Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Prefeitura de Petrolina abre vagas para agendamento de segunda e terceira dose nesta quinta-feira

0

A Prefeitura de Petrolina informa que nesta quinta-feira (4), às 16h, será liberado na plataforma, vacina.petrolina.pe.gov.br/, o agendamento para segunda dose da vacina contra a Covid-19. Serão disponibilizadas vagas para os três imunizantes disponíveis no município: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Vão ser oferecidas também vagas para a terceira dose que, neste momento, irão contemplar idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com doenças imunossupressoras.

As marcações da segunda dose precisam acontecer de acordo com a data aprazada no cartão de vacina. A plataforma proporciona a escolha do dia, horário e local ao qual deseja completar o esquema vacinal. Já para tomar a terceira dose os idosos e profissionais da saúde precisam ter tomado a segunda dose há 6 meses. O público com 60 anos ou mais que não quiser agendar na plataforma, pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para agendar e tomar a dose de reforço no próprio posto de saúde. As pessoas com doenças imunossupressoras devem ter tomado a terceira dose com no mínimo 28 dias, e é necessário fazer o agendamento na plataforma.

A imunização acontece a partir desta sexta-feira (5), das 9h às 17h, e segue até a próxima quinta-feira (11). Para a população da zona rural, que recebeu a primeira dose na comunidade, não é necessário agendamento. As equipes volantes retornarão para completar o ciclo vacinal.

Para receber a vacina, é necessário chegar no horário agendado e levar documento de identificação com foto e cartão de vacina. Em caso de perda do cartão, é preciso levar também o Boletim de Ocorrência. De acordo com a Secretaria de Saúde, o agendamento será aberto semanalmente de forma contínua. Assim, à medida que for chegando a data da segunda dose no cartão, as pessoas já podem entrar no site e fazer o agendamento.

Débora Sousa – Ascom Sesau

Desemprego: pelas ruas de Juazeiro, homem apela: “Preciso Trabalhar”

0

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Juazeiro, no Norte da Bahia, é o segundo município do Estado que mais gerou empregos. Com 16.438 admissões e de 9.250 desligamentos, o saldo positivo foi de 7.188 no acumulado do ano.

O município de Juazeiro não atualizou estes números, após o Caged revisar os dados e vagas criadas no Brasil, conforme divulgado na noite desta quarta-feira (3). A revisão de dados de demissões fez o saldo de criação de empregos formais no país cair pela metade em 2020.

Os dados do Caged, em Juazeiro, no entanto, contrastam com a realidade de muitos juazeirenses, que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Uma cena registrada na tarde dessa quarta-feira (03), chamou atenção de quem passava pelo centro da cidade. Com um cartaz feito de papelão, um homem pede um trabalho e ajuda para comprar fralda e leite.

“Essa foto do sinal da rua do Paraíso, bairro Santo Antônio, é uma triste realidade de Juazeiro e de um governo municipal ligado ao governo Bolsonaro. O desemprego só aumenta, e ambos poderes nada fazem”, criticou um leitor que enviou a imagem ao PNB.

Revisão de dados pelo Caged  

A revisão de dados de demissões fez o saldo de criação de empregos formais no Brasil cair pela metade em 2020. Pelas novas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertas 75.883 vagas no ano passado, queda de 46,8% em relação ao dado anterior de 142.690 vagas.

O indicador mede a diferença entre contratações e dispensas com carteira assinada. Inicialmente, o Caged apontava que haviam ocorrido 15.166.221 admissões e 15.023.531 desligamentos no ano passado. Com as revisões, o número de contratações subiu 1,8%, para 15.361.234. As demissões aumentaram 2,2%, para 15.437.117.

Responsável pelo Caged desde a recriação da pasta, em julho, o Ministério do Trabalho e Previdência atribuiu a redução do saldo ao envio de declarações fora do prazo, em meio ao início da pandemia de covid-19 e a adaptação para o novo modelo de declaração eletrônica.

Novo eSocial

Até 2019, as contratações e as demissões eram informadas manualmente. Em janeiro de 2020, o processo passou a ser realizado de forma eletrônica, por meio da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Em março de 2020, pouco depois do início da pandemia de covid-19, o Ministério da Economia, na época responsável pelo eSocial e do Caged, suspendeu a divulgação das estatísticas por dois meses . Na ocasião, a pasta alegou que, durante o processo de adaptação ao novo sistema, diversas declarações de demissões foram preenchidas de forma errada e que o processo de retificação foi comprometido pela pandemia.

Até aquele momento, apenas os dados do Caged de dezembro de 2019 haviam sido divulgados. Os números só voltaram a ser apresentados no fim de maio de 2020, com os dados de janeiro a abril do mesmo ano e uma nova metodologia que passou a incluir trabalhadores temporários e bolsistas, impossibilitando a comparação com o Caged de anos anteriores.

Justificativa

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência, informou que, mesmo com a revisão dos dados, 2020 continuou a registrar criação de empregos formais. “Ressaltamos que, mesmo com a mencionada revisão, o saldo do Caged de 2020 se mantém positivo, em que pese o pior momento da pandemia da covid-19”, destacou a pasta. Segundo o ministério, o prazo para ajustes dos dados do ano passado acaba no fim de 2021.

“A entrada de dados fora do prazo acontece quando as empresas declaram as informações de admissão e demissão após a competência em que a movimentação se realizou. A possibilidade de realizar esse tipo de declaração já existia no antigo Caged, havendo uma ocorrência um pouco maior neste momento devido ao processo de transição para a declaração via eSocial, que ocorreu para um número significativo de empresas ao longo de 2021”, acrescentou o Ministério do Trabalho e Previdência (Agência Brasil)

Da Redação PNB

 

 

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

0
Saque do auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem sacar, a partir de hoje (4), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 22 de outubro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio foi pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa fosse inferior a meio salário mínimo. O beneficiário precisava ter sido considerado elegível até dezembro de 2020, pois não houve nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continuou valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

 

Agência Brasil

Aplb mostra preocupação com o retorno às aulas presenciais após casos confirmados de Covid 19 em escolas estaduais de Juazeiro e região 

0

 

 

A rede estadual de ensino da Bahia teve retorno presencial das aulas no dia 18 de Outubro sob forte resistência da Associação dos Professores Licenciados (APLB). Passados 17 dias após o início das aulas, cinco escolas de Juazeiro (Colégio Estadual Rui Barbosa, Colégio Modelo, Pedro Moreira Rêgo, CETEP e Artur Oliveira), duas em Sobradinho (Escola Modelo Jorge Khoury e a Vila São Joaquim) e uma em Pilão Arcado (Escola Estadual Sofia Mascarenhas), apresentaram casos confirmados de Covid 19 entre alunos e funcionários.

São cerca de 900 mil alunos de volta ao convívio escolar sem que todos estejam devidamente imunizados com as vacinas e muitas unidades escolares do estado não têm estrutura suficiente para cumprir as medidas sanitárias. Com as confirmações da doença nas escolas da Região Norte da Bahia, a APLB Sindicato em Juazeiro faz o alerta e reforça a necessidade de que as aulas voltem ao sistema anterior, como forma de proteção à vida.

“O risco ainda é muito grande. Nós sempre alertamos a todos que o momento ainda não era propício para o retorno às aulas presenciais. O vírus continua circulando e nem todas as pessoas foram imunizadas 100%. Essas escolas fechadas acendem o alerta que já foi dado pela APLB antes que acontecesse. E o que precisamos enfatizar é que os leitos na região estão com 100% de ocupação. Em Sobradinho tem vários casos acontecendo. Precisamos alertar as autoridades porque nesse momento, sem leitos, se retornar os casos graves não teremos onde acomodar alunos e funcionários. O importante nesse momento é a preservação da vida”, ressalta preocupado, o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.

Ascom- APLB 

“Em nenhum momento Suzana Ramos nos recebeu para tratar da situação”: Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde segue com paralisação

0

Em entrevista ao programa Preto no Branco transmitida na manhã desta quarta-feira (04), na rádio Transrio 99 FM, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (SINTRAB/SAÚDE), Telma Marineide, afirmou que a paralisação das atividades segue até amanhã (05).

Os servidores públicos, que cobram o cumprimento das decisões judiciais acerca do enquadramento e respeito a Lei 1.520/97, que trata do Plano de Cargos e Carreira, ameaçam entrar em greve.

Telma reclamou ainda da dificuldade de construir um diálogo com a gestão municipal. “Em nenhum momento Suzana Ramos nós recebeu para tratar da situação.”, afirmou.

O SINTRAB enviou um documento à Prefeita Suzana Ramos, ao secretário de Saúde, Fernando Costa, e ao procurador, Thiago Cordeiro, solicitando que a administração municipal atenda a decisão judicial sobre a Lei 1.520/97″, “em respeito as garantias constitucionais”.

Telma acrescentou ainda que os advogados dos Sindicato já estão procurando a justiça.

“Nós buscamos agora ação e principalmente que as determinações da justiça sejam cumpridas”, declarou.

O PNB está em contato com o juíz José Góis para pedir esclarecimentos sobre a situação.

 

Da Redação PNB

Mesmo com apelo de Rui Costa, maioria da bancada baiana vota a favor da PEC dos Precatórios

0

O pedido do governador Rui Costa (PT) para que a bancada baiana na Câmara Federal votasse contra a PEC dos Precatórios não surtiu muito efeito. A maior parte da base que apoia o governador votou a favor da medida.

O texto-base do projeto foi aprovado na madrugada desta quinta-feira (4) em votação apertada. Dos 308 votos necessários para passar no primeiro turno a proposta obteve 312 favoráveis e 144 contrários. 57 parlamentares se ausentaram.

Dos 39 deputados federais da Bahia, 24 votaram a favor da PEC e 14 foram contra. O único que não registrou voto foi Ronaldo Carletto (PP). Chamou atenção a bancada do PSD, um dos partidos mais alinhados com o governo petista no estado. Da legenda, somente Paulo Magalhães votou contrário a medida.

A PEC dos Precatórios, prevê, dentre outras medidas, uma limitação no valor de despesas anuais com precatórios. A proposta de emenda viabilizará também o lançamento do Auxílio Brasil de R$ 400, como pretende o governo federal.

De acordo com o texto aprovado, os precatórios para o pagamento de dívidas da União relativas ao antigo Fundef deverão ser pagos com prioridade em três anos: 40% no primeiro ano e 30% em cada um dos dois anos seguintes. Essa prioridade não valerá apenas contra os pagamentos para idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença grave.

Do total de precatórios previstos para pagamento em 2022, 26% (R$ 16,2 bilhões) se referem a causas ganhas por quatro estados (Bahia, Ceará, Pernambuco e Amazonas) contra a União relativas a cálculos do antigo Fundef. Parte dos recursos deve custear abonos a professores. O projeto deve ser votado em segundo turno para seguir ao Senado.

Veja como votou cada parlamentar:

Abílio Santana (PL) – Sim
Adolfo Viana (PSDB) – Sim
Afonso Florence (PT) – Não
Alex Santana (PDT) – Sim
Alice Portugal (PCdoB) – Não
Antonio Brito (PSD) – Sim
Arthur Maia (DEM) – Sim
Bacelar (Podemos) – Não
Cacá Leão (PP) – Sim
Charles Fernandes (PSD) – Sim
Cláudio Cajado (PP) – Sim
Daniel Almeida (PCdoB) – Não
Elmar Nascimento (DEM) – Sim
Félix Mendonça Jr. (PDT) – Sim
Igor Kannário (DEM) – Sim
Jorge Solla (PT) – Não
Joseíldo Ramos (PT) – Não
José Nunes (PSD) -Sim
José Rocha (PL) – Sim
João C. Bacelar (PL) – Sim
Leur Lomanto Jr. (DEM) – Sim
Lídice da Mata (PSB) – Não
Marcelo Nilo (PSB) – Não
Márcio Marinho (Republicanos) – Sim
Mário Negromonte Jr. (PP) – Sim
Otto Alencar Filho (PSD) – Sim
Pastor Isidório (Avante) – Não
Paulo Azi (DEM) – Sim
Paulo Magalhães (PSD) – Não
Professora Dayane (PSL – Não
Raimundo Costa (PL) – Sim
Sérgio Brito (PSD) – Sim
Tia Eron (Republicanos) – Sim
Tito (Avante) – Sim
Uldurico Júnior (Pros) – Sim
Valmir Assunção (PT) – Não
Waldenor Pereira (PT) – Não
Zé Neto (PT) – Não

 

Bahia Notícias

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quinta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (04). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Goiaba por R$ 40,00 a caixa com 20kg; Banana Pacovan 1ª por R$ 22,00 o cento; Acerola por R$ 35,00 a caixa com 20kg; Abacaxi por R$ 250,00 o cento; Abacate por R$ 6,90 o Kg e Tomate 1ª por R$ 90,00 a caixa com 26kg.

Veja a cotação completa

COTAÇÃO 04-11-2021

 

Welington Alves – Ascom AMA

Covid-19: Boletim dessa quarta-feira registra queda na ocupação de leitos de UTI em Petrolina

0

O boletim epidemiológico dessa quarta-feira (3) registra queda no número de leitos de UTI que estão ocupados em Petrolina. Dos 25 leitos disponíveis, sete estão com pacientes, sendo cinco de Petrolina e dois de outras cidades da região. Isso representa 28% da taxa de ocupação dos leitos no município.

Foram registrados ainda 127 novos casos da doença, sendo 63 pessoas do sexo masculino, com idades entre dois e 75 anos, e 64 pessoas do sexo feminino, entre um e 69 anos. Dos resultados, 106 foram obtidos através de testes rápidos realizados pela Prefeitura de Petrolina, e 21 por exames laboratoriais. Com isso, o município está com 33.217 pessoas já infectados pelo novo coronavírus. Desse total, 31.998 já estão recuperadas, isso representa 96,3% de cura clínica.

O boletim ainda registra um óbito. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de 66 anos, com histórico de comorbidades. A morte ocorreu na quarta-feira (3) em um hospital particular de Petrolina. Agora, o município passa a ter 573 óbitos em decorrência do novo coronavírus,

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 631 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: seis pessoas se declararam pretas; 98 pardas; 15 brancas e oito optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 141.259 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 646 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Prefeitura de Petrolina divulga cronograma de testagem contra a COVID-19 em novembro

0

A testagem em massa contra a COVID-19 é uma das principais estratégias que o município de Petrolina vem utilizando para seguir no enfrentamento a pandemia. O serviço, por demanda espontânea, acontece em diversos pontos estratégicos da cidade.

Pode realizar o teste qualquer pessoa que esteja passando por algum ponto de apoio, pessoas com sintomas gripais ou que tiveram contato com caso positivo. O exame do tipo Swab Rápido é realizado na hora e o resultado sai em torno de 20 minutos.

Os pontos selecionados concentram um elevado número de pessoas, com isso, neste momento, serão contemplados espaços como: área central, igrejas, supermercados, bancos e Unidades Básicas de Saúde. As equipes atendem das 8h às 17h em todos os pontos.

Até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, os locais contemplados são: UBS Miguel de Lima (Loteamento Recife); UBS Ricardo Soares (Cohab Massangano); UBS Maria de Lurdes (Antônio Cassimiro); Cras do João de Deus; Praça do Bambuzinho e Praça Dom Malan.

Clêilma Souza – Ascom Sesau