escolha dos vencedores das quatro categorias concorrentes, além dos critérios mencionados, foram acrescentados: sabor, originalidade, apresentação, qualidade do serviço, e a votação do cliente feita no aplicativo na ocasião do pedido.

Vencedores

Destaques: Café Cremoso Artesanal, 13 Burguer, O Rei do Caldo, Nordestina Delivery e Dog Gourmet do Vale.

Pratos vencedores:

Categoria Sobremesa: Bonna Juá, da confeitaria Nane Bolos Caseiros;

Categoria Lanches: Yakuza, da lanchonete Portão Burguer;

Categoria Comida de Boteco: Buchada Nordestina, da Cantina do Ney;

Categoria Prato Principal: Nego D’água, do Restaurante Rio Center.

Agência Sebrae de Notícias Bahia