Arquivos anuais: 2021

Pressionada, Anvisa busca OMS e agência reguladora russa para debater aprovação emergencial da Sputnik V

0

 

Em meio à pressão sofrida para analisar a viabilidade da vacina russa Sputnik V, a pedido do Governo da Bahia, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) buscou a OMS e o órgão regulador da Rússia, para levantar informações sobre o imunizante.

Atualmente, a Sputnik V ainda aguarda a liberação para realizar testes no Brasil. No entanto, uma possível saída seria aprovar o uso emergencial da vacina, baseado na aprovação da agência reguladora russa.

Além da Rússia, a vacina já está sendo aplicada em países como Paraguai, Venezuela, México, Bolívia, Argélia, Sérvia e Hungria.

Na última segunda-feira (25), técnicos da Anvisa se reuniram com membros do órgão equivalente na Argentina, justamente para discutir a aprovação da Sputnik. No país vizinho, contudo, o processo é inverso. Primeiro, o órgão regulador aprova, mas quem dá o aval final é o Ministério da Saúde.

BN

Bahia contabiliza 32 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

0

 

Nas últimas 24 horas a Bahia registrou 3.970 casos de Covid-19 e 3.307 recuperados. Dos 574.062 casos confirmados desde o início da pandemia, 553.011 já são considerados recuperados e 11.099 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (27) contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas.

A vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.513,85), Itororó (9.773,33), Itabuna (8.998,09), Muniz Ferreira (8.973,32), Conceição do Coité (8.857,26).

Na Bahia, 39.586 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Secom

Bolsonaro se revolta com caso do leite condensado: “É pra enfiar no r@b* de vocês da imprensa”; Veja vídeo

2

 

O presidente Jair Bolsonaro se irritou nesta quarta-feira 27 com a divulgação de detalhes sobre os gastos do governo federal com alimentos em 2020.

Ele foi gravado atacando a imprensa brasileira por causa da polêmica envolvendo os R$ 15,6 milhões gastos pelo governo com leite condensado no ano passado. Durante um encontro com apoiadores, Bolsonaro disse que o doce é “para enfiar no rabo da imprensa”.

Ele alega que os veículos trabalham para atacá-lo e xingou os profissionais da área. Os presentes no encontro aplaudem a postura do presidente e ainda o chamam de “mito”.

Veja vídeo:

Bolsonaro libera R$ 630 mi em emendas às vésperas da eleição para presidência da Câmara

0

 

Às vésperas da eleição para presidência da Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou a distribuição de R$ 630 milhões em emendas extras para estados e municípios.

O site “O Antagonista” obteve planilha com as emendas e informou que o dinheiro sairá dos ministérios do Turismo, Desenvolvimento Regional e Agricultura.

Na disputa pela presidência, Bolsonaro apoia Arthur Lira (PP-AL), que tem como principal oponente Baleia Rossi (MDB-SP), aliado do atual presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Da Redação

Juazeiro registra 25 novos casos de Covid-19 e dois óbitos

0

Juazeiro registrou 25 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (27).

O relatório mostra que 8.339 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.759 já estão recuperados. Os casos descartados somam 17.002. São 2. 430 casos ativos da doença.

O município contabiliza mais dois óbitos causados por complicações da Covid-19, totalizando 150. Faleceram duas mulheres, de 74 e 80 anos, ambas com comorbidades. Os óbitos ocorreram em hospitais privados de Petrolina.

Foram realizados desde o início da pandemia 24.562 testes rápidos e 1.296 pelo Lacen em Salvador.

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 39 pacientes, sendo 25 em leitos de UTI e 14 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 81%.  As informações estão disponíveis na tabela em anexo.

BOLETIM DIA 27 DE JANEIRO

Maria Lima/Ascom Sesau 

Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus

0

 

“Kiss, oito anos de impunidade” é a frase do novo mural grafitado sobre a fachada do que restou da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio de grandes proporções matou 242 jovens, a maioria universitários, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia que comoveu o país e gerou grande repercussão internacional ainda se arrasta numa novela sem data para terminar. Quase uma década depois, os quatro réus do caso ainda aguardam o júri popular, que não tem data para acontecer. Na melhor das hipóteses, ocorrerá em algum momento no segundo semestre deste ano.

“Essa situação é muito injusta. São oito anos de sofrimento e dor e, durante esses anos, a gente perdeu muitos familiares, pais de vítimas, que tiveram outras doenças, agravadas pela dor da perda, e acabaram morrendo”, lamenta Flávio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

Fundada cerca de dois meses após a tragédia, a entidade reúne pais e familiares das vítimas em busca de reparação. Flávio Silva perdeu a filha Andrielle, de 22 anos, no incêndio. Na ocasião, ela estava na discoteca com mais quatro amigas para celebrar seu aniversário. Todas morreram asfixiadas pela fumaça tóxica liberada pelo fogo que consumia a espuma de isolamento acústico do local.

“A gente não teve tempo de curtir o luto, porque nós partimos do luto para a luta. Então, é uma questão de a gente tentar transformar a dor num ato de amor, que é esse ato de prevenção, e tentar salvar vidas”, afirma Silva.

Todo dia 27 de janeiro é marcado por homenagens às vítimas do incêndio de Santa Maria. Este ano, por causa da pandemia, a homenagem será virtual. A Associação de Familiares Vítimas e Sobreviventes da Tragédia organizou uma live (transmissão online) para as 20h30 desta quarta-feira, que será mediada pelo jornalista Marcelo Canellas, com a participação dos atores Tony Ramos, Chistiane Torloni, Dira Paes, a autora de teledramaturgia Glória Perez, a mãe de uma das vítimas da tragédia, Ligiane Righi, e o jurista Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

Mais cedo, por volta das 2h30 da madrugada, uma sirene do Corpo de Bombeiros tocou na cidade para lembrar o exato momento em que o incêndio começou, também como forma de homenagear os mortos.

Situação do processo 
No processo criminal, com mais de 85 volumes, os empresários e sócios da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor do grupo musical, Luciano Bonilha Leão, respondem por homicídio simples (consumado 242 vezes, por causa do número de mortos) e por 636 tentativas de homicídio, de acordo com o número de feridos.

Ao longo do ano passado, enquanto o país mergulhava na crise sanitária por causa da pandemia de covid-19, três dos réus (Elissandro, Mauro e Marcelo) travaram uma batalha judicial vitoriosa para que o julgamento pelo júri popular fosse transferido da comarca de Santa Maria para um foro na capital, Porto Alegre. Em seguida, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) opinou para que Luciano Bonilha também tivesse o desaforamento concedido, embora ele não tivesse requisitado a medida. Dessa forma, todos os réus poderão ser julgados numa única data e pelo mesmo júri. Entre os argumentos para pedir o desaforamento do caso, os réus alegaram dúvida sobra a parcialidade dos jurados em Santa Maria, por causa da comoção da tragédia, e o ambiente mais distante e controlado da Justiça de Porto Alegre.

Distribuído por sorteio para a 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre, em dezembro do ano passado, o processo da boate Kiss agora aguarda a designação de um juiz titular para a Vara, já que a magistrada que ocupa atualmente o posto, Taís Culau de Barros, assumirá novo cargo no Tribunal de Justiça do estado (TJ-RS) a partir de fevereiro. Só depois que um novo juiz da 1ª Vara for definido é que a data e o local do julgamento serão definidos. Desde já, no entanto, a principal preocupação dos familiares das vítimas é que o júri popular não seja a portas fechadas e permita a participação deles.

“Em entrevista, a advogada de um dos réus informou que estaria peticionando um júri de portas fechadas, alegando restrições da pandemia. A gente teme que isso ocorra. Se acontecer, vamos lutar com todas as forças para reverter. São longos anos de espera. Aconteça o que acontecer, não teremos nossos filhos de volta, mas a gente espera que se faça justiça”, diz Flávio Silva.

Incêndio
A tragédia na boate Kiss ocorreu na madrugada de 27 de janeiro de 2013, na região central da cidade. Por volta das 2h30, um integrante da banda Gurizada Fandangueira, que fazia uma apresentação ao vivo, acendeu um sinalizador de uso externo dentro da casa noturna, e faíscas do artefato acabaram incendiando a espuma que fazia o isolamento acústico do local. A queima da espuma liberou gases tóxicos, como o cianeto, que é letal. Foi justamente essa fumaça tóxica que matou, por sufocamento, a maior parte das 242 vítimas. Além disso, a discoteca não contava com saídas de emergência adequadas, os extintores eram insuficientes e estavam vencidos. Parte das vítimas foi impedida por seguranças de sair da boate durante a confusão, por ordem de um dos donos, que temia que não pagassem as contas.

O incêndio na Kiss iniciou um debate no Brasil sobre a segurança e o uso de efeitos pirotécnicos em ambientes fechados com grande quantidade de pessoas. Ainda em 2013, meses após o acidente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou uma lei complementar estadual, batizada de Lei Kiss, que aumentou o rigor de normas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios em edificações e áreas de risco. Em 2017, uma lei federal, também batizada de Lei Kiss, foi aprovada pelo Congresso Nacional com o mesmo objetivo.

Apesar das iniciativas, no caso da lei estadual do Rio Grande do Sul o prazo para adequação dos edifícios às novas normas foi prorrogado, em 2019, por meio de decreto, por mais quatro anos e só deve começar a valer mesmo, na prática, a partir de 2023. “Essas prorrogações mostram quem os nossos governantes não aprenderam nada com a tragédia. A impressão que fica é que o risco de mais matança segue legalizado”, critica Flávio Silva, acrescentando que a prevenção deve ser vista como investimento por empresários e o Poder Público. “O que salva vidas mesmo é a prevenção. Ela é um investimento. Enquanto esse empresários pensarem na prevenção como despesa, o Brasil não vai pra frente em termos de garantia de segurança”.

Agência Brasil

Forças de segurança pública de Petrolina reforçam fiscalizações em bares e restaurantes

0

 

As forças de segurança pública de Petrolina uniram esforços para fazer cumprir o decreto do Governo do Estado de Pernambuco N° 50.062, bem como garantir o sossego público e intensificar as ações voltadas para conter a curva de contaminação da Covid-19. A operação ‘Cidade Tranquila’ está ocorrendo nos finais de semana e já percorreu uma média de 20 estabelecimentos no município.

 

A operação ‘Cidade Tranquila’ mobiliza a Guarda Civil de Petrolina (através da ROMU); Disciplinamento Urbano, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Vigilância Sanitária, 2° Biesp e Fiscalização de Postura.

 

“Os proprietários que não seguem as determinações são notificados e orientados sobre a importância do distanciamento social, além da proibição de utilização de som ao vivo, que gera aglomeração. Se for necessário, a fiscalização será mais rigorosa”, relatou o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu.

 

O descumprimento pode ser denunciado à Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 98106-7310.

 

Ascom

 

Juazeiro vacinou contra Covid-19 100% dos idosos em casos de abrigo

0

 

 

Nessa terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro concluiu a vacinação contra o coronavírus dos idosos que estão em casas de longa permanência, de acordo com os critérios de prioridade de público do Plano Nacional de Imunização.

Juazeiro tem dois abrigos: o São Vicente de Paulo e o Lar Aconchego. Os idosos dessas casas de longa permanência têm dificuldade de locomoção e a secretaria de saúde do município enviou equipes volantes com vacinadores aos locais. Foram 26 idosos no Lar São Vicente de Paulo e 6 idosos no Lar Aconchego. Também foram vacinados os cuidadores desses idosos que atuam nessas casas, chegando ao total de 47 pessoas vacinadas nos abrigos da cidade.

Paralelo à vacinação de idosos em abrigos, a Secretaria de Saúde segue vacinando os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 na rede hospitalar e nas Unidades Básicas de Saúde na sede e no interior do município. No interior, todos os trabalhadores já foram vacinados.

“Para intensificar a vacinação dos trabalhadores da saúde, nossa estratégia é um mutirão de vacinação na sexta e no sábado, no Centro de Saúde II, no Angary, para finalizar a imunização dos nossos profissionais de saúde”, declarou a superintendente de Atenção Básica, Marília Andrada.

 

Próxima etapa

Seguindo o plano de vacinação municipal, a próxima etapa é vacinar idosos acima de 75 anos nessa fase 1. A Secretaria de Saúde está preparando serviços de drive thru para a região central da cidade, postos volantes e unidades de saúde estratégicas para os bairros. Chegando novas doses de vacina, o plano será executado.

 

——Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

SAAE alerta sobre dias e horários da coleta de lixo em Juazeiro

0

 

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informa que a coleta de lixo doméstico em Juazeiro obedece a um cronograma estabelecido para a passagem em cada localidade da cidade.

A coleta no centro e em bairros da região central de Juazeiro é realizada de segunda-feira a sábado, de manhã e à tarde. No domingo, a coleta acontece no centro comercial e em alguns locais onde tem feiras e hospitais, sempre pela manhã.

No interior de Juazeiro, o serviço é realizado ao longo da semana – incluindo sábado, com cronograma sempre pela manhã.

“É importante que os moradores se atentem ao horário em que a coleta de lixo é feita. Se o material é descartado depois que a equipe passa, por exemplo, ele ficará acumulado na via pública até o dia da próxima coleta”, ressalta a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.

O cronograma completo segue em anexo. Em caso de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone (74) 3614-9800.

RELATÓRIO DE ROTAS

Ascom