Redação

33337 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Juazeiro, Aqui Tem Forró leva tradição junina para Abóbora e Alfavaca neste fim de semana

0

A programação do “Juazeiro, Aqui Tem Forró” segue movimentando a zona rural de Juazeiro neste fim de semana com duas noites dedicadas à valorização da cultura nordestina. Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), a festa chega às comunidades de Abóbora, no sábado (27), e Alfavaca, no domingo (28), reunindo moradores e visitantes em mais uma etapa dos festejos juninos.

No sábado (27), a comunidade de Abóbora recebe a programação a partir das 19h. A noite será animada pelos shows de Mário Santos, Thiago Carvalho e Mega Top, levando muito forró e tradição ao público.

Já no domingo (28), será a vez de Alfavaca celebrar o São João. A programação começa no início da noite com a apresentação das quadrilhas juninas Luar do Sertão, Arroche o Nó e Estrela do Sertão. Já a festa tem início às 21h30 com Xamego Tropical e segue com Matheus do Acordeon, garantindo muito arrasta-pé e animação para moradores e visitantes.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” integra o calendário junino do município e segue levando cultura, música e lazer para a sede e o interior, fortalecendo as tradições populares e promovendo momentos de confraternização entre as comunidades.

Além das apresentações musicais, os festejos mantêm viva uma das maiores expressões da cultura nordestina, valorizando os artistas, incentivando a participação popular e reforçando a tradição do São João nas comunidades rurais de Juazeiro.

A programação do “Juazeiro, Aqui Tem Forró” será encerrada no dia 11 de julho, no bairro Tabuleiro, com shows de Mazinho Nunes, Ricardinho & Gláucia e Juá com Mel.

Ascom

“As máquinas e os trabalhadores sumiram”: moradores do NH2 cobram retomada de obra de asfaltamento na zona rural de Juazeiro; Soest responde

0

Moradores da comunidade NH2, localizada no distrito do Projeto Curaçá, zona rural de Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para relatar a paralisação das obras de asfaltamento da via principal da localidade. Segundo eles, os serviços foram iniciados há mais de três meses, mas acabaram sendo interrompidos sem qualquer explicação à comunidade.

“A comunidade está muito angustiada porque faz três meses, ou mais, que começaram a obra de asfaltamento da via e, do nada, as máquinas foram embora, os trabalhadores foram embora, sem finalizar a obra”, relatou um morador.

Os moradores afirmam que parte das calçadas foi demolida para a execução do serviço, mas o trabalho não teve continuidade. “Começaram a arrebentar as calçadas do povo e não continuaram a obra. Está lá tudo parado, e o trabalho que foi feito será todo perdido. A gente acredita que vai ter que começar tudo de novo”, disse.

A população também questiona a aplicação dos recursos públicos.

“É dinheiro público jogado fora. Fizeram meio-fio e foram embora. É lamentável, é triste. A gente tinha esperança de que, com essa gestão, as coisas fossem melhorar, mas infelizmente não estou sentindo, não estou percebendo isso”, desabafou outro morador.

A comunidade crítica ainda a falta de informações sobre quando os serviços serão retomados. “Ninguém sabe quando vão voltar e se vão voltar. É um total desrespeito com a comunidade”, acrescentaram.

Encaminhamos os relatos para a Secretaria de Obras Estruturantes. Em nota, a Soest informou que “a obra de pavimentação da comunidade NH2, no Projeto Curaçá, será retomada na primeira semana do mês de julho. A interrupção temporária ocorreu em razão do aumento dos custos dos insumos utilizados no asfalto, o que impactou o cronograma da empresa responsável pela execução dos serviços. A secretaria reforça que a comunidade não terá qualquer prejuízo, uma vez que a empresa dará continuidade e concluirá a obra conforme previsto”.

Redação PNB

Secretaria de Saúde de Juazeiro reforça prazo final para pesagem obrigatória do Bolsa Família

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família sobre a última oportunidade para realização da pesagem obrigatória referente ao acompanhamento das condicionalidades de saúde do primeiro semestre de 2026.

A ação é fundamental para a atualização das informações das famílias junto ao programa e garante a manutenção do acompanhamento de saúde dos beneficiários. Para atender à demanda daqueles que ainda não realizaram o procedimento, a Sesau disponibilizou novas datas para a pesagem: 29 e 30 de junho e 1º de julho, das 8h30 às 12h.

O atendimento será realizado no SAMU de Juazeiro, localizado na Rodovia Lomanto Júnior, nº 797, bairro Castelo Branco.

Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos:

* RG;
* Número de Identificação Social (NIS);
* Cartão de vacinação de todos os membros da família;
* Cartão do SUS de todos os membros da família.

A Sesau reforça a importância de que os beneficiários compareçam dentro do prazo estabelecido, evitando pendências no acompanhamento exigido pelo programa. A pesagem é uma das condicionalidades do Bolsa Família e contribui para o monitoramento da saúde das famílias atendidas.

A Secretaria orienta que os usuários levem toda a documentação necessária para agilizar o atendimento e garantir a atualização cadastral sem intercorrências.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro promove 1ª Feira Municipal de Saúde com consultas, exames e procedimentos especializados

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizará a 1ª Feira Municipal de Saúde, uma grande ação voltada à ampliação do acesso da população aos serviços especializados de saúde. O evento acontecerá entre os dias 29 de junho e 15 de julho, no Juá Garden Shopping, reunindo consultas, exames, procedimentos e encaminhamentos em diversas especialidades médicas.

A iniciativa tem como objetivo reduzir filas de espera, fortalecer a assistência especializada e aproximar ainda mais os serviços de saúde da população juazeirense.

Durante a feira, serão ofertadas consultas e atendimentos em especialidades como Endocrinologia, Neurologia Adulto e Pediátrica, Cardiologia Adulto e Pediátrica, Reumatologia, Pneumologia Adulto e Pediátrica, Mastologia, Dermatologia, Alergologia Adulto e Pediátrica, Hematologia Adulto e Pediátrica, Gastroenterologia Adulto e Pediátrica, Geriatria, Pediatria, Angiologia, Nefrologia, Urologia e Proctologia, além da realização de pequenas cirurgias.

A programação também contempla a oferta de exames de apoio diagnóstico, incluindo exames laboratoriais, ultrassonografias, radiografias e ressonância magnética com e sem contraste, ampliando o acesso da população a procedimentos essenciais para diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde.

Os usuários interessados em participar da ação deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde serão realizados os agendamentos para consultas, exames e demais atendimentos disponibilizados durante a feira.

Além disso, a iniciativa contará com a realização e agendamento de procedimentos cirúrgicos em áreas como Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Cirurgia Pediátrica e Cirurgias Urológicas, incluindo vasectomia e postectomia. Neste caso, o agendamento será realizado pelo setor de Cirurgia Eletiva e Exames Especializados da Sesau, especificamente para pacientes que já possuem laudos emitidos pelo setor.

A expectativa da Secretaria de Saúde é beneficiar centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais agilidade no acesso aos serviços especializados e reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação e a qualificação da assistência à saúde.

A Sesau orienta a população a procurar sua UBS para obter informações sobre critérios de participação, documentação necessária e disponibilidade dos serviços ofertados.

Ascom

Ex-funcionários da IGA cobram pagamento de rescisões e salários atrasados em Juazeiro: “Estamos precisando deste dinheiro”

0

Ex-funcionários da empresa IGA, que atuava no sistema de cogestão das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) junto à Prefeitura de Juazeiro, voltaram a procurar o Portal Preto no Branco para denunciar o atraso no pagamento das verbas rescisórias e dos dias trabalhados antes do encerramento das atividades da empresa. O distrato foi realizado no dia 10 de abril, no entanto, passados mais de dois meses, eles afirmam que ainda não receberam nem a rescisão contratual nem os salários referentes aos dez dias trabalhados antes do fim do vínculo com a empresa.

“Sou um dos motoristas contratados pela IGA. Até hoje não recebi o dinheiro da rescisão. Já fui ao Ministério do Trabalho e nenhuma resposta foi dada até o momento. Não tomam uma providência contra a empresa que deixou muitos trabalhadores na mão. Estamos precisando desse dinheiro”, desabafou um ex-funcionário.

Os trabalhadores também reclamam da falta de respostas sobre o caso.
“A empresa IGA, o Ministério do Trabalho e a prefeitura se calaram sobre essa situação. Ninguém se manifesta ou se posicionam sobre os pagamentos. A demora no pagamento tem causado dificuldades financeiras para diversas famílias que dependiam dos valores para honrar compromissos e custear despesas básicas”, relatou outro profissional.

Estamos encaminhando novamente o caso à Secretaria de Saúde de Juazeiro e à Gerência Regional do Trabalho e Emprego, em busca de respostas.

Relembre

Em maio deste ano, após reclamações e cobranças de moradores, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que na ocasião estava em curso um processo criterioso de encontro de contas entre a Secretaria e a empresa IGA, conduzido com responsabilidade, transparência e rigor técnico. “Esse procedimento é indispensável para a correta apuração de valores, garantindo a conformidade administrativa e legal dos repasses públicos”, explicou o órgão

Na ocasião, a Secretaria reforçou ainda que não era possível realizar qualquer repasse financeiro à empresa antes da conclusão integral desse processo. “Somente após a finalização do encontro de contas, e com a devida validação dos dados, os pagamentos poderão ser efetuados, permitindo que a empresa cumpra com suas obrigações.
A Sesau reforça seu compromisso com a lisura na gestão dos recursos públicos e com a garantia da continuidade dos serviços de saúde prestados à população”, concluiu a SESAU na época.

Redação PNB

Padres da Diocese de Petrolina ficam feridos em acidente na cidade de Serra Talhada

0

Dois padres da Diocese de Petrolina ficaram feridos em um acidente registrado na tarde desta quarta-feira (24), no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. os sacerdotes identificados como padres Carlos Augusto Faria Ribeiro e Marcos Antônio Guimarães foram socorridos e permanecem internados sob observação médica.

Conforme informações divulgadas pela Diocese de Petrolina, o bispo Dom Antônio Carlos Cruz Santos e membros do clero acompanham a situação e monitoram o estado de saúde dos religiosos. Os padres Lucas Silva e José Mateus seguiram para Serra Talhada para prestar apoio e acompanhar de perto o atendimento aos colegas.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do acidente nem boletins médicos atualizados sobre o estado de saúde dos sacerdotes.
A Diocese de Petrolina informou que novas informações deverão ser divulgadas por meio de seus canais oficiais à medida que houver atualizações do quadro clínico dos padres.

Redação PNB

Moradores alertam sobre mau cheiro e riscos à saúde provocados por curral no bairro Itaberaba, em Juazeiro

0

Moradores do bairro Itaberaba, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, procuraram o Portal Preto no Branco para denunciar as condições de um espaço utilizado para a criação de gado localizado entre residências da Rua Prefeito Arnaldo Vieira do Nascimento. Segundo eles, o local estaria funcionando sem a devida manutenção, causando transtornos diários à vizinhança.

“Gostaríamos de registrar uma reclamação sobre um espaço utilizado para criação de gado que fica entre as casas da comunidade. O curral está em condições inadequadas de higiene, com acúmulo de sujeira e sem limpeza frequente. O mau cheiro é muito forte e tem causado bastante desconforto para quem mora perto”, relatou um morador.

Os moradores também afirmam que existe uma área próxima com entulhos acumulados, o que tem gerado preocupação entre as famílias da região.

“Além do curral, há uma área cheia de entulhos, favorecendo a proliferação de insetos e podendo trazer riscos à saúde da população. Essa situação já acontece há bastante tempo e vem prejudicando significativamente a qualidade de vida dos moradores”, acrescentou.

Diante do problema, a comunidade pede a atuação dos órgãos responsáveis. “Pedimos, por gentileza, que seja realizada uma vistoria e que sejam tomadas as providências cabíveis para solucionar o problema, garantindo melhores condições de higiene, saúde e bem-estar para todos”, solicitaram os moradores.

Encaminhamos as reclamações para a Secretaria de Ordenamento Urbano e Habitação de Juazeiro e aguardamos uma resposta.

Redação PNB

TSE registra salto de 335% em ações judiciais sobre pré-campanha em 2026

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou a abertura de 135 ações jurídicas contestando atos de pré-campanha eleitoral no período compreendido entre 1º de janeiro deste ano e a data atual. O montante reflete uma escalada de 335% na judicialização do debate político preventivo quando comparado ao mesmo intervalo do último pleito geral, em 2022, ocasião em que a Corte eleitoral havia recebido apenas 31 processos dessa natureza.

O fluxo de representações na Corte é liderado pelas frentes jurídicas do PT e do PL, partidos vinculados, respectivamente, às pré-campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Flávio Bolsonaro.

A principal força motriz por trás desse adensamento de litígios é o combate ao uso irregular de ferramentas de inteligência artificial (IA). A tecnologia, que não possuía o mesmo nível de sofisticação ou disseminação no ecossistema político de anos anteriores, tornou-se o epicentro das disputas nos tribunais, gerando uma onda de denúncias sobre desinformação automatizada, montagens fraudulentas e abuso dos meios de comunicação digital antes mesmo do período oficial de propaganda.

Bahia BA

Juremal abre programação do Juazeiro, Aqui Tem Forró nos distritos e celebra fortalecimento do São João do interior

0

A tradição junina ganhou força na zona rural de Juazeiro na noite desta terça-feira (23), quando Juremal se tornou o primeiro distrito a receber a programação do “Juazeiro, Aqui Tem Forró”. Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o evento reuniu moradores e visitantes em uma noite marcada pelo forró, pela valorização da cultura popular e pelo reencontro das famílias em torno das tradições nordestinas.

Com apresentações de Sérgio do Forró, Skema 2 e Trio Granah, a festa levou animação ao distrito e marcou o início da programação junina na zona rural, que seguirá percorrendo outras comunidades do município.

Além da programação musical, os festejos em Juremal também carregam um forte significado cultural e religioso para a comunidade. O distrito celebra seu padroeiro, São João Batista, com uma programação que reúne novenários, missas e a tradicional procissão pelas ruas da localidade. As celebrações religiosas se encerram no dia 24 de junho, data dedicada ao santo, reforçando a união entre fé, tradição e identidade cultural que marcam o período junino no interior de Juazeiro.

Para a administradora de Juremal, Rose Cerqueira, a retomada dos festejos representa um importante resgate cultural para a comunidade e para todo o município.
“a gente fica muito feliz de ver a Prefeitura de Juazeiro resgatando o São João do interior, principalmente o São João de Juremal, que já tem uma tradição de muitos anos, a festa do nosso padroeiro. É maravilhoso a gente estar aqui com toda essa estrutura que a prefeitura tem oferecido, coisa que há muito tempo a gente não via. As pessoas comemorando em família, festejando o São João do interior conforme tem que ser. Eu acho que isso é extremamente importante, não apenas para Juremal, mas para o município de Juazeiro como um todo. O resgate dessa cultura do São João do interior é extremamente importante”, destacou.

Quem participou da festa também aprovou a iniciativa. A visitante Carolina Rabelo ressaltou a importância da programação cultural levada ao distrito.
“Estou muito feliz de estar aqui hoje. Adorei a programação e achei muito legal trazer esse aspecto cultural também aqui para Juremal. É uma coisa muito interessante e a gente está aqui só dançando pé de serra. Está bom demais, São João é isso mesmo”, afirmou.

Já Antônio Macedo destacou o clima festivo e a participação popular, “É uma honra festejar aqui o São João de Juremal. Não é a primeira vez que a gente vem, já é o terceiro ano seguido. É uma festa muito animada, que reúne bastante gente. Saber que a prefeitura ajudou nesse processo é mais legal ainda, porque o povo gosta demais disso”, comentou.

O “Juazeiro, Aqui Tem Forró” segue fortalecendo as tradições juninas na sede e no interior do município, promovendo cultura, lazer e integração entre as comunidades durante o período mais tradicional do calendário nordestino.

Confira as próximas datas do Juazeiro, Aqui Tem Forró:

27/06 (sábado) – Abóbora
Mário Santos
Thiago Carvalho
Mega Top
28/06 (domingo) – Alfavaca
Xamego Tropical
Matheus do Acordeon

11/07 (sábado) – Tabuleiro
Mazinho Nunes
Ricardinho & Gláucia
Juá com Mel

Ascom