Arquivos anuais: 2021

Covid-19: Bahia registra 333 novos casos e mais sete óbitos pela doença nesta quarta-feira (24)

0

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 333 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 398 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (24) também registra 7 óbitos. Dos 1.257.144 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.932 já são considerados recuperados, 2.954 encontram-se ativos e 27.258 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.618.292 casos descartados e 252.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.503 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Por conta de instabilidades nos sistemas oficiais, excepcionalmente nesta terça-feira (23), foi realizada a extração no ponto de corte às 16h. Diariamente é realizado o download das bases de dados oficiais do Ministério da Saúde no horário de 5h30. Esse fato resultou em um aumento no arquivo e no quantitativo de notificações além do habitual ontem (23). No dia de hoje (24), foi retomado a metodologia e realizada a extração no horário habitual, por isso o intervalo entre as extrações foi curta podendo ter ocasionado um menor incremento de casos confirmados.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Redação PNB

Aprovada pela Anvisa 3ª dose da vacina da Pfizer

0

A Anvisa aprovou a autorização da dose de reforço solicitada pelo fabricante Pfizer para a vacina contra a Covid-19,  a Comirnaty.

A agência reguladora informou, em nota, que “avaliou os dados e estudos apresentado pelo laboratório e concluiu que as evidências científicas demonstram segurança e eficácia para a aplicação da dose de reforço da Pfizer”.

Com a aprovação, a bula trará a indicação de dose de reforço pelo menos seis meses após o recebimento da segunda dose.

A medida serve para pessoas com 18 ou mais anos de idade. “A indicação de reforço aprovada pela Anvisa é de uso homologo, ou seja, de reforço para pessoas que receberam a Comirnaty na primeira imunização”, informou a agência.

A Comirnaty é uma vacina já registrada no país, por isso a decisão final sobre a inclusão da dose de reforço na bula é da própria Gerência-Geral de Medicamentos da Agência.

Redação PNB

Serão lançados nesta quarta-feira (24) livro, documentário e portal da capoeira

0

Livro, documentário e portal da capoeira serão lançados nesta quarta-feira (24), a partir das 18h, no Teatro Gregório de Mattos, no centro de Salvador. Os produtos são resultado do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, que circulou por 11 cidades, articulando 15 territórios e entrevistando mais de 70 mestres e mestras de capoeira, de diferentes grupos, estilos e linhagens.

O portal, produzido pela socióloga Tâmara Azevedo, traz informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; além de  uma loja virtual com a produção de mestres artesãos. O sítio eletrônico estará disponível no endereço www.capoeiradabahia.com.br

O livro “Capoeira da Bahia: histórias, territórios e trajetórias”, organizado pelo pesquisador Paulo Magalhães, reúne uma grande síntese da história da capoeiragem baiana, em seus diversos momentos de transformação, mostrando o desenvolvimento de diferentes estilos e linhagens, além das histórias de vida de mestres e mestras de capoeira representativos de dez territórios de identidade.

O documentário “A capoeira na Bahia: um retrato atual”, dirigido pelo mestre Duda Carvalho, aborda diversos temas transversais, como os diferentes mitos de origem da capoeira, seus processos de resistência e luta, de formação/educação, além das dificuldades enfrentadas pelas mulheres num espaço ainda patriarcal.

Durante o lançamento, os produtos serão apresentados e haverá distribuição direcionada dos livros para mestres e líderes de grupo. O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, coordenado por Franciane Simplício e pelo Mestre Macaco, foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e executado pela ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. Aconteceu  através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

O que: Lançamento de livro, documentário e portal digital sobre a capoeira da Bahia

Quando: 24/11, quarta-feira, às 18h

Onde: Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador – BA

 

Ascom

Fantasiada de Branca de Neve, Michelle Bolsonaro participa de evento natalino

0

Na última terça-feira (23), a primeira-dama Michelle Bolsonaro se fantasiou de Branca de Neve para recepcionar crianças carentes no Palácio da Alvorada, no evento “Natal Solidário”.

Ao som de ‘All I Want for Christmas is You’, as crianças convidadas participaram de brincadeiras e ganharam  presentes.

As fotos de Michelle foram postadas no Instagram.

O “Natal Solidário” é um programa que tem a iniciativa da mulher de Bolsonaro, com o objetivo de arrecadar doações para crianças carentes.

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros Luiz Ramos, da Secretaria Geral da Presidência, e Fábio Faria, das Comunicações, participaram da ação.

Redação PNB

Relator da PEC dos Precatórios apresenta parecer à CCJ

0
O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, durante discurso na sessão do Congresso Nacional

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou nesta quarta-feira (24) seu parecer à proposta no colegiado. Com a leitura do relatório feita, o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), concedeu vista coletiva ao texto. Os precatórios são dívidas da União reconhecidas pela justiça.

A expectativa do governo é que o texto seja debatido e votado na próxima terça-feira (30) ou quarta-feira (1º). A etapa seguinte é a votação em dois turnos pelos 81 senadores no plenário da Casa. Se aprovada com alterações, a PEC precisa voltar à análise dos deputados.

Para o senador Omar Aziz (PSD-AM), não há tempo hábil para votar a PEC na comissão na próxima terça-feira, como quer o governo. “Concordamos com algumas questões da PEC, mas não concordamos com outras. Não adianta querer açodar as coisas porque o governo quer. Nós queremos ajudar quem precisa. Houve tempo suficiente para ajudar essas pessoas. Se chegamos onde chegamos, não é responsabilidade do Senado Federal”, afirmou.

Alterações

Entre as sete principais mudanças feitas por Bezerra no texto já aprovado pelos deputados, está a transformação do Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, em programa um permanente, no valor de R$ 400. Pelo relatório de Bezerra, até dezembro do próximo ano, quando terminaria o prazo do atual Auxílio Brasil, devem ser estabelecidas as regras básicas para tornar o programa permanente com cerca de 17 milhões de beneficiados.

Segundo o Ministério da Economia, a alta da inflação no segundo semestre deste ano aumentou em R$ 14,5 bilhões os recursos a serem liberados em 2022 pela PEC dos Precatórios. O espaço fiscal criado passou de R$ 91,6 bilhões para R$ 106,1 bilhões. No entanto, desse total, o governo só terá R$ 1,1 bilhão para serem livremente gastos.

O presidente Jair Bolsonaro disse que utilizará o dinheiro não só para viabilizar as parcelas do novo auxílio para famílias em extrema pobreza, mas também para aumentar o salário de servidores públicos no ano que vem.

Fundef

Outra mudança no texto prevê que os valores dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) a serem recebidos por estados e municípios sejam aplicados “na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público e na valorização do seu magistério, conforme destinação originária do fundo”. Além disso, prevê que no mínimo 60% sejam repassados aos professores, inclusive aposentados e pensionistas.

Também pela proposta, o Congresso deverá fazer um “exame analítico e pericial dos atos, fatos e procedimentos geradores dos precatórios e sentenças judiciais contrárias à Fazenda Pública da União”. A ideia é que os precatórios do Fundef sejam pagos, todos os anos, em três parcelas, sendo 40% do valor quitado até 30 de abril, 30% até 31 de agosto e 30% até 31 de dezembro; e “a inclusão, no orçamento das entidades de direito público, de verba necessária ao pagamento de seus débitos, oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes de precatórios judiciários apresentados até 2 de abril, fazendo-se o pagamento até o final do exercício seguinte, quando terão seus valores atualizados monetariamente”.

Espaço fiscal

No texto apresentado hoje, Bezerra também vincula o espaço fiscal a ser aberto pela PEC em 2022 à ampliação de programas sociais de combate à pobreza e à extrema pobreza; ao atendimento dos limites individualizados e sublimites que decorram da aplicação dos recursos; e à saúde, previdência e assistência social.

Travas na PEC

No Senado, uma parte dos parlamentares defendem a criação de travas ao espaço fiscal que será aberto com a prorrogação dos precatórios, limitado ao teto de gastos.

A ideia é que o governo destine toda a verba dos precatórios para despesas que são atreladas à correção do salário mínimo: abono salarial, seguro-desemprego e a Previdência Social. Os senadores também querem separar os recursos para gastos com saúde e educação e incluir o programa de desoneração da folha salarial.

Agência Brasil

O Vice-Prefeito de Petrolina Simão Durando reafirma parceira com a Facape para a castração de animais que vivem no Campus

0

O presidente da Faculdade de Petrolina-Facape, Antônio Habib, encerrou esta semana, junto com o Vice-Prefeito de Petrolina, Simão Durando, a ação de castração de animais que vivem no Campus.

A Facape e a Prefeitura de Petrolina, realizaram em conjunto, durante uma semana ações de castração de animais com o veículo de apoio, o Castra Móvel. Essa ação foi necessária levando em consideração a quantidade de animais abandonados no entorno da Facape. Mais de vinte animais foram castrados e agora estão disponíveis para adoção.

“Estamos terminando nosso trabalho na Facape e desejamos que possamos cada vez mais controlar o número de animais de rua aqui em Petrolina, agradecemos a parceria com a Facape que nos deu total apoio para que pudéssemos instalar o Castra Móvel e realizar essas castrações,” destacou o Vice-Prefeito.

Para o presidente da Facape, Antônio Habib, ações como essa são imprescindíveis para a cidade. “Agradecemos essa parceria com o Município, na pessoa do Vice-Prefeito Simão e a equipe de zoonoses do município, onde foi possível fazer a castração desses animais da redondeza, dando mais qualidade de vida e também facilitando a possibilidade de adoção. Incentivamos que as pessoas que gostam de animais se disponibilizem para adotá-los”, destacou Habib.

Assessoria de Comunicação da Facape

“Ficamos expostos”: professora questiona riscos de processo de desinfecção realizado em escola de Juazeiro, com a presença de funcionários e alguns professores na instituição; Seduc responde

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, a professora da rede municipal de Juazeiro, no Norte da Bahia, Rita de Cássia Alves Rodrigues, demonstrou preocupação com o processo de desinfecção realizado na Escola Judite Leal Costa. De acordo com a educadora, a sanitização da instituição foi realizada com a presença de funcionários e alguns professores, que não estavam protegidos.

“Ontem (23) ao meio dia foram sanitizar a Escola Judite Leal Costa com funcionários e alguns professores, inclusive eu, dentro da escola. O profissional que aplicou o produto estava protegido, mas nós não estávamos. Ficamos expostos. O trabalhador que realizou o serviço, disse após 15 minutos, os alunos poderiam entrar na escola. Não deveriam aplicar o produto quando a instituição estivesse vazia, para não prejudicar a nossa saúde?”, questionou a educadora.

O PNB encaminhou o questionamento para a Secretaria de Educação e Juventude. Em resposta, a Seduc esclareceu que “o processo de desinfecção é realizado através da thermovaporização, que consiste no processo de lançar no ar micropartículas em forma de nevoa seca, pulverizando um desinfetante de uso geral e natural a base de terpenos (são substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais), que elimina 99,99% dos microrganismos, fungos, bactérias e vírus presentes no ar dos ambientes. É importante ressaltar que esse processo não causa danos à saúde”.

Da Redação PNB

Instalando curso de medicina, Facape participa da 11ª Conferência Municipal de Saúde

0

A Faculdade de Petrolina-FACAPE, que deve implantar o curso de medicina em 2022, foi convidada a participar da 11ª Conferência Municipal de Saúde. Esta edição traz como tema: “O Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios para o futuro”, com o objetivo de elencar propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos (2022-2025).

A Facape foi representada pela Diretora Acadêmica, Vânia Lasalvia, como parte do grupo de 35 gestores que compareceram ao evento. A participação da Faculdade é uma forma de compreender a operacionalização do Sistema Único de Saúde no município em eixos diferentes, para que os profissionais formados pela instituição possam aprender também como funciona o SUS.

“Fomos convidados pelo fato de sermos uma Autarquia Municipal e também por estarmos instalando o nosso curso de medicina. Essa conferência com certeza vai ser muito importante porque o foco do nosso curso é exatamente a assistência à saúde de toda a comunidade. Então precisamos estar inseridos no Sistema Único de Saúde para que possamos preparar cada vez mais e com mais qualidade os nossos alunos e os futuros médicos que com certeza vão servir ao município e toda a região”, destacou a professora, Vânia.

A Conferência

A 11ª Conferência Municipal de Saúde acontece até a próxima sexta-feira (25), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.

Por conta da pandemia, as vagas são limitadas e a participação da comunidade se dará por meio da indicação das instituições representativas dos usuários, gestores e trabalhadores em saúde.

Assessoria de Comunicação da Facape

Auxílio Brasil integrará estudantes à Bolsa de Iniciação Científica

0
Estudantes de escolas do DF visitam os estandes da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (24) o decreto presidencial que “aperfeiçoa pontualmente dispositivos referentes à Bolsa de Iniciação Científica Júnior”, de forma a dar mais celeridade à sua execução.

O Decreto nº 10.866 faz alterações a um decreto anterior, nº10.852, que regulamenta o Programa Auxílio Brasil, publicado em 8 de novembro.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os ajustes feitos no novo decreto possibilitam também a operacionalização da Bolsa de Iniciação Científica Junior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para tanto, acrescenta algumas competências ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Entre elas, o acompanhamento da execução orçamentária dos benefícios mensais junto ao CNPq; e a execução orçamentária dos montantes transferidos para fins de divulgação.

O decreto acrescenta que “são consideradas aptas ao credenciamento as competições que tenham recebido apoio, de qualquer natureza, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na edição realizada no período de referência considerado”.

Além disso, o decreto atribui ao Ministério da Cidadania a possibilidade de indicar a aplicação dos recursos “em outras ações de gestão e de execução descentralizada do Programa Auxílio Brasil”.

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior será concedida aos estudantes integrantes das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil que tenham se destacado em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica.

 

Agência Brasil