Arquivos anuais: 2021

Juazeiro registra 25 novos casos de Covid-19 e dois óbitos

0

 

Juazeiro registrou 25 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (27).

O relatório mostra que 8.339 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 5.759 já estão recuperados. Os casos descartados somam 17.002. São 2.430 casos ativos da doença.

O município contabiliza mais dois óbitos causados por complicações da Covid-19, totalizando 150. Faleceram duas mulheres, de 74 e 80 anos, ambas com comorbidades. Os óbitos ocorreram em hospitais privados de Petrolina.

Foram realizados desde o início da pandemia 24.562 testes rápidos e 1.296 pelo Lacen em Salvador.

 

Ocupação de leitos

Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Agora são 39 pacientes, sendo 25 em leitos de UTI e 14 em leitos intermediários. Na rede de ocupação hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 81%. As informações estão disponíveis na tabela em anexo.

BOLETIM DIA 27 DE JANEIRO

 

Texto: Maria Lima – Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

Governo da Bahia busca novas alternativas de vacina contra a Covid-19

0

 

Em entrevistas à imprensa na manhã desta quarta-feira (27), o governador Rui Costa comentou a busca para conseguir novas vacinas e imunizar a população baiana contra a Covid-19. “Se depender do Estado da Bahia, teremos outras vacinas disponíveis. Estamos buscando alternativas para vacinarmos os baianos o mais rápido possível. Ontem entramos em contato com o fabricante de uma outra vacina chinesa, a Sinopharm, a fim de saber da disponibilidade para a compra. Essa é uma vacina que já concluiu os estudos e recebeu a aprovação definitiva para uso do órgão regulador chinês e está num estágio ainda mais avançando que a Coronavac, já aplicada no Brasil”, explicou.

Rui criticou a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao criar dificuldades para o uso da vacina russa Sputnik V sem o aval de técnicos do órgão – como pediu o governo da Bahia em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não consigo entender essa insensibilidade com a vida humana da direção da Anvisa. Isso revolta a todos nós, porque estamos presenciando o sofrimento de pais, mães e filhos perdendo seus entes queridos que não conseguem entender tamanha insensibilidade de uma agência que deveria cuidar da vida humana.

O governador lembrou o incidente acontecido em março de 2020, quando a Anvisa barrou uma ação de medição de temperatura que seria realizada em passageiros vindos de São Paulo e Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional de Salvador. “É um fato que demonstra como tem sido a postura da agência durante a pandemia, de pouco valor e respeito à vida humana, numa posição muito mais corporativa do que preocupada com a vida das pessoas”.

Volta às aulas

O governador reiterou o desejo de anunciar a volta às aulas, mas ponderou que ainda não é o momento. “Eu tenho duas filhas em idade escolar e tenho total consciência dos efeitos colaterais danosos à educação e à sociabilidade de nossa juventude o fato de não estar tendo aulas. Meu desejo é que possamos retornar o mais rápido possível, mas precisamos aguardar o momento correto. Desde novembro temos vivido um aumento no número de casos e de óbitos na Bahia. Para pensarmos numa data de retorno gradativo, precisamos ter esses números sob controle e num processo de queda. Estaríamos colocando a vida de nossas crianças, pais e avós em risco”.

Economia

Rui falou também sobre as perspectivas de enfrentamento da crise econômica causada pelos efeitos da pandemia na Bahia em 2021. “Esse será um ano ainda mais difícil que o de 2020. Com o agravamento da crise econômica e o fechamento de empresas, como temos visto em todo o país, teremos menos arrecadação e mais dificuldades. Mas quero dizer aos baianos que nós estamos preparados. Desde o ano passado, já tínhamos a concepção que esse ano seria mais apertado e conseguimos melhorar nossa performance financeira do ponto de vista de equilíbrio das contas e viramos o ano com uma nota melhor da avaliação do Banco Central e do Ministério da Fazenda. Vamos continuar lutando”.

Carnaval

O governador comentou ainda a decisão conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador, anunciada na terça-feira (26), de que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano. “Como obviamente não teremos festas e eventos por conta da pandemia, não teremos esses dias de folga. Nosso objetivo é evitar aglomerações, viagens e festas, ferry-boats e ônibus cheios, viagens para o interior lotando lugares de praia, para impedir uma explosão ainda maior no número de casos”, destacou.

 

Ascom

APLB manifesta pesar pela morte de professora Anilte de Oliveira Rodrigues

0

 

A direção da APLB-Sindicato manifesta o seu profundo pesar ao mesmo tempo que envia votos de serenidade para os amigos e familiares da professora Anilte de Oliveira Rodrigues, que veio a óbito nesta quarta-feira (27/01), vítima do COVID-19.

Anilte de Oliveira, nascida em 26/07/1940. A professora da rede estadual estava aposentada e lecionou nos Colégios: Rui Barbosa e Paulo VI. Ela faleceu em Juazeiro-Ba e o sepultamento ocorrerá ainda hoje no cemitério da cidade.

Juazeiro-BA, 27 de Janeiro de 2021

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quarta-feira

0

 

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (27). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h).

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Tomate por R$ 45,00 caixa com 26 kg; Pimentão por R$ 25,00 caixa com 12 kg; Pepino por R$ 42,50 caixa com 20 kg; Banana da terra por R$ 80,00 o cento; Manga tommy por R$ 40,00 caixa com 20 kg e Maracuja por R$ 32,50 caixa com 16 kg.

 Veja a cotação completa 

Ascom

Bolsonarista David Lima é acomodado no governo Suzana Ramos como coordenador do SAAE

2

 

Dando sequência a formação da sua equipe de governo, a Prefeita Suzana Ramos (PSDB) nomeou o comunitário David Lima de Souza para o cargo de coordenador do SAAE, vinculado ao gestor administrativo e comercial. O salário do comunitário será de R$ 2.250,00.

A nomeação consta no Diário Oficial desta terça-feira (26).

Bolsonarista e crítico ferrenho da gestão do ex-prefeito Paulo Bomfim, David Lima é também apoiador do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, tendo participado de movimentos nacionais em defesa da chamada CPI Lava Toga.

Da Redação

Juazeiro: Vereador Alex Tanuri solicita à Secretaria de Saúde relação nominal de vacinados contra a covid 19 no município

2

 

O Vereador Alex Tanuri solicitou oficialmente nesta terça-feira (26) que o Secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa, informe a lista nominal das pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (covid-19), no município.

De acordo com o Alex Tanuri, o pedido tem como objetivo confirmar se a vacinação atende aos critérios previstos pelas autoridades de saúde.

O vereador segue o exemplo de muitos pedidos encaminhados às secretarias de saúde de municípios e estados brasileiros feitos por órgãos fiscalizadores e parlamentares.

Conforme denúncias divulgadas amplamente na imprensa, e já investigadas pelos órgãos competentes, pessoas que não estão no grupo prioritário para vacinação, nesta primeira fase, estão sendo imunizadas em vários partes do país,  antes dos profissionais de saúde.

“Dadas as denúncias e casos já confirmados de pessoas furando a fila em vários lugares do Brasil, inclusive em municípios baianos, cumpro meu papel de representante do povo, solicitando ao município a relação nominal dos vacinados. É uma questão de transparência e segurança. Sabemos que os números estão sendo divulgados, mas a comunidade precisa saber dos nomes”, disse Alex Tanuri ao PNB.

Tanuri também enviou uma cópia do ofício, solicitando a relação nominal, ao Ministério Público.

Nesta terça-feira (26), em reunião virtual com a procuradora da República Ticiana Nogueira, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, apresentou relatório da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. A solicitação do encontro foi do Ministério Público Federal (MPF), que monitora o controle de vacinas e a execução do Plano Municipal de Imunização.

Fernando Costa relatou à procuradora, que Juazeiro recebeu do governo federal através da Secretaria de Saúde Bahia 4.620, sendo 2.070 doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e 2.550 da CoronaVac (Butantan).

O secretário explicou que a prioridade está sendo vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e idosos em casas de longa permanência.

Segundo o secretário, já foram vacinadas 731 pessoas. Desse total, 705 são trabalhadores da saúde e 26 idosos. O cronograma de vacinação chegou ao interior do município nesta terça-feira, para imunizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e até amanhã, chegará às unidades de todo o município.

Lembrando que o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou no início desta semana que pessoas que furarem a fila da vacinação contra o novo coronavírus na Bahia serão alvo de processo.

Nesta primeira etapa da imunização, podem ser vacinadas apenas profissionais de saúde que estejam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, indígenas que vivam em aldeias e idosos residentes em instituições de longa permanência, como abrigos.

Da Redação

 

Presidente da Câmara de Juazeiro Berg da Carnaíba recebe comissão de músicos no gabinete

0

Após a sessão extraordinária desta terça-feira (26), onde foram votados três Projetos enviados pelo Executivo Municipal, o presidente da Câmara de Juazeiro, Berg da Carnaíba, acompanhado de outros vereadores da Casa Aprígio Duarte recebeu uma Comissão composta por músicos, empresários e promotores de eventos para uma reunião no gabinete da presidência.

Na oportunidade, os músicos pediram a intervenção dos vereadores para retransmitirem ao governo municipal a necessidade da categoria quanto à flexibilização, em Juazeiro, do Decreto Estadual nº 19.586 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em Dezembro de 2020, proibindo a realização de shows e festas em toda a Bahia.

O presidente e os colegas vereadores presentes na reunião ouviram as demandas da categoria e assumiram o compromisso de repassarem a pauta de reivindicações para a Prefeitura Municipal e de pedirem o auxílio do Ministério Público encaminhando a pauta da categoria.

Ascom

Caminhoneiros morrem após grave acidente em Casa Nova

0

 

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde de terça-feira (26) – na BR 235, nas proximidades da entrada das Dunas de Casa Nova, Norte da Bahia.

De acordo com as informações, dois caminhoneiros morrem após os caminhões que dirigiam colidiram. Um dos veículos transportava Barris e outro com botijões.

As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas. Também não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

 

Da Redação

Propostas culturais contempladas pela Lei Aldir Blanc estão em fase de execução em Petrolina

0

Pocket shows, performances, podcast, produções literárias, contações de histórias, entre tantas outras ações, estão sendo produzidas, em formato digital para disponibilização via internet, pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura do município de Petrolina através dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A Lei Federal de nº 14.017/2020 prevê diversos atos para auxiliar os profissionais da cultura durante a pandemia da covid-19. Assim como aconteceu nas primeiras etapas de seleção e habilitação das propostas, hoje, na fase de produção e execução das ações, a Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina continua à disposição dos profissionais da classe, contemplados. Além de orientar e monitorar a execução das atividades, a SECULT realizou também, ao longo do mês de janeiro, diligências para agilizar o pagamento dos prêmios que tiveram alguma pendência.

Após o recebimento dos recursos, os contemplados pelo edital de Prêmio Cultural e os selecionados pelo edital de Subsídio para espaços culturais terão 90 e 120 dias, respectivamente, para realizar a proposta cultural e a prestar contas. O prazo se encerra em 31 de março de 2021, para o edital de prêmios e 31 de maio para o edital de subsídio aos espaços culturais.

 

Fotos: Jonas Santos

Adailma Gomes – Assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes