Chegamos ao último dia de 2017 e para relembrar um pouco do que foi notícia este ano no portal Preto No Branco, separamos as dez matérias mais lidas nesses doze meses que se passaram.
Vamos ao top 10:
1° lugar: Em primeira mão: Prefeitura de Juazeiro acaba de publicar edital para processo simplificado
2017 foi um ano marcado por crise política, moral e financeira. Mas, sempre atenta às necessidades dos nossos leitores e aos fatos da região, nossa equipe trouxe conteúdos com oportunidades de emprego e esperança de uma vida melhor para a população.
2° lugar: Caso Beatriz: Imagem apresentada pela polícia difere muito do retrato falado divulgado há mais de um ano
Desde a sua criação, o PNB vem acompanhando as investigações do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, morta no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina, há mais de dois anos. Além de acompanhar os familiares e amigos da menina nas manifestações em busca de justiça, a nossa equipe se integrou ao movimento que pede respostas aos órgãos de segurança de Pernambuco, tão ineficientes e morosos nas investigações. Denunciamos, corajosamente o descaso com tão brutal crime. Seguramos a bandeira pela justiça, por humanidade e empatia. O PNB é Beatriz Mota! O PNB será sempre pela justiça e pela verdade.
3° lugar: Caso Beatriz: Homem preso em Lagoa Grande, que também seria autor do crime, não confessa e já está em Petrolina-PE
Além de ser um crime ainda sem solução, o caso Beatriz é cercado de crueldade, mistérios e muitas especulações. Preocupada sempre em trazer notícias verdadeiras para os nossos leitores e leitoras, a equipe do PNB tem priorizado sempre pela investigação e apuração dos fatos.
4° lugar: A poesia, Juazeiro, o Velho Chico… estão de Luto: Morre em São Paulo o poeta Manuca Almeida
2017 também foi um ano de perdas e luto. Sofremos e manifestamos nossa profunda tristeza com a partida do poeta Manuca Almeida, autoridade na poesia, nosso parceiro que viu nosso nascer e tanto torceu e colaborou conosco. Gratidão, poeta querido! Dividimos com vocês nosso pesar e sofrimento por tão precoce e significativa perda. Vestimos o luto e nos rendemos em homenagens ao eterno mensageiro do amor, ao irreverente e sonhador Manuquinha. Nosso respeito e admiração, poeta amado! #prasempremanuquinha
O PNB assume posições, emite opiniões e tem lado, custe o que custar. Doa a quem doer. Sem medo de ser parcial, faz o enfrentamento, está na resistência e se junta aos movimentos sociais, a ideologia progressista, defende, irrestritamente os direitos humanos e uma sociedade mais justa e igualitária. O PNB se coloca contra a cultura machista, misógina, homofóbica, racista, opressora e seletiva. A luta das mulheres também é uma causa nossa e durante esse ano, não deixamos de denunciar os casos de violência contra elas, seja quem for O agressor.
6° lugar: Acidente com ônibus de turismo de Petrolina(PE) deixa, pelo menos, duas pessoas mortas
Esse ano também foi marcado, infelizmente, por a imprudência no trânsito na região. Muitos acidentes com vítimas foram registrados no vale do São Francisco, chamando a atenção das autoridades para a necessidade de mais políticas públicas para a prevenção de acidentes automobilísticos.
7° lugar: Caso Beatriz: Em coletiva, Lucinha fala nomes de funcionários do colégio supostamente envolvidos no crime
E o “Caso Beatriz” aparece mais uma vez no nosso top 10, para mostrar que em 2017 também tivemos a coragem de assumir a defesa e dar voz a uma mãe que luta, incansavelmente, por justiça. Esse é o nosso Caso Número 1!
8° lugar: Jovem de apenas 20 anos é assassinada em Juazeiro-BA
Em 2017 também tivemos a triste missão de noticiar pelo menos seis feminicídios que ocorreram em Juazeiro-BA. Mulheres assassinadas pelo machismo.
9° lugar: Violência policial no carnaval de Juazeiro(BA): Professora e familiares denunciam agressões praticadas por PMs
Muitas denúncias de violência policial, principalmente contra negros e negras, chegaram até a nossa redação durante esse ano. As vítimas de tal atrocidade viram em nosso portal um canal onde suas “vozes” poderiam ser ouvidas pela sociedade e autoridades competentes, no intuito de que as injustiças sejam corrigidas.
10° lugar: Morre João Ferreira Martins, o nosso João de Juazeiro
Em 2017, nosso “João Doido” também nos deixou, mas a sua loucura continua pelas ruas de Juazeiro, nos fazendo lembrar que mesmo na saudade, a vida continua e com um pouco do que foi ontem, do que é hoje e do que será amanhã.
Essas dez matéria resumem um pouco do que fomos em 2017. Fomos mais de 1 milhão, trezentos e 20 mil visualizações. Em 2017 também fomos novidade. Com pouco mais de cinco meses no ar, o programa Palavra de Mulher na Web, o primeiro programa multiplataforma do Vale do São Francisco, já é um sucesso de audiência, alcançando mais de 137 mil visualizações, somente na página do Facebook.
Para 2018 desejamos mais opinião, liberdade e atitude. Teremos mais novidades.
Agradecemos a companhia de sempre e convidamos você a fortalecer esse projeto que é nosso, que é seu, que é dos que lutam por liberdade e valorizam o humano que há em cada um de nós.
Feliz ano novo!
Por Yonara Santos