Arquivos anuais: 2021

Prefeitura de Sobradinho realiza dedetização e sanitização contra Coronavírus em todas as escolas municipais da sede e interior

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através Secretaria de Educação, iniciou a dedetização e sanitização contra o coronavírus nas escolas municipais. A ação, que acontece entre os dias 06 e 09 de novembro, faz parte das políticas públicas educacionais de cuidado com a saúde do escolar e servidor.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais os cuidados com a segurança sanitária das escolas municipais, a SME contratou, através de licitação, os serviços especializados de sanitização ambiental. Em virtude da necessidade de garantir o direito à educação a todos os estudantes, as salas de aula foram os primeiros ambientes a receber a desinfecção.

“A gestão do prefeito Cleivynho tem compromisso com a vida e a educação das crianças e adolescentes do Sistema Municipal de Ensino. Por isso, preocupamo-nos com a sanitização das dezenas de salas aulas e espaços escolares das nossas instituições. É preciso que toda a comunidade entenda que o lugar da criança é na escola, para que não haja  perdas de aprendizagem, e hoje o lugar mais seguro para ela, é no espaço escolar. Trabalhamos com o compromisso de dar essa segurança para nosso corpo docente, estudantes e trabalhadores da educação. Contamos ainda com o apoio das famílias que em casa também precisam cuidar e orientar os filhos a fim de que todos mantenham as regras de segurança sanitária”, esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

Salas, corredores, cantinas, entre demais espaços foram 100% sanitizados e receberam a dedetização, realizada por profissionais especializados e com produtos registrados no Ministério da Saúde.

A sanitização seguiu um processo de desinfecção e redução de agentes causadores de infecções, alergias, agentes patógenos que podem causar não somente a covid-19, como também outras doenças respiratórias, a exemplo de bronquite, asma e rinite. Ao ser aplicado, o produto cria uma camada protetora que age impedindo a proliferação e matando fungos e bactérias daquele ambiente.

Ascom PMS

Secretário da cultura veta exigência passaporte sanitário em projetos da Lei Rouanet

0

Nesta segunda-feira (8), o Secretário de Cultura do Governo Bolsonaro, Mário Frias, vetou  a exigência do comprovante de imunização contra a Covid-19, em projetos financiados pela Lei Rouanet. Com isso, o Passaporte da Vacina não poderá ser requerido durante a produção e realização de filmes e peças teatrais, por exemplo.

“Fica vedado pelo proponente a exigência de passaporte sanitário para a execução ou participação de evento cultural a ser realizado, sob pena de reprovação do projeto cultural e multa”, afirma o trecho do texto.

Frias usou as redes sociais para defender a medida. “A proibição do famigerado passaporte de vacinação, nos projetos da Lei Rouanet, visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”, escreveu no Twitter.

”Os projetos culturais que comprovarem a adoção dos protocolos de medidas de segurança, para prevenir a Covid-19, tais como, aferição de temperatura, exame de testagem para a Covid e uso de materiais de higiene, terão prioridade na análise de homologação de admissibilidade”, destaca a portaria.

Da Redação PNB

Covid-19: Juazeiro realiza vacinação de dose de reforço nesta terça-feira (9)

0

Devido ao desabastecimento de primeira e segunda doses, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta terça-feira (9) a vacinação da dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19. A vacina é destinada a idosos, residentes em Juazeiro, com 60 anos ou mais e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 6 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação deste público será na Univasf, a partir das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

O município aguarda o recebimento de novas remessas para avançar na imunização da primeira e segunda doses.

Ascom/ Sesau 

Bahia registra 245 novos casos de Covid-19 e mais 8 óbitos pela doença; Ocupação de leitos de UTI adulto atinge 34%

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 245 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 273 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (8) também registra 8 óbitos. Dos 1.249.100 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.219.534 já são considerados recuperados, 2.439 encontram-se ativos e 27.127 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.587.824 casos descartados e 245.097 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.371 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 10.746.733 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,4% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Taxa de Ocupação

A Bahia registrou, nesta segunda-feira (8), uma taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 de adultos de 34%. Já na UTI pediátrica, do total de leitos disponíveis, 62% estão ocupados, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).  O Estado registrou ainda uma taxa de ocupação dos leitos clínicos pediátrico e adulto de 43% e 20%, respectivamente.

Da Redação PNB, com informações Secom

Alegando ser vítima de ofensas e ameaças, servidor da Prefeitura de Juazeiro, autor do vídeo com comentário homofóbico se manifesta sobre declarações

1

 

O autor do vídeo que viralizou na internet, com uma fala homofóbica e também citando mototaxista que está” passando fome”, o contratado da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Humberto de Gois Santiago, mais conhecido como “Lelego”, entrou em contato com nossa redação para se manifestar sobre a gravação.

“Venho a público esclarecer a sociedade juazeirense que eu Lelego, junto com outros funcionários da gestão atual estamos sendo constantemente ofendidos, agredidos, ameaçados e constrangidos nos grupos de WhatsApp pela cidade. Essas agressões gratuitas, desnecessárias e desumanas que vem ocorrendo desde outubro 2020 vem trazendo um grande constrangimento perante toda sociedade e afetando inclusive o meu emocional, uma vez que são constantes esses ataques e ameaças a minha pessoa. Tais ações fizeram com que fizesse nesta semana um vídeo que falava de modo especifico sobre duas pessoas responsáveis por toda essa injustiça. Por este motivo venho pedir desculpas sinceras aqueles que fazem parte da chamada minoria e que me conhecem e sabem do meu proceder. A essas meu carinho e reconhecimento, mas aos meus agressores que tentam a todo custo manchar minha imagem, peço que busquem trabalhar sem ofensas e agressões. Esse é meu apelo,” declarou Carlos Humberto.

O vídeo foi compartilhado em um grupo de WhatsApp neste domingo (7), pelo Superintendente de Cultura do município de Juazeiro, Junior Mota.

Sem citar nomes, e dando gargalhadas, Lelego diz “É tudo inveja, meu amigo, Jr Mota. Só não sou rico, mas vivo muito bem. Melhor que um viado que dá … e do que o mototaxi que acho que deve tá desesperado, passando fome. Mandar uma cesta basicazinha pra ele”.

Da Redação PNB

Revogada prisão do deputado Daniel Silveira; parlamentar está proibido de usar redes sociais

0

Nesta segunda-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), detido por ameaçar ministros do STF em vídeo divulgado no início deste ano.

Moraes estabeleceu duas medidas cautelares que precisam ser adotadas em substituição à prisão. Segundo o G1, a primeira é que Silveira não poderá contatar outros investigados no Inquérito das Fake News e no inquérito que investiga atos contra a democracia – à exceção dos outros deputados federais citados nessas apurações.

O parlamentar está proibido de “frequentar toda e qualquer rede social […] em nome próprio ou ainda por intermédio de sua assessoria de imprensa ou de comunicação e de qualquer outra pessoa, física ou jurídica, que fale ou se expresse e se comunique (mesmo com o uso de símbolos, sinais e fotografias) em seu nome, direta ou indiretamente, de modo a dar a entender esteja falando em seu nome ou com o seu conhecimento, mesmo tácito”.

“Destaco que o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”, avisou Moraes.

Silveira voltou a ser preso, no fim de junho, após desrespeitar o uso de tornozeleira eletrônica por cerca de 30 vezes. A nova ordem de prisão foi a pedido da Procuradoria-Geral da República.

Já a primeira ordem de prisão do deputado foi expedida em fevereiro, mas, em março, Silveira foi autorizado a cumprir prisão domiciliar.

Da Redação PNB

“Homofobia é crime”: Cores Movimento de Defesa e Cidadania e Orgulho LGBT+ repudia fala homofóbica de servidor público da Prefeitura de Juazeiro e critica posicionamento da gestão municipal

0

 

Após tomar conhecimento de um vídeo que viralizou na internet, com uma fala homofóbica e também citando mototaxista que está” passando fome”, a Cores Movimento de Defesa e Cidadania e Orgulho LGBT+ se manifestou em uma nota de repúdio.

O autor do vídeo é o contratado da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Humberto de Gois Santiago, mais conhecido como “Lelego”. O vídeo foi compartilhado em um grupo de WhatsApp neste domingo (7), pelo Superintendente de Cultura do município de Juazeiro, Junior Mota.

Sem citar nomes, e dando gargalhadas, Lelego diz “É tudo inveja, meu amigo, Jr Mota. Só não sou rico, mas vivo muito bem. Melhor que um viado que dá … e do que o mototaxi que acho que deve tá desesperado, passando fome. Mandar uma cesta basicazinha pra ele”.

A Cores Movimento de Defesa e Cidadania e Orgulho LGBT+ repudiou o comportamento do servidor público, que “profere injurias e palavras ofensivas à população LGBTQIA+”. A entidade também repudiou a nota emitida pela Prefeitura de Juazeiro “que diz que a fala lgbtfóbica e racista proferida pelo servidor não diz respeito ao governo, pois foi não foi dita dentro de nenhuma repartição pública”.

“Vale lembrar, que o servidor público tem comprometimento com toda população de uma cidade, dentro ou fora das instalações de uma prefeitura ou qualquer outro ambiente público, também reforçamos que respeito é bom e todo mundo gosta independente de classe social, condição sexual, identidade de gênero, religião e etc”.

Confira nota na íntegra

“A Cores Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBT+, é uma instituição fundada formalmente há 1 ano e 11 meses, trata-se de um grupo de articulação política do movimento LGBTQIA+ que atua na luta contra o preconceito e a discriminação, através da conscientização política e da promoção dos direitos humanos, bem como da cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e mais, além da comunidade onde atua, sem distinções religiosas, étnicas raciais, ideológicas, de gênero, orientação sexual, de faixas etárias ou partidárias. Atuamos de maneira voluntária, sem nenhum apoio governamental ou político, oferecendo a população atendimento jurídico, psicológico, social e cultural, através de parcerias também voluntarias. Também formar politicamente a população para enfrentar as diversas formas de preconceitos existentes na sociedade, de modo a reconhecer a pessoa LGBTQIA+ como sujeito de direito social, civil e humano em nossa sociedade para contribuir na democratização do Estado e da sociedade e a promoção da equidade de gênero, sexualidade e direitos humanos, através de processos sócio-educativos e da produção de conhecimentos.

Viemos através dessa nota repudiar, a fala do servidor público da Prefeitura de Juazeiro-Bahia, o senhor Carlos Santiago, popularmente conhecido como Lelego, que em um vídeo divulgado em um grupo de whatsApp, o mesmo profere injurias e palavras ofensivas à população LGBTQIA+, aproveitamos também para repudiar a nota emitida pela PMJ que diz que a fala lgbtfóbica e racista proferida pelo servidor não diz respeito ao governo, pois foi não foi dita dentro de nenhuma repartição pública. Vale lembrar, que o servidor público tem comprometimento com toda população de uma cidade, dentro ou fora das instalações de uma prefeitura ou qualquer outro ambiente público, também reforçamos que respeito é bom e todo mundo gosta independente de classe social, condição sexual, identidade de gênero, religião e etc.

Homofobia é crime prevista na Lei de Racismo (7716/89), e a Cores irá tomar as medidas cabíveis no que tange a defesa da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e mais. Informamos também que no último dia 29/10, o STF decidiu que se torna imprescritível o crime de injuria racial (art,140 § 3 do Código Penal), que contempla assim a população LGBTQIA+, tornando a LGBTfobia como um crime imprescritível”.

Da Redação PNB

“A prefeita deveria demitir esse sujeito”: em vídeo, servidor da Prefeitura de Juazeiro ataca comunidade LGBTQIA+ e, sem nominar, diz que mototaxista “está passando fome”; o comportamento gerou indignação

0

 

Um vídeo que viralizou na internet, com uma fala homofóbica e também citando mototaxista que está” passando fome”, vem gerando grande indignação, em Juazeiro. O PNB recebeu dezenas de cópias da gravação, com protestos contra o autor, o contratado da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Humberto de Gois Santiago, mais conhecido como “Lelego”.

O vídeo foi compartilhado em um grupo de Whats App neste domingo (7), pelo Superintendente de Cultura do município de Juazeiro, Junior Mota.

Sem citar nomes, e dando gargalhadas, Lelego diz “É tudo inveja, meu amigo, Jr Mota. Só não sou rico, mas vivo muito bem. Melhor que um viado que dá … e do que o mototaxi que acho que deve tá desesperado, passando fome. Mandar uma cesta basicazinha pra ele”.

Um mototaxista, em contato com nossa redação repudiou o comentário e pediu respeito para a categoria.

“Ele generalizou. A categoria repudia esse comentário deste cidadão que citou que nós, mototaxistas, pais de família, que damos o nosso melhor, arriscando nossa vida pra prestar o serviço na cidade, estamos passando fome. Falta de respeito. Somos trabalhadores dignos, diferentes de uma gestão que tem representantes que não sabem o que fazem, nem o que dizem e ficam menosprezando uma classe digna de respeito. Aí vem um cidadão deste e faz um comentário desrespeitoso. Ele atingiu toda categoria. Pedimos a gestão de Suzana Ramos e seus colaboradores que nos respeitem. Nós contribuímos com o município e o município nem retribui”, desabafou o profissional, que pediu para não ser identificado.

“A Prefeita Suzana Ramos deveria demitir esse sujeito. Merece todo mundo ir pra porta da prefeitura pedir a cabeça dele, para ele aprender a respeitar o ser humano”, disse outro profissional.

“Olha o nível de quem está sendo pago com o dinheiro do contribuinte de Juazeiro. Olha a qualidade de um membro do governo municipal. A prefeita não tem culpa, eu sei. Mas deve tomar uma atitude com este empregado do povo, dos viados e dos mototaxistas também. Fora Lelego, um homem baixo, desqualificado e cheio de ódio”, desabafou o leitor do PNB Antônio Cruz.

Nós procuramos a Associação dos Mototaxistas de Juazeiro, e a entidade  informou que não vai se manifestar, pois se trata de um “fato isolado”, uma briga de Whats App, uma briga política”.

Em junho deste ano o PNB publicou matéria sobre um suposto esquema de criação de perfis falsos para favorecer a Prefeita Suzana Ramos, na época da campanha, e o nome do “Lelego” aparece entre os acusados de participar da ação.

Em uma das gravações de conversas telefônicas, a que tivemos acesso, os interlocutores falam dos perfis falsos de Francisco Sobral e Francisca Sobral, responsáveis por diversos ataques à honra de pessoas, durante a campanha eleitoral. Em uma das conversas, entre um homem identificado como Felipe Bezerra e Leandro City, à época, foragido da justiça, eles falam sobre o perfil Francisca Sobral, supostamente administrado por um homem conhecido como “Lelêgo”.

Reveja

Juazeiro: após condenado por estupro de vulnerável se entregar à Polícia, aparecem acusações de participação em esquema de criação de perfis falsos para favorecer a Prefeita Suzana Ramos

Da Redação PNB

Covid-19: Juazeiro registra 1 óbito e 21 novos casos nesta segunda-feira (8); taxa de ocupação é de 80%

0

Juazeiro confirmou 21 novos casos da Covid-19 nesta segunda-feira (8). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Foi registrado 01 óbito, de um homem de 68 anos, ocorrido no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). O município contabiliza com 384 mortes provocadas por complicações da doença.

De acordo com o levantamento, 18.792 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.240 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.680. Juazeiro tem 168 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.288 testes rápidos pela prefeitura e 3.822 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 46%, com 62 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 80% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis.

 

Ascom Sesau