PNB

4761 POSTS 0 COMENTÁRIOS

Após nenhuma medida da Semaurb, morador do bairro Piranga, em Juazeiro, volta a reclamar de terreno baldio que está sendo usado para descarte irregular de lixo e entulhos

0

Um morador do bairro Piranga, em Juazeiro, na região norte da Bahia, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar novamente de um terreno baldio localizado na Rua Valdemar Leopoldo, que está sendo utilizado para o descarte irregular de lixo e entulhos. A Semaurb havia comunicado que resolveria o problema no dia 7 de novembro, mas, até o momento, nenhuma medida foi tomada.

“Desde o início do ano venho solicitando à prefeitura uma solução, mas eles não fazem nada. A Semaurb não apareceu para notificar o dono do terreno, e a situação só piora. Televisão, colchão… um verdadeiro lixão está se formando, e a prefeitura permanece omissa. A cidade está sofrendo um verdadeiro abandono por parte desta gestão pública, com órgãos que se mostram incapazes de fiscalizar esse descaso”, declarou o morador.

f8583c38-406a-4e87-a478-6d1496dd0da9

Encaminhamos novamente a reclamação para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e aguardamos um posicionamento.

A reclamação anterior

“O terreno encontra-se totalmente abandonado, cheio de mato e lixo, contribuindo para proliferação de pragas e animais peçonhentos. Existe descarte de lixo e animais mortos no local, além de servir de esconderijo para criminosos. Os donos não estão se importando com a limpeza. Também já acionamos os órgãos responsáveis da prefeitura, que pediram o endereço informando que iriam até o local para notificar o proprietário e até agora nada foi feito. Já divulguei a situação em redes sociais, onde mais uma vez o órgão da prefeitura informou que iria comparecer e até agora nada.  Já faz mais de um ano que venho solicitando providências ao poder público para a realização da limpeza do local e que os donos sejam notificados a fechar o espaço para evitar que continue essa fedentina que existe lá”, declarou um morador.

Em nota enviada ao PNB no dia 07 de novembro, a Semaurb informou que “uma equipe de fiscalização vai ao local para verificar a situação do terreno e tomar as medidas cabíveis, bem como solicitar ao proprietário que o local seja murado. A população pode denunciar através do WhatsApp 74 3612 3570, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h”.

 

Redação PNB

IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012

0

O Brasil terminou 2023 com os menores níveis de pobreza e de extrema pobreza já registrados pela Síntese de Indicadores Sociais, pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2012. Apesar do recuo, os dados divulgados nesta quarta-feira (4) mostram que 58,9 milhões de pessoas ainda viviam na pobreza; enquanto 9,5 milhões, na extrema pobreza.

O estudo leva em conta a chamada pobreza monetária, ou seja, a família não ter rendimentos suficientes para prover o bem-estar. Para traçar as linhas limites, o IBGE utilizou o critério do Banco Mundial de US$ 2,15 por pessoa por dia (ou R$ 209 por mês) para a extrema pobreza e de US$ 6,85 por pessoa por dia (ou R$ 665 por mês) para a pobreza.

A proporção da população na extrema pobreza terminou 2023 em 4,4%. O índice era 6,6% em 2012 e 5,9% em 2022. Entre os dois últimos anos da pesquisa, 3,1 milhões de pessoas deixaram de ser extremamente pobres, ou seja, passaram a poder contar com o equivalente a pelo menos US$ 2,15 por dia.

Em relação à pobreza, a proporção da população com o equivalente a menos de US$ 6,85 por dia ficou em 27,4%. O índice era de 34,7% em 2012 e de 31,6% em 2022. Entre 2022 e 2023, 8,7 milhões de pessoas deixaram a ser pobres.

Emprego e renda

De acordo com o pesquisador do IBGE Bruno Mandelli Perez, dois fatores explicam as reduções da pobreza e extrema pobreza: o emprego e os benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência.

“Tanto o mercado de trabalho quanto benefícios de programas sociais são importantes para explicar a redução na pobreza, mas o mercado de trabalho é mais importante no caso da pobreza; e os benefícios de programas sociais, na extrema pobreza”, explica.

“O aumento dos valores médios dos benefícios concedidos pelo Bolsa Família, em 2023, quando comparado com o Auxílio Brasil 2022, certamente teve impactos sobre a manutenção da trajetória de redução da pobreza e da extrema pobreza em 2023”, ressalta o texto da Síntese de Indicadores Sociais.

A pesquisa aponta que o Nordeste tem a maior proporção de pessoas na extrema pobreza (9,1%), sendo mais que o dobro da média nacional (4,4%). Já no Sul, o índice é de 1,7% da população, o mais baixo do país.

O Nordeste figura também como a região com maior parcela de pessoas pobres, 47,2%. Novamente, o Sul aparece no extremo oposto, com 14,8% – praticamente metade da proporção média do país.

Mulheres, negros e jovens

Ao analisar a população pobre, o IBGE constata que as maiores vítimas da pobreza e extrema pobreza são as mulheres, negros (conjunto de pretos e pardos) e jovens.

Enquanto a parcela de homens na pobreza é de 26,3%, a das mulheres alcança 28,4%. Em relação à extrema pobreza, as proporções são 4,3% e 4,5%, respectivamente.

No recorte por cor, entre os brancos, 17,7% são pobres. Entre os pardos, a proporção é praticamente o dobro, 35,5%; e entre os pretos, 30,8%.

Quando se observa a linha da extrema pobreza, entre os brancos são apenas 2,6%; já entre os pardos e pretos, 6% e 4,7%, respectivamente.

Analisando por faixa etária, percebe-se que a população jovem tem taxas superiores à média nacional (27,4%). Entre os que têm até 15 anos, são 44,8%. Entre 15 e 29 anos, 29,9%.

O pesquisador Bruno Perez destaca que tanto a pobreza quanto a extrema pobreza são menores em pessoas com mais de 60 anos, proporção de 11,3% e 2%, respectivamente.

“É a população que, no geral, está coberta por acesso à aposentadoria, pensões, que têm [os rendimentos] vinculados ao salário mínimo”, justifica.

Benefícios sociais

A Síntese de Indicadores Sociais traz dados que mostram a importância de benefícios sociais para a população mais pobre. Em 2023, a renda proveniente do trabalho era a principal fonte de dinheiro dos domicílios. De cada R$ 100, R$ 74,20 vinham do trabalho.

Mas no grupo de famílias com menores rendimentos, isto é, os que recebem até um quarto do salário mínimo por pessoa, os benefícios sociais representaram mais da metade do rendimento obtido. De cada R$ 100, R$ 57,10 vinham de benefícios, superando R$ 34,60 que eram originários do trabalho.

Quando a pesquisa se iniciou, em 2012, os benefícios sociais respondiam por apenas 23,5% do rendimento domiciliar dos mais pobres. Dez anos depois, essa parcela passou para 42,2%.

“Entre esses domicílios com menor rendimento, até um quarto do salário mínimo, o fator trabalho está perdendo participação, e os benefícios de programas sociais estão ganhando participação”, destaca Perez.

Os pesquisadores traçaram o comportamento da proporção de pessoas que viviam em famílias que recebiam benefícios de programas sociais. Em 2012, eram 25,6%. A proporção segue tendência praticamente de queda até chegar a 22,7% em 2019, último ano antes da pandemia de covid-19.

Por causa da pandemia, o número saltou para 36,8% em 2020, o maior já registrado, até cair a 25,8% em 2022. De 2022 para 2023, o índice subiu, representando 27,9% da população vivendo em domicílio beneficiado por programa de transferência de renda. De acordo como o IBGE, o aumento é explicado pela reedição do Bolsa Família, em março de 2023.

As maiores proporções de beneficiários – acima da média nacional – são de moradores de áreas rurais (50,9%), mulheres (29,0%), pretos (34,1%), pardos (36,4%) e crianças (42,7%).

O pesquisador Bruno Perez apresentou uma simulação de qual seria o comportamento da pobreza e da extrema pobreza se não houvesse programas de transferência de renda. Em vez de 4,4%, a extrema pobreza seria de 11,2%. A pobreza seria 32,4% em vez de 27,4%.

Desigualdade

Em 2023, o índice de Gini, indicador que mede a distribuição de renda em um país, foi 0,518, mesmo valor de 2022 e o melhor patamar já registrado na série histórica desde 2012. O Gini vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de zero, menos desigual é a sociedade. O pior nível de desigualdade da série foi em 2018 (0,545).

De acordo com o IBGE, se não existissem programas de transferência de renda, o indicador de 2023 estaria em 0,555.

 

Agência Brasil

Comissão da AL-BA envia relatório não recomendando renovação da concessão da Coelba

0

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) divulgou um relatório defendendo não renovação do contrato de concessão da Neoenergia Coelba, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado O documento enviado nesta terça-feira (3) foi produzido pela Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba. A Neoenergia, empresa responsável pela administração, já solicitou a renovação até 2057.

O relatório, que se baseia em quatro audiências públicas realizadas pelo legislativo estadual, destaca as frequentes interrupções no fornecimento de energia, a alta quantidade de reclamações em órgãos como Procon/Ba e “Reclame Aqui”, e os mais de 44 mil processos judiciais contra a empresa, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o documento, também apontado a falta de infraestrutura adequada, como redes modernizadas e novas subestações, como fatores que limitam o crescimento de setores importantes, como a agricultura e a indústria, especialmente em regiões como o oeste baiano.

 

“Setores econômicos importantes, como a indústria de laticínios, relatam prejuízos consideráveis devido à falta de energia ou falhas no fornecimento. Um exemplo citado durante as discussões foi o caso de produtores de leite na região de Itabuna, que perderam toda a produção devido à falta de energia elétrica por vários dias. No oeste da Bahia há produtores que precisam utilizar óleo diesel para garantir a continuidade da sua produção. Indústrias, em áreas urbanas e com pólos consolidados, como Camaçari e Feira de Santana, também enfrentam dificuldade de expansão de suas atividades”, enfatiza o relatório, assinado pelo deputado.

“Regiões agrícolas importantes, como o oeste baiano e o território de Irecê, enfrentam dificuldades para crescer devido à insuficiência de infraestrutura elétrica”, observa. “Isso tudo sem contar os problemas enfrentados, diariamente, pelos consumidores residenciais”, afirma.

Outro ponto crítico é o aumento das tarifas de energia, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre 2020 e 2024, a Coelba aplicou reajustes que somam 45,59%, colocando a Bahia entre os estados com as tarifas mais caras do Brasil, à frente de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, por exemplo. Embora a empresa tenha adotado maior transparência em 2024, o relatório ainda questiona a eficiência da comunicação e a gestão da Coelba, que deixou de fornecer informações detalhadas sobre investimentos ao longo da concessão.

O documento também critica a regulação da Aneel, por ser “excessivamente leniente com as distribuidoras de energia e por não levar em conta as especificidades locais da Bahia, como a falta de energia em regiões mais isoladas e de difícil acesso”.

Ao final, a análise levanta sérias preocupações sobre a capacidade do grupo Neoenergia em assegurar a qualidade e a continuidade dos serviços, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do estado da Bahia.

 

“A análise dos problemas no período de concessão da Coelba demonstra que a empresa do grupo Neoenergia tem falhado em vários aspectos operacionais e de planejamento. Diante dos evidentes déficits na prestação de serviços e na incapacidade de cumprir com os padrões regulatórios e de qualidade, a renovação da concessão da Neoenergia Coelba não é justificada. É recomendável que o processo de concessão seja revisado e que a possibilidade de uma nova licitação do serviço seja considerada, dado o quadro existente”, concluiu o relatório.

Bahia Notícias 

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (4) o julgamento dos processos que tratam da responsabilidade das empresas que operam as redes sociais sobre o conteúdo ilegal postado pelos usuários das plataformas.

O julgamento começou na semana passada e ainda não há placar de votação formado. Somente o ministro Dias Toffoli, relator de um dos processos, iniciou a leitura de seu voto, que deve ser finalizado na sessão de hoje. Mais dez ministros vão votar sobre a questão.

A Corte discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

De acordo com o artigo 19, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.

Na semana passada, representantes das redes sociais defenderam a manutenção da reponsabilidade somente após o descumprimento de decisão judicial, como ocorre atualmente. As redes socais sustentaram que já realizam a retirada de conteúdos ilegais de forma extrajudicial, que o eventual monitoramento prévio configuraria censura.

Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli já sinalizaram que devem se manifestar a favor de balizas para obrigar as redes sociais a retirarem conteúdos ilegais de forma mais rápida.

Para Moraes, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 demonstraram a “falência” do sistema de autorregulação das redes sociais.

Dias Toffoli afirmou que o Marco Civil da Internet deu imunidade para as plataformas digitais.

Entenda

O plenário do STF julga quatro processos que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de um perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.

A ação relatada por Edson Fachin discute a legalidade do bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais e chegou à Corte por meio de um processo movido por partidos políticos.

A quarta ação analisada trata da suspensão do funcionamento de aplicativos diante do descumprimento de decisões judiciais que determinam a quebra do sigilo em investigações criminais.

Agência Brasil

‘Criando mais emprego e renda’, diz Lula ao celebrar crescimento de 4% do PIB

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira (3) o crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre de 2024 e a alta de 4% no acumulado do ano. Em publicação nas suas redes sociais, o presidente escreveu que o Brasil continua com o PIB em crescimento e registrando avanços no emprego e na geração de renda.

“Continuamos com o PIB crescendo e criando mais emprego e renda na mão dos brasileiros”, declarou Lula.

O crescimento de 4% no acumulado do ano já era esperado pelas projeções do mercado financeiro, e o resultado marca a 15ª alta consecutiva do PIB em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Bahia BA

PMBA realiza nesta quarta-feira (4) a 37ª Operação Força Total

0

 

Nesta quarta-feira (4), a Polícia Militar da Bahia deflagra mais uma edição da Operação Força Total, em diversas áreas do estado, visando coibir práticas ilícitas e garantir a tranquilidade da população.

Durante todo o dia, equipes das unidades da capital e do interior realizarão abordagens preventivas, bloqueios táticos e patrulhas em locais estratégicos, para apreensões de armas e drogas, além de prisões de suspeitos envolvidos em atividades criminosas.

“É um modelo que une planejamento, técnica e a dedicação de cada policial. Ao longo dessas 37 edições, a operação tem se consolidado como um importante instrumento na redução de índices criminais e na proteção do cidadão”, afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

Redação PNB 

Governo anuncia R$ 546,6 bi para desenvolvimento da agricultura

0

O governo anunciou nesta terça-feira (3) R$ 546,6 bilhões em investimentos públicos e privados para a Nova Indústria Brasil — Missão 1 (Missão 1 NIB). A política tem o objetivo desenvolver cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para promover segurança alimentar, nutricional e energética.

Do total anunciado, R$ 250,2 bilhões serão oriundos de recursos públicos em linhas de crédito, dos quais R$ 198,1 bilhões foram alocados em 2023 e 2024. Os outros R$ 52,18 bilhões estarão disponíveis para o período de 2024 a 2026. Já o setor privado prevê investimentos de R$ 296,3 bilhões até 2029.

O programa também estabelece metas para 2026 e 2033, aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI):

  • meta 1: elevar o crescimento do PIB Renda Agroindústria para 3% ao ano, em 2026, e 6% ao ano, em 2033;
  • meta 2: aumentar a mecanização da agricultura familiar para 28%, em 2026, e 35%, em 2033;
  • meta 3: aumentar a tecnificação da agricultura familiar para 43%, em 2026, e 66%, em 2033.

O CNDI também estabeleceu o desenvolvimento da cadeia produtiva da agricultura de precisão, com estímulo à produção nacional de drones, como uma das prioridades da missão 1.

O governo também quer adensar a cadeia de produção de fertilizantes e biofertilizantes e fortalecer a produção nacional de máquinas agrícolas e suas partes e componentes.

A cerimônia também marca a inclusão do Banco do Brasil ao Plano Mais Produção (P+P) como novo braço de financiamento da NIB. As linhas de crédito do banco destinadas à NIB somam R$ 101 bilhões.

Outras medidas

Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto criando o Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e Agroecologia. A iniciativa tem como objetivo promover ações de pesquisa e inovação voltadas para a Agricultura Familiar, com ênfase na transição agroecológica.

Na cerimônia, também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos para a ampliação do desenvolvimento e acesso a máquinas e equipamentos adequados para a agricultura familiar brasileira.

 

 

CNN Brasil

Lula exonera ministros para apresentação de emendas no Congresso

0
Brasília (DF) 01/11/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assina decreto para GLO em portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nesta terça-feira (3/12), três ministros em meio à apresentação de emendas no Congresso Nacional.

Os afastados dos cargos são:

  • Carlos Fávaro (na foto em destaque com Lula), ministro da Agricultura, que é senador;
  • André Fufuca, ministro do Esporte, que é deputado federal;
  • Celso Sabino, ministro do Turismo, que é deputado federal.

Dessa forma, os três deverão ficar fora do governo federal apenas enquanto empenham suas fatias do orçamento no Congresso.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a liberar as emendas parlamentares, importante mecanismo de negociação entre Executivo e Legislativo.

Tradicionalmente, essa parte do orçamento é utilizada para fazer acordos entre os Poderes e viabiliza apoio na votação de projetos na Câmara dos Deputados e no Senado.

Ainda restam R$ 5,4 bilhões em emendas de comissão que podem ser manobradas por apoio. Neste fim de ano, a poucas semanas do recesso parlamentar, a prioridade do governo Lula é aprovar o pacote de corte de gastos, enviado ao Legislativo como uma proposta de emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLP).

A ala econômica prevê, com as medidas, economizar R$ 327 bilhões de 2025 a 2030. A curto prazo, a revisão deseja poupar R$ 70 bilhões em 2025 e 2026.

Além disso, o Congresso analisará até o fim do ano a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

Metrópoles 

Remontagem de espetáculo da década de 80 será apresentado gratuitamente em Juazeiro nesta quinta-feira (05)

0

O projeto Releituras Cênicas vai realizar nesta quinta-feira, 05, a apresentação do espetáculo “Auto da Barca do Rio das Lágrimas de Irati”, em Juazeiro-BA. O evento aberto ao público será no Vaporzinho, Orla 2 da cidade, às 20h. Também haverá uma sessão especial no mesmo dia, às 17h, para alunos de escolas públicas da região.

Entre os meses de setembro e novembro deste ano, o projeto desenvolveu uma série de atividades artísticas e culturais voltadas para a população do Vale do São Francisco – especialmente para a cidade de Juazeiro. Foram oferecidas oficinas gratuitas de artes cênicas para estudantes de escolas públicas, oriundos de populações rurais e quilombolas do município baiano.

“Auto da Barca do Rio das Lágrimas de Irati” foi apresentado em Juazeiro, pela primeira vez, em 1983, como resultado das experiências da dramaturga e atriz baiana, Jurema Penna (1926-2001), por meio do projeto Chapéu de Palha, que tinha como principal objetivo a disseminação do teatro no interior da Bahia, incentivando a valorização da identidade cultural local.

Agora, o espetáculo retorna à cidade com uma nova montagem, abordando temas ligados ao imaginário popular, às lendas, mitos e histórias locais, e reforça a importância do saber tradicional na construção da narrativa da sociedade. Além disso, propõe a valorização dos símbolos culturais que diferenciam e personificam a cultura local das cidades de Juazeiro e Petrolina.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Serviço:

Apresentação para público em geral do espetáculo
“Auto da Barca do Rio das Lágrimas de Irati”

Data: 05/12/24
Horário: 20h
Local: Vaporzinho (Orla 2 de Juazeiro)