Arquivos anuais: 2021

Juazeiro vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira; confira cronograma

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25). Confira o cronograma completo com locais e horários específicos para cada público:

Adolescentes de 12 a 17 anos

Este público que ainda não recebeu a primeira dose deve não precisa realizar agendamento para vacinação nesta quinta-feira. A vacinação por demanda livre será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Alagadiço, Alto da Aliança e Antônio Guilhermino. O horário é das 8h às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Repescagem- Público 18 anos ou mais

Quem tem 18 anos ou mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve buscar a Uneb. O horário é de 8h às 14h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose – Pfizer e CoronaVac

A vacinação com a Pfizer será realizada no Juá Garden Shopping, das 10h até às 16h; na UBS CSU, de 8h às 11h30 e das 14h às 16h; e na UBS Parque Residencial, das 8h às 11h30. A vacinação com CoronaVac será no Auditório do Centro de Saúde III (bairro Angary), no horário das 8h até o encerramento das doses. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias). Também haverá vacinação de segunda dose na zona rural.

Dose de Reforço (3ª dose)

A dose de reforço é destinada a pessoas, residentes em Juazeiro, com 50 anos ou mais e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro e que tenham intervalo de 5 meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.

A vacinação destes públicos será no Auditório do Centro de Saúde III, das 8h até o encerramento das doses, exclusivamente para os profissionais de saúde, e na Univasf, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, para os demais públicos. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o comprovante de vínculo empregatício atualizado (a exemplo do contracheque). Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida). Também haverá vacinação de terceira dose na zona rural.

São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas e pacientes renais crônicos.

 

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Com apoio da Prefeitura de Sobradinho aconteceu nesta quarta-feira (24) a ação DEAM Itinerante, de enfrentamento à violência contra a mulher

0

 

 

Com o objetivo de prestar atendimento humanizado e de qualidade às mulheres em situação de violência, aconteceu nesta quarta-feira (24) na Biblioteca Municipal de Sobradinho, a ação DEAM Itinerante. O evento foi realizado pela Policia Civil da Bahia, através do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), em parceria com a Unibras – Juazeiro e Centro de Treinamento de Tiro Prático –CTTP, e contou com o apoio da Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Na solenidade de abertura, a Delegada Regional Lígia Nunes de Sá falou sobre a importância do fortalecimento dos mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“ Nosso principal objetivo é estabelecer como premissa a prevenção e a proteção da mulher em situação de violência, assim como buscar trabalhar de forma intersetorial, tanto em sua dimensão horizontal, por meio de parcerias entre órgãos e atores em cada esfera de governo, quanto em sua dimensão vertical, tendo em vista a necessidade de articulação entre as ações de âmbito nacional e local, e a capilaridade dos programas e das políticas em todos os níveis de governo. Em Sobradinho, o Prefeito Cleivynho Sampaio está de parabéns porque o município vem se destacando na implementação de ações em defesa da mulher. Portanto, devemos enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres com base em uma visão integral desse fenômeno, buscando, de forma mais específica, a redução dos índices criminais, a promoção de uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos, com vistas à promoção do respeito às diversidades de gênero, e a garantia e a proteção dos direitos das mulheres,” ressaltou a delegada.

O evento foi animado pelo sanfoneiro Wanderley do Nordeste, e prestou atendimento às mulheres vítimas de violência, além de oferecer diversas serviços, como a ampliação da ventosa, massagem de drenagem linfática, auriculoterapia, orientação de enfermagem na gestação, prevenção a ISTs, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, prevenção a hipertensão, saúde bucal, abordagem psicológica e da assistência social.

“Parabenizo a todas as secretarias da gestão municipal que ajudaram de alguma forma para a realização deste evento, assim como todas as equipes que compõem as forças de segurança em nosso município pelo compromisso em defender o cidadão. O trabalho da Delegacia Itinerante vem para fazer a conscientização e enfrentamento à violência familiar contra a mulher e oferecer acolhimento as vítimas. Ações como esta se constituem como um importante instrumento, garantidor da defesa da mulher, assim como de valorização da vida,” destacou o prefeito Cleivynho Sampaio.

O evento contou com a presença da Secretária de Saúde Maysa Sanjuan, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick de Lima Carvalho, Secretário de Infraestrutura Luciano Berti, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Macedo, coordenadora da Sala do Empreendedor, Qliane Martins, Coordenadora do CREAS, Naiara Almeida Campos, do chefe de gabinete Joselito Macedo, representando os vereadores, o presidente do poder legislativo de Sobradinho, Gabriel Gomes de Farias, representantes da Policia Militar e da Polícia Civil e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Ascom PMS

Por conta dos não vacinados: diretora da OMS alerta que o mundo está entrando na 4ª onda do Covid-19

0

“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, alertou a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão.

Durante a abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, a diretora afirmou ainda que o mundo estaria entrando na quarta onda da covid-19, e orientou que as reaberturas seguras precisam ser apoiadas, gerenciando o risco de acordo com o contexto de cada local.

“O momento exige políticas públicas baseadas em evidências científicas.”

Em sua palestra no Congresso Brasileiro de Epidemiologia, ela lembrou que a ressurgência de novos casos na Europa é visível, e apontou que a transmissão segue concentrada em populações suscetíveis, onde as medidas sociais e de saúde são usadas de forma inconsistente.

“Este é um dos fatores determinantes da ressurgência de casos na Europa. Os surtos que estão havendo em diferentes países europeus são por conta do aparecimento de casos em pessoas não vacinadas”, disse Mariângela.

Redação PNB

Prefeitura de Curaçá intensifica trabalho no interior e entrega mais uma escola, nesta quinta (25)

0

Prefeitura de Curaçá, segue com trabalho intenso no interior e inaugura mais uma escola nesta quinta (25), na comunidade de Matinha, no Povoado de Pedra Branca.

A escola, totalmente reformada e ampliada, ganhou climatização e toda uma estrutura para trabalho garantir conforto e condições de trabalho para os professores e a qualidade no ensino.

A educação em Curaçá recebe uma atenção toda especial da gestão Nosso Povo, Nossa Força e a meta do governo é reformar 100% das escolas municipais, tanto na sede quanto no interior

O prefeito Pedro Oliveira considera a educação como uma prioridade, não só na questão física das escolas, mais também na qualidade do ensino no município: “Desde o meu primeiro dia de governo fiz questão de colocar essa pauta como uma prioridade, pois com educação é possível mudar tudo para melhor. Nossa meta é não deixar uma escola do município sem as intervenções necessárias para garantir conforto e condições de trabalho, sem abri mão, da qualificação profissional, que certamente vai resultar em alunos bem formados e prontos para o sucesso nas suas vidas pessoais e profissionais”, destacou.

Neste último mês de outubro o prefeito assinou ordem de serviço visando a qualificação de mais uma escola no interior, desta vez na Escola Otaviano Matos, no distrito de Patamuté, que ganhará reforma completa, ampliação, climatização e outros equipamentos. A ordem de serviço contempla ainda a reforma da quadra poliesportiva do distrito.

As comunidades de Ferrete e Jatobá também vão receber quadras poliesportivas.

Para assegurar um trabalho ainda mais abrangente, a prefeitura de Curaçá, através da Secretaria de Agricultura Sustentável e ações no Interior, já patrolou ou cascalhou mais de 260 Km de estradas, nos diversos distritos, e utilizou cerca de 700h de serviços de aragem de terra, limpeza de cacimbas e aguadas, visando garantir produção agrícola e segurança hídrica para as comunidades e famílias interioranas.

 

Ascom Curaçá

Garantido: o deputado Roberto Carlos assegura o início da recuperação da BA-532 no próximo dia 06, em Itaparica

0

Depois de garantir com o governador Rui Costa, durante audiência com o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, a recuperação completa da BA-532, no trecho que liga a BA-001 à Itaparica, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, esteve com o prefeito, na Secretaria de Infraestrutura do Estado – Seinfra, solicitando agilidade para o início das obras.

Na oportunidade, o parlamentar foi recebido pelo diretor-superintendente de Infraestrutura e Transporte da Bahia, Saulo Pontes, que garantiu o início da reforma da BA-532, em Itaparica, no dia 06 de dezembro.

 

Ascom Deputado Roberto Carlos

Obrigatoriedade: uso do transporte intermunicipal na Bahia somente com apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19

0

O Governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, no início da noite desta quarta-feira (24), que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) um decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia.

A medida passará a valer a partir do dia 10 de dezembro de 2021.

“Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio.

O governador chamou atenção para o alto número de pessoas que não completaram o esquema vacinal. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso.

O gestor estadual voltou a pedir o esforço de todos os municípios para intensificar a imunização.

“A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse o governador.

Redação PNB

Juazeiro registra um óbito e 32 novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (24)

0

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 nesta quarta-feira (24). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Com isso, o município contabiliza 401 mortes provocadas pela doença.

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 64 anos em um hospital particular de Juazeiro. O paciente possuía histórico de comorbidade.

Foram confirmados 32 novos casos da doença. De acordo com o levantamento, 19.140 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.519 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.341. Juazeiro tem 220 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.948 testes rápidos pela prefeitura e 4.498 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 42%, com 70 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 60% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 4 leitos disponíveis.

Ascom Sesau

APLB Sindicato em Juazeiro repudia atitude de diretor de escola em Maniçoba que obriga professores a retornar às aulas sem oferecer transporte

0

 

A APLB Sindicato em Juazeiro recebeu um ofício enviado por um grupo de professores da escola de campo Olavo Ferreira Neto, localizada no distrito de Maniçoba, denunciando o diretor José Mirondes por obrigar os professores a voltarem às aulas sem que haja disponibilização de transporte dos profissionais da sede ao distrito. Diante dessa situação, a APLB repudia a atitude truculenta do gestor que tomou a decisão arbitrária, sem promover uma discussão com os trabalhadores em educação, trazendo os alunos para sala de aula, sem que dê aos professores condições necessárias ao retorno das atividades.

Revoltados com a situação, os professores encaminharam um documento ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) com cópia à APLB Sindicato denunciando o que está acontecendo na escola. De acordo com o documento enviado pelos professores, a escola fica 33Km distante da sede do município e apenas alguns profissionais da unidade escolar recebem auxílio transporte que assegura o deslocamento entre bairros. Os professores não se opõem ao retorno das atividades, segundo o documento, apenas querem o mínimo de condições para que se desloquem até a escola que funciona em dois turnos – vespertino e noturno.

“Esperamos que o NTE tome as devidas providências para resolver esse problema na escola. A APLB apoia os professores e alunos que estão passando por essa situação. Nos juntamos aos profissionais nessa luta contra essa medida descabida que impede os professores de continuarem a desenvolver seu trabalho sem as condições básicas de locomoção”, ressalta o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.

Ascom-APLB 

Prefeitura de Sobradinho realiza campanha “Mega Vacinação” para reforçar imunização contra a Covid-19; a ação será nesta quinta-feira (25)

0

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, aderiu a campanha “Mega Vacinação”, do Ministério da Saúde, que será realizada nesta quinta-feira (25), quando será montada uma verdadeira força-tarefa, com o objetivo de reforçar a imunização contra a covid-19 no município.

A ação terá início ao meio dia e se estenderá até as 19 horas nos seguintes pontos de vacinação: Academia de Saúde, ao lado da UBS da N18, Colônia de Pescadores, no bairro são Joaquim, e no Ginásio de Esportes Francisco das Chagas Nery, bairro são Francisco.

Serão disponibilizadas as 1º, 2º e 3ª doses a partir dos 12 anos.

“A mobilização nacional também busca reforçar a importância da população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, quem já está no momento de tomar a terceira dose não pode perder tempo. Isso porque a campanha também chama a atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença”, explicou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Para a imunização é preciso apresentar o cartão de vacinação, cartão SUS e CPF.

“Estamos realizando essa força-tarefa principalmente para as pessoas que, por falta de tempo ou que trabalham em horários que não sejam compatíveis com o atendimento regular dos postos de vacinação, possam vir ser vacinadas. É importante destacar que Sobradinho é um dos municípios do estado da Bahia que mais vacina contra a COVID-19 e realiza testagens. Portanto, peço a quem ainda não foi vacinado, que compareça aos postos de vacinação, pois temos uma equipe pronta para atender a todos. Somente juntos iremos vencer este vírus,” declarou a secretária.

Ascom PMS