Caos na saúde: após demissão em massa, usuários reclamam que estão sem atendimento nas UBS de Juazeiro; prefeitura responsabiliza determinação do MP

0

Desde o início de dezembro, a Prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia, iniciou uma série de demissões dos profissionais de saúde contratados nas gestões anteriores. A situação, está prejudicando os serviços prestados à população, que sofre com os desfalques e falta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Em contato com o Portal Preto no Branco, usuários de diversas UBS’S reclamaram do desmonte na saúde pública do município.

“O posto de saúde do Palmares/Pedra do Lorde está sem profissionais de saúde desde a semana passada. Vários integrantes da equipe foram demitidos, inclusive a vacinadora. Estamos prejudicados”, reclamou um usuário.

A situação também se repete na UBS do Caic, localizada no bairro Antônio Conselheiro.

“A Técnica de Enfermagem daqui do posto que estava conosco desde de abril, foi demitida sem explicação. Ela era uma profissional excelente e estamos todos decepcionados e sem atendimento. Hoje teve demissão em massa dos outros contratados e a equipe foi desfeita. É muito mais fácil contar quem ficou do que fazer lista dos que foram demitidos. Só temos hoje, dentro do posto, a dentista, o enfermeiro e a recepcionista”, reclamou outra usuária.

Outra moradora reclama que o dentista da UBS do bairro Alto da Aliança está sem atender os usuários por falta de auxiliar.

“Estamos na mesma situação. Quem precisa de atendimento odontológico está sofrendo por falta de profissional. O dentista não pode trabalhar sozinho e não pode fazer nada”, lamentou.

No bairro Parque Residencial, os moradores chegaram a fazer um abaixo-assinado pedindo que a equipe da UBS que atende a comunidade não fosse demitida, já que os profissionais realizaram o último processo seletivo e chegaram a entregar a documentação. Porém, a maioria da equipe foi desligada.

“A equipe fazia todo possível para atender bem a população, até mesmo tirando dinheiro do bolso para que os atendimentos não parassem. Foram demitidos praticamente todos os profissionais, a vacinadora, a enfermeira,  a auxiliar de dentista, o dentista, todos os técnicos, entre outros.  Só restou na unidade a recepcionista, que é concursada e o médico, que foi contratado há dois meses. Ou seja, estamos sem atendimentos”, contou uma usuária.

Na UBS do bairro Quidé, até o momento, uma técnica de enfermagem e uma auxiliar de limpeza já foram demitidas.

“A pergunta agora é: Tem alguma UBS de Juazeiro que está funcionando com a equipe completa? Cadê as autoridades que não vem o que está acontecendo em Juazeiro? A saúde está sendo completamente desmontada. Isso é um atentado à saúde pública, uma vez que a UBS deve ser a porta preferencial do sistema de saúde, devendo ser resolutivo com ações preventivas e curativas”, avaliou um usuário.

Nessa quarta-feira (15), uma usuária da UBS do bairro Novo Encontro já havia chamado a atenção para o problema.

“No postinho de saúde do Novo Encontro não tem vacinadora. As duas profissionais que trabalhavam na unidade foram demitidas e agora estamos sem o serviço. Além disso, a unidade também está sem dentista. Estamos há quase uma semana nessa situação. Há duas semanas a gestão iniciou uma demissão em massa dos profissionais de saúde, prejudicando a nós usuários, que ficamos com um serviço ainda mais precário. Faltou organização, pois se ainda não haviam contratado novos profissionais, não deviam deixar as unidades desfalcadas. Falta competência”, criticou.

De acordo com outra usuária, a profissional de enfermagem da UBS do bairro Novo Encontro também foi demitida. “A prefeitura já pode fechar a porta da UBS”, ironizou.

Ainda ontem, o Coletivo de Saúde do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro-BA, divulgou uma nota de repúdio à politica de gestão da saúde adotada pela Prefeita Suzana Ramos, que demitiu em massa os trabalhadores e trabalhadoras que atendem nas Unidades Básicas de Saúde.

“A prefeita de Juazeiro em uma atitude arbitrária e autoritária demite vários profissionais contratados, muitos com serviços prestados a mais de 18 anos. Hoje a maioria das UBS está vazia com suas equipes desmontadas e sem capacidade de atendimento ao público”.

Confira a nota na íntegra:

Em nota, Coletivo de Saúde do PT repudia politica de gestão da saúde, em Juazeiro, que demitiu em massa trabalhadores do setor

 

Em resposta, a gestão municipal atribuiu as demissões a uma determinação do Ministério Público. O órgão afirmou ainda que foram desligados os “colaboradores temporários da Saúde que estavam com seus contratos vencidos, ou seja, trabalhando irregularmente”.

No final da nota, a prefeitura assume que a medida prejudicou os serviços prestados à população, e diz que “está analisando a situação, buscando todas as maneiras possíveis, dentro da legalidade, para minimizar os impactos e continuar prestando todos os serviços de saúde para a população”.

Confira a nota na íntegra: 

Prefeitura de Juazeiro responsabiliza determinação do Ministério Público pela demissão em massa dos servidores da saúde

 

O PNB entrou em contato com o Ministério Público para questionar sobre a determinação e os seus impactos.

 

 

Da Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome