Preto no Branco

26356 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Após queixas de usuários, AMTT se manifesta sobre condutas da empresa Atlântico que faz o transporte público em Juazeiro

0

 

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), após críticas de usuários do transporte coletivo de Juazeiro sobre o serviço prestado pela empresa Atlântico, se manifestou em nota enviada ao PNB. Eles apresentam como principais insatisfações, o descumprimento dos horários dos ônibus e o tratamento dado aos usuários.

A autarquia informou que “tem intensificado a fiscalização do transporte coletivo no município, observando o estado de conservação dos veículos, o cumprimento dos horários das viagens, o funcionamento do ar-condicionado, dos elevadores e da campainha de parada, entre outros itens. Sempre que é identificado o descumprimento de algum desses requisitos, a AMTT notifica a empresa responsável pelo transporte coletivo em Juazeiro, cobrando a resolução do problema o mais rápido possível. As fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias têm contribuído para atrasos nos horários dos ônibus. A Avenida Raul Alves, local de grande fluxo de veículos, faz parte do itinerário da linha do Residencial Dr. Humberto, o que também pode contribuir para possíveis atrasos”.

A AMTT afirmou ainda que “irá notificar a empresa para que as catracas sejam desbloqueadas antes do horário de saída dos veículos, viabilizando o cumprimento dos horários e proporcionando maior conforto aos usuários”.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes disponibiliza canais de comunicação com a população para reclamações, denúncias e sugestões. Por meio da linha fixa (74) 3611-8836, o usuário pode falar com o setor administrativo, que encaminhará a demanda. Para ocorrências de trânsito, o contato é pelo disk (74) 3025-9007.

Reclamações

“Nesta semana, o ônibus que faz a linha das 22h30, passando pelos bairros Dr. Humberto, Residencial São Francisco e Dom José Rodrigues, só tem passado por volta das 23h, no mínimo. Esse atraso recorrente tem gerado transtornos, especialmente para os estudantes que utilizam o transporte à noite e relatam se sentirem inseguros ao permanecerem esperando no terminal”, declarou uma usuária.

Também em contato com o PNB, outra usuária que utiliza diariamente a linha do Residencial Praia do Rodeadouro criticou uma suposta proibição por parte da empresa.

“Essa nova empresa de ônibus fica humilhando os passageiros de tudo quanto é jeito. Nos dias de sol forte, a gente chega no ponto onde não há nenhum tipo de cobertura, e mesmo o ônibus já estando parado e faltando apenas 10 a 5 minutos para ele sair, nós não podemos entrar no veículo. A gente fica no sol quente esperando, o condutor só abre na hora que está marcada a saída. Além disso, nunca sai no horário previsto, sempre sai atrasado. E agora, esses dias de chuva estão sendo outro terror. Logo cedo, a gente sai correndo de casa para o ponto, fica esperando o ônibus. Quando ele chega, faltando 10 minutos para sair, não abre a porta para o passageiro entrar de jeito nenhum. A gente fica tudo aqui na chuva. Ontem, o motorista disse que ligou para a empresa avisando que faltava só 5 minutos de saída e perguntando se podia abrir a porta, e foi avisado que não podia abrir. Resultado: ficamos todos molhados. Eu mesma cheguei ao trabalho encharcada. Não entendo o motivo dessa proibição. Isso, para mim, é uma humilhação”.

 

Redação PNB 

Em nota, Diretório do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Petrolina se manifesta sobre a Operação Vassalos: “Que as investigações avancem”

0

O Diretório Municipal do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Petrolina, em nota, manifestou indignação diante dos fatos investigados na Operação Vassalos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no último dia 25 de fevereiro, que apura possíveis crimes licitatórios, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

“Esperamos que as investigações avancem com seriedade e responsabilidade. Se confirmadas irregularidades, que haja responsabilização na forma da lei, recuperação do dano ao erário e reparação social aos territórios atingidos”.

Confira nota:

O Diretório Municipal do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Petrolina vem a público manifestar indignação diante dos fatos investigados na Operação Vassalos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 25 de fevereiro de 2026, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo nota oficial da PF, a operação apura possíveis crimes licitatórios, peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão.

De acordo com informações amplamente divulgadas na imprensa, as medidas atingem figuras centrais do grupo político historicamente dominante em Petrolina, incluindo o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e os seus filhos Miguel Coelho (ex-prefeito de Petrolina) e Fernando Coelho Filho (deputado federal). Ainda conforme noticiado, a investigação aponta suspeitas de direcionamento de recursos federais (inclusive emendas parlamentares) e de contratos para beneficiar a empresa Liga Engenharia Ltda., mencionada como vinculada a familiares, com indícios de favorecimento e desvio de valores.

Sublinhamos nosso entendimento de que investigação não é sentença. Defendemos o devido processo legal, o amplo direito de defesa e a presunção de inocência. Mas defendemos, com a mesma firmeza, que ninguém se coloque acima da lei e que o dinheiro não seja escudo para capturar o Estado, sabotar a transparência e transformar orçamento público em balcão privado.

Petrolina conhece, no cotidiano, a consequência social dessa captura: obras sem planejamento e sem qualidade; ausência de drenagem e saneamento; esgoto a céu aberto corroendo o asfalto e a dignidade. Quando a política urbana vira atalho para contratos, quem perde é a classe trabalhadora. Perdemos em saúde, mobilidade, segurança, educação, renda e tempo de vida.

Por isso, aplaudimos a Operação Vassalos, conduzida pela PF sob controle jurisdicional do STF, como expressão de uma conquista democrática do povo brasileiro: instituições funcionando sem tutela de oligarquias locais. Nos governos federais do PT, a autonomia técnica da PF tem sido defendida e praticada como princípio republicano. Não para proteger aliadas, mas para proteger a democracia e o interesse público. Esse compromisso com investigação sem interferência que precisa ser reconhecido e aprofundado.

Do mesmo modo, é preciso reconhecer o papel do STF no enfrentamento de mecanismos estruturais de corrupção e de abuso do poder econômico. O julgamento que declarou inconstitucional o “orçamento secreto”, por exemplo, afirmou explicitamente que a destinação de recursos públicos deve obedecer a parâmetros republicanos de publicidade e controle social, sem anonimato e sem atalhos.

O povo de nossa cidade deu a ampla maioria de seus votos aos candidatos do PT nas últimas eleições presidenciais, o que, esperamos, se repetirá em 2026, na reeleição do Presidente Lula. Nesse sentido, o PT Petrolina reafirma seu compromisso, nesta cidade, com as instituições republicanas e com controle social e popular das políticas estatais: transparência ativa, fiscalização permanente, participação popular na definição de prioridades e políticas públicas que enfrentem a desigualdade territorial, começando pelo básico que muda a vida (saneamento, drenagem, mobilidade, iluminação, escolas, saúde e justiça socioambiental nas periferias).

Esperamos que as investigações avancem com seriedade e responsabilidade. Se confirmadas irregularidades, que haja responsabilização na forma da lei, recuperação do dano ao erário e reparação social aos territórios atingidos.

Petrolina merece justiça, respeito e gestão pública orientada pelo interesse coletivo e merece, como todo o povo de nosso Brasil, mais representantes no Legislativo e Executivo, comprometidas com o povo e com a democracia substantiva. Convocamos cada pessoa de nossa cidade a lembrar disso nas urnas!

Petrolina (PE), 05 de março de 2026
Diretório Municipal do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – PT/Petrolina (PE)

Redação PNB

Após paralisação determinada pelo STF, Prefeitura de Juazeiro viabiliza retomada da pavimentação do Monte Castelo

3

 

O que começou como uma promessa de melhoria urbana para os moradores do loteamento Monte Castelo, em Juazeiro, acabou se transformando em um período de incertezas após a paralisação da obra de pavimentação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2024. Agora, segundo informações obtidas com exclusividade pelo portal Preto no Branco (PNB), a obra deverá ser retomada nos próximos dias. O projeto conta com investimento de R$ 4 milhões.

A pavimentação das ruas do loteamento havia sido anunciada na gestão da então prefeita Suzana Ramos e teve início em 17 de julho de 2024, com serviços de terraplanagem nas vias. A intervenção previa a pavimentação asfáltica de cerca de 20 ruas do bairro. Os recursos estavam alocados na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), cabendo ao município indicar as vias a serem contempladas e acompanhar a execução dos serviços.

A iniciativa era financiada por emenda parlamentar do deputado federal Adolfo Viana. Contudo, poucas semanas após o início dos trabalhos, a obra foi suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal, conforme comunicado da própria Codevasf, responsável pela fiscalização do contrato.

A interrupção ocorreu em um contexto nacional marcado por investigações da Polícia Federal envolvendo a destinação e execução de emendas parlamentares para obras públicas. Na mesma época, denúncias relacionadas a possíveis irregularidades em contratos levaram à exoneração do então superintendente regional da Codevasf, Miled Cussa Filho, que declarou publicamente que teria perdido o cargo após comunicar suspeitas aos órgãos de controle.

Com a suspensão judicial e o bloqueio dos recursos vinculados ao projeto, a pavimentação ficou interrompida por meses, frustrando moradores que aguardavam melhorias na infraestrutura urbana do bairro.

Retomada das obras

De acordo com informações apuradas pelo PNB junto à atual gestão municipal, a prefeitura conseguiu viabilizar as condições necessárias para a retomada da obra, após articulações institucionais com a Codevasf e diálogo com a empresa responsável pela execução do contrato.

Segundo apurado pela reportagem, os ajustes administrativos e operacionais necessários já foram encaminhados, o que permitirá que os serviços sejam reiniciados em breve.

Em um comunicado à imprensa, o deputado federal Adolfo Viana informou que durante  encontro com o superintendente da Codevasf, Nino Rangel, na última quarta-feira (4) obteve a confirmação de que a empresa responsável já esteve no local, visitou as ruas e está se organizando para reiniciar os serviços nos próximos dias.

A pavimentação é uma demanda aguardada há anos pelos moradores da comunidade e a expectativa é que, com a retomada dos trabalhos, as intervenções avancem rapidamente, garantindo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população.

Para os moradores, a retomada representa a possibilidade de finalmente ver concluída uma obra aguardada há anos, considerada fundamental para melhorar as condições de mobilidade, reduzir a poeira e a lama nas ruas e valorizar os imóveis da região.

A reportagem seguirá acompanhando o andamento dos serviços e eventuais desdobramentos relacionados à execução da obra.

Redação PNB

Com queda nos índices de mortes violentas, Estado amplia metas do Bahia Pela Paz para 2026

0

 

A Bahia encerrou o ano de 2025 com redução de 13% nos crimes violentos letais e prevê expansão dos Coletivos Bahia Pela Paz para 24 unidades até o fim do ano

A redução dos índices de mortes violentas na Bahia e as metas estabelecidas para 2026 no âmbito do Bahia Pela Paz foram apresentadas nesta terça-feira (3), durante a primeira reunião do ano do Comitê de Governança do programa.

Os dados consolidados de 2025 apontam queda nos principais indicadores de violência no estado, ao mesmo tempo em que o governo projeta a ampliação das ações territoriais.

Em 2025, a Bahia registrou redução de 13% nos crimes violentos letais intencionais e de 9,5% no total de mortes violentas intencionais, além de estabilidade nas mortes por intervenção de agentes do Estado. Já na comparação entre janeiro e fevereiro de 2026 com o mesmo período de 2025, houve queda de 13,7% nas mortes por intervenção policial — índice superior à meta de redução de 10% por semestre estabelecida pelo programa.

Ao comentar os resultados, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o Bahia Pela Paz vem consolidando uma atuação articulada entre diferentes áreas do governo. “Estamos acompanhando de perto os resultados, corrigindo rotas quando necessário e ampliando aquilo que tem dado certo. O Bahia Pela Paz é uma política estruturante para enfrentar a violência letal, prevenir a reincidência e garantir direitos nos territórios mais vulneráveis”, afirmou.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, ressaltou que os números refletem o acompanhamento permanente das ações. “Encerramos 2025 com redução de 13% nos crimes violentos letais intencionais e de 9,5% no total de mortes violentas. Nos dois primeiros meses de 2026, em relação ao mesmo período de 2025, já registramos queda de 13,7% nas mortes por intervenção policial, superando a meta semestral de 10%. Isso mostra que a estratégia está produzindo resultados concretos”, afirmou.

A integração entre as instituições foi destacada como elemento central para a consolidação das políticas públicas na área. O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, ressaltou a importância da articulação institucional. “A articulação entre Executivo, Ministério Público e Judiciário fortalece a prevenção e garante respostas mais qualificadas à sociedade”, afirmou.

No mesmo sentido, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano, destacou o papel do sistema de Justiça na consolidação das ações. “O diálogo institucional é essencial para que as políticas públicas tenham continuidade e efetividade. Quando trabalhamos de forma coordenada, conseguimos dar respostas mais consistentes e contribuir para a pacificação social”, declarou.

Expansão das ações nos territórios

Além da apresentação dos indicadores, foram destacadas as metas de expansão. Os dois Coletivos já implantados somaram mais de 22 mil atendimentos em 2025, com acompanhamento psicossocial, encaminhamentos para a rede pública e ações formativas nos territórios.

O Bahia Pela Paz conta atualmente com 150 profissionais atuando de forma permanente nos bairros, com agenda semanal de atividades e articulação com o sistema de Justiça. A meta do governo é chegar a 24 Coletivos implantados até o final de 2026, consolidando a presença contínua nos territórios e o monitoramento sistemático dos indicadores.

Secom

Prefeito Andrei Gonçalves assumiu a articulação, junto a ANTT e Ministério dos Transportes, da retomada do transporte coletivo entre Juazeiro e Petrolina; serviço foi suspenso há cerca de 2 meses

0

 

Em entrevista ao Programa Preto No Branco na Transrio FM, nesta quinta-feira (5), o diretor presidente da AMTT, Paulo Lima, revelou que o Prefeito Andrei Gonçalves está articulando junto ao Ministério dos Transportes a retomada do transporte coletivo entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Há cerca de 2 meses o serviço foi interrompido, gerando transtornos e prejuízos aos usuários. A falta do transporte público entre as duas cidades vizinhas é algo inédito, já que em tempo algum a população ficou sem o serviço.

Mesmo não sendo de responsabilidade direta do gestor municipal, segundo Paulo Lima, o prefeito “está em Brasília e num diálogo que ocorreu ontem (4), com o Ministro dos Transportes, juntamente com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que é a responsável pelas linhas interestaduais, fez uma solicitação para que a empresa que já disponibiliza o serviço de forma emergencial em Juazeiro, que é a Atlântico, faça também a linha Juazeiro Petrolina para não prejudicar os munícipes”.

Reclamações

Clariane Gomes, moradora de Juazeiro e trabalhadora em Petrolina, relata que, junto a diversos passageiros, está há cerca de dois meses sem o ônibus que fazia a linha interestadual entre os dois municípios, o que tem causado transtornos a quem depende diariamente do transporte para trabalhar.

“ Já tem dois meses que estamos sem ônibus interestadual (Juazeiro–Petrolina). Precisamos de respostas, e o poder público está calado. Sei que não é de competência do município, mas, se já houvesse diálogo, com pressão dos vereadores e debates com os órgãos responsáveis, a situação já teria mudado”, declarou.

Outro usuário também relatou indignação com a falta de medidas para solucionar o problema que afeta os munícipes.

“Precisamos que o poder público esteja atento às causas que vêm prejudicando os juazeirenses. Vamos acordar, Câmara Municipal! Precisamos que isso esteja em pauta, estamos sofrendo. Eu trabalho em Petrolina, mas meus impostos são pagos aqui, minhas compras são feitas no município. Eu e centenas de trabalhadores que atuam do outro lado do rio, mas moram aqui, ajudamos a girar a economia da cidade. Não merecemos trabalhar apenas para pagar transporte por aplicativo diariamente para chegar ao local de trabalho. Temos direito a um transporte público de qualidade e acessível. Assim como os petrolinenses também merecem. Clamamos por uma solução”, disse.

Suspensão da linha

O serviço foi interrompido no último dia 19 de janeiro após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) identificar a operação irregular pela empresa Atlântico Transporte.

Desde então, estudantes e trabalhadores que dependem diariamente do transporte para se deslocar entre os dois municípios têm sido impactados diretamente.

A ANTT esclareceu que o serviço interestadual entre Juazeiro e Petrolina está regularmente autorizado para operação apenas pela empresa JOAFRA, constando como ativo nos registros da agência. No entanto, esclareceu que a Atlântico Transporte, que vinha operando a linha após um acordo com a Joafra, não possui autorização vigente para operar a linha.

 

Redação PNB

Deputado Roberto Carlos viabiliza ônibus escolar para Itiúba em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura

0

O município de Itiúba recebeu um importante reforço para a educação pública nesta semana. Através de emenda parlamentar do deputado Roberto Carlos, em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues, foi entregue um novo ônibus escolar que garantirá mais segurança e conforto para os estudantes da zona rural e urbana.

A conquista é fruto de uma articulação direta entre o gabinete do deputado e a gestão municipal, contando com o empenho decisivo do prefeito Zé do Rádio, do secretário municipal André Castro e da vereadora Aurora. O novo veículo visa reduzir a evasão escolar e facilitar o acesso dos jovens às unidades de ensino, superando as barreiras geográficas da região.

O Deputado Roberto Carlos destacou a importância de investir na base do desenvolvimento social:

“Sabemos que o futuro de Itiúba passa, obrigatoriamente, pela educação. Esse ônibus é fruto de nossa emenda parlamentar e do trabalho conjunto com o governador Jerônimo, mas nada disso seria possível sem o empenho incansável do prefeito Zé do Rádio e o apoio de André Castro e Aurora. Estamos garantindo que o filho do trabalhador tenha dignidade e segurança para chegar à escola e realizar seus sonhos”, afirmou o parlamentar.

A entrega reforça o compromisso do grupo político em fortalecer a infraestrutura educacional de Itiúba, unindo forças entre o Legislativo Estadual e a administração municipal para levar benefícios diretos à população.

Ascom

SEC convoca mais 146 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial do Estado, o segundo edital de convocação SEC/SUDEPE nº 13/2025 chamando mais 146 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a função de professor da Educação Básica. Estes e demais profissionais que ainda serão convocados atuarão nas unidades escolares da rede estadual, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), com duração de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, com carga horária de 20 horas semanais para todas as funções.

Os candidatos convocados deverão encaminhar, a partir desta sexta-feira (6) até 19 de março, os documentos digitalizados para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação (CPM). Entre os documentos que deverão ser apresentados estão o diploma de conclusão do curso exigido para a função, documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, declaração de não acúmulo de cargos e certidões negativas.

Além do envio eletrônico, os candidatos aprovados deverão realizar a entrega presencial da documentação, em original e fotocópia, para conferência. Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 – Salvador deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Já os candidatos aprovados para atuar no interior do Estado  comparecer às sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) correspondentes, respeitando os horários estabelecidos para atendimento em cada unidade.

Conforme o edital, o não atendimento à convocação, seja por ausência, envio incompleto da documentação ou fora do prazo estipulado, implicará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo alegado. Todas as orientações detalhadas estão disponíveis nos editais publicados no Portal da Educação. Em 15 de janeiro foi realizada a publicação do primeiro edital de convocações, contemplando 897 candidatos, dos quais 741 apresentaram a documentação necessária e se encontram em fase de ingresso. Outros 156 não compareceram.

De acordo com a SEC, a demanda decorre da necessidade de recomposição do quadro de professores como medida necessária para garantir a manutenção das atividades escolares, evitar prejuízos ao calendário letivo e assegurar a continuidade da oferta educacional em todas as unidades da rede estadual. A demanda de contratação e substituição de professores poderá resultar em novas convocações.

Ascom SEC

Bahia sedia debate latino-americano e reforça a educação como caminho no enfrentamento ao feminicídio

0

A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva, destacou o papel estratégico da Educação no enfrentamento ao feminicídio e às desigualdades de gênero no Brasil. Para a dirigente da CNTE, o debate sobre a violência contra as mulheres precisa ocupar espaço permanente nas unidades escolares como estratégia de prevenção e transformação cultural. Ela avalia que o ambiente educacional é decisivo para romper ciclos históricos de opressão e construir novas referências sociais. “Se há uma epidemia hoje, no país, é a violência contra as mulheres, e precisamos enfrentar este problema com políticas que funcionem de forma permanente”, afirma.

A declaração aconteceu durante sua participação no Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras da Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), que acontece na capital baiana até esta quarta-feira (4), no Hotel Fiesta, e reúne representantes de 12 países. Ainda segundo a dirigente, a escolha da Bahia para sediar o evento reflete o reconhecimento das políticas públicas do Governo do Estado que articulam equidade, direitos das mulheres e formação cidadã como eixos estruturantes da rede estadual de ensino.

Fátima Silva também ressalta que a experiência baiana demonstra como as políticas educacionais integradas às ações voltadas às mulheres podem produzir mudanças concretas. Para ela, ao promover projetos estruturantes que discutem respeito, igualdade e direitos humanos nas escolas da capital e do interior, o Estado consolida uma agenda que dialoga com os desafios contemporâneos da América Latina. “Aqui, existe um governo que desenvolve políticas públicas para as mulheres e incorpora a equidade como eixo estruturante da educação”, avalia.

O encontro internacional amplia a troca de experiências entre educadoras e fortalece estratégias conjuntas de organização sindical, financiamento educacional e defesa da escola pública democrática. Na avaliação da presidenta da CNTE, a articulação entre países latino-americanos é fundamental para proteger conquistas sociais e assegurar que a formação crítica de crianças e jovens seja prioridade nas políticas públicas.

Ao citar o educador Paulo Freire, Fátima reforça que investir na aprendizagem é condição indispensável para transformar realidades e prevenir violências. Para ela, nenhuma sociedade avança sem compromisso contínuo com a formação cidadã e com a consolidação de uma cultura de respeito. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco a sociedade se transforma sem a educação”, declara.

Ascom/SEC

Encontros fortalecem educação pública e ampliam articulação entre Bahia e América Latina, em Salvador

0

Salvador sedia dois grandes eventos voltados à educação: o Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras da Educação – Internacional da Educação América Latina, realizado nesta terça (3) e quarta-feira (4), e o Encontro da Rede de Trabalhadores da Educação, iniciado na segunda-feira (2) e com programação até quinta (5). As atividades reúnem, no Hotel Fiesta, representantes nacionais e internacionais para debater democracia, políticas públicas e regime de colaboração. A agenda integra o Seminário Internacional de Educação e mobiliza cerca de 700 participantes.

Na abertura do encontro internacional, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou o cenário global de instabilidade democrática. “Vivemos uma tensão permanente sobre o significado da democracia e dos direitos humanos”, afirmou. Ela alertou para o avanço de discursos autoritários e para o impacto da desigualdade na América Latina. “A democracia só se concretiza com políticas públicas que garantam dignidade”, declarou.

A ministra das Mulheres do Brasil, Márcia Lopes, ausente por questões de saúde, enviou uma declaração, lembrando que, embora as mulheres sejam maioria na base do sistema educacional, ainda enfrentam barreiras estruturais que limitam sua presença nos espaços de poder. “Democracia exige mais que voto. Requer representação, igualdade de oportunidades e enfrentamento a todas as formas de violência de gênero”, reforçou em sua mensagem direcionada ao evento.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, ressaltou o simbolismo de sediar o encontro na Bahia, especialmente no mês das mulheres. “Este espaço reafirma o nosso compromisso com a valorização das trabalhadoras da Educação e com a luta por igualdade”, pontuou. A gestora também destacou o protagonismo estudantil e a construção de uma escola inclusiva. “Queremos meninas ocupando todos os lugares de decisão”, disse.

Também representando o chefe do executivo baiano, a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, enfatizou a relação entre educação e equidade. “A democracia plena exige a participação efetiva das mulheres nos espaços de poder”. Ela apresentou ações desenvolvidas em parceria com a SEC, como o projeto Oxe, Me Respeite. “A escola é território estratégico para romper violências e afirmar direitos”, destacou.

A programação internacional inclui painéis, oficinas e debates sobre financiamento, organização sindical e enfrentamento às desigualdades, promovendo integração latino-americana. As discussões dialogam com a defesa de uma educação pública democrática e socialmente referenciada. O intercâmbio de experiências visa fortalecer redes de cooperação e amplia estratégias conjuntas.

Articulação estadual e fortalecimento do regime de colaboração

Paralelamente, o Encontro da Rede de Trabalhadores da Educação aprofunda o debate sobre o Sistema Nacional de Educação e os planos estadual e municipais. A secretária Rowenna Brito destacou a importância da agenda para consolidar políticas estruturantes. “Estamos alinhando estratégias para garantir direitos e fortalecer a qualidade do ensino em todo o território baiano”, afirmou.

O presidente da Federação de Trabalhadores da Educação e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Valdir Silva, reforçou a relevância dos dois eventos. “São momentos decisivos diante das mudanças na legislação e do cenário internacional desafiador”. Ele destacou a necessidade de planejamento articulado entre Estado e municípios. “Precisamos construir caminhos que assegurem avanços consistentes para a educação pública na Bahia”, concluiu.

Ascom/SEC