
O Vereador Alex Tanuri solicitou oficialmente nesta terça-feira (26) que o Secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa, informe a lista nominal das pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (covid-19), no município.
De acordo com o Alex Tanuri, o pedido tem como objetivo confirmar se a vacinação atende aos critérios previstos pelas autoridades de saúde.
O vereador segue o exemplo de muitos pedidos encaminhados às secretarias de saúde de municípios e estados brasileiros feitos por órgãos fiscalizadores e parlamentares.
Conforme denúncias divulgadas amplamente na imprensa, e já investigadas pelos órgãos competentes, pessoas que não estão no grupo prioritário para vacinação, nesta primeira fase, estão sendo imunizadas em vários partes do país, antes dos profissionais de saúde.
“Dadas as denúncias e casos já confirmados de pessoas furando a fila em vários lugares do Brasil, inclusive em municípios baianos, cumpro meu papel de representante do povo, solicitando ao município a relação nominal dos vacinados. É uma questão de transparência e segurança. Sabemos que os números estão sendo divulgados, mas a comunidade precisa saber dos nomes”, disse Alex Tanuri ao PNB.
Tanuri também enviou uma cópia do ofício, solicitando a relação nominal, ao Ministério Público.
Nesta terça-feira (26), em reunião virtual com a procuradora da República Ticiana Nogueira, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, apresentou relatório da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. A solicitação do encontro foi do Ministério Público Federal (MPF), que monitora o controle de vacinas e a execução do Plano Municipal de Imunização.
Fernando Costa relatou à procuradora, que Juazeiro recebeu do governo federal através da Secretaria de Saúde Bahia 4.620, sendo 2.070 doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e 2.550 da CoronaVac (Butantan).
O secretário explicou que a prioridade está sendo vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e idosos em casas de longa permanência.
Segundo o secretário, já foram vacinadas 731 pessoas. Desse total, 705 são trabalhadores da saúde e 26 idosos. O cronograma de vacinação chegou ao interior do município nesta terça-feira, para imunizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e até amanhã, chegará às unidades de todo o município.
Lembrando que o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou no início desta semana que pessoas que furarem a fila da vacinação contra o novo coronavírus na Bahia serão alvo de processo.
Nesta primeira etapa da imunização, podem ser vacinadas apenas profissionais de saúde que estejam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, indígenas que vivam em aldeias e idosos residentes em instituições de longa permanência, como abrigos.
Da Redação