Arquivos anuais: 2021

Bahia registra 719 novos casos de Covid e 16 óbitos pela doença em 24 horas; taxa de ocupação é de 33%

0

A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 719 novos casos de Covid-19 e 691 recuperados. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (19), também registra 16 óbitos pela doença.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.254.647 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.224.584 já são considerados recuperados, 2.842 encontram-se ativos e 27.221 tiveram óbito confirmado. Ainda segundo a pasta, 1.607.454 casos foram descartados e 252.401 estão em investigação.

Vacinação

A Bahia já vacinou 10.933.307 de pessoas contra o coronavírus com a primeira dose ou dose única, o número representa 85,87% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Taxa de Ocupação

A Bahia tem 33% dos leitos de UTI adulto ocupados, de acordo com dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde. Na UTI pediátrica o índice de ocupação é de 48%.

Ainda de acordo com a Sesab, nas enfermarias adulto e pediátrica as taxas de ocupação são de 20% e 47%, respectivamente.

Redação PNB

Moradores dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3 cobram da Coelba envio das contas do mês de outubro; empresa alega “mudança na rota”

0

Em contato com nossa redação, moradores dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, no bairro Itaberaba, em Juazeiro, no Norte da Bahia, relataram que não receberam as contas de energia, com vencimento neste mês de novembro, que deveria ter sido entregues no final de outubro. O problema, segundo eles, teria sido provocado por falta de papel para imprimir as faturas.

“Ou seja, os moradores têm que pagar do próprio bolso para puxar e imprimir a segunda via. Uma pobreza e um descaso com o consumidor. Inacreditável”, disse a moradora.

Em um primeiro contato feito pelo PNB, a Coelba disse que a informação sobre o atraso se tratava de casos isolados. A empresa disse também que “não houve relatos de problemas na região” e negou a informação sobre a falta de papel.

Mas, como muitos moradores estavam com a mesma reclamação, o PNB insistiu numa justificativa e a assessoria de comunicação da empresa informou que “houve uma mudança na rota de fatura e os clientes estarão recebendo estas contas ainda neste mês de novembro. Os consumidores não terão nenhum impacto negativo”, disse a companhia.

Redação PNB

Covid-19: Juazeiro confirma 1 óbito e 23 novos casos nesta sexta-feira (19); taxa de ocupação é de 50%

0

Juazeiro confirmou 23 novos casos do Novo Coronavírus nesta sexta-feira (19). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau).

O município registrou também um óbito por complicações da doença. Faleceu uma pessoa do sexo feminino, de 73 anos, em um hospital particular de Petrolina. Com isso, o município contabiliza 393 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o levantamento, 19.052 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 18.413 já estão recuperados. Os casos descartados somam 34.170. Juazeiro tem 246 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.739 testes rápidos pela prefeitura e 4.296 pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 44%, com 65 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 50% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 4 leitos disponíveis.

Ascom Sesau

Vereadores protocolam no MP ofício cobrando da gestão municipal explicações sobre a ausência de ambulâncias e insumos

0

Os vereadores Mitu do Sindicato e Salvador Carvalho protocolaram hoje (19), no Ministério Público da cidade de Juazeiro – BA, um ofício cobrando da gestão municipal explicações sobre a ausência de ambulâncias e insumos. De acordo com os vereadores, foi encontrado diversas irregularidades, mostrando a falta de capacidade de gerência e zelo por parte da gestão da saúde municipal, de 7 ambulâncias do município, apenas duas estão em perfeito estado para uso, as outras 5 estão paradas por falta de manutenção há mais de um ano, ocasionando ausência de ambulância para transporte dos pacientes pediátricos do Hospital da Criança por mais de 2 meses.Igualmente falta zelo com o patrimônio público e a ausência de insumos básicos para atenção aos pacientes locais, como a falta constante de oxigênio na rede hospitalar há vários dias.Sendo assim, os vereadores solicitaram a devida apuração dos fatos acima e cobraram da secretaria de saúde que cuidasse de fato da saúde do povo.Ascom Mitu do Sindicato

Juazeiro: está aberto agendamento para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19 neste sábado

0

Está aberto agendamento para a vacinação da primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 neste sábado (20), em Juazeiro. Este público precisa acessar a plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br.

A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Geraldo e Piranga. O horário é das 8h30 às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses.

Ascom Sesau

“Pressão da empresa não se mostrou maior que a insatisfação dos baianos”, diz Tum sobre a CPI da Coelba; Comissão será instalada na próxima semana

0

 

A CPI da Coelba vai ser instalada na próxima semana. É o que afirma o deputado estadual Tum (PSC), autor do requerimento. Nesta quinta-feira (18), a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) publicou parecer favorável à instalação da comissão que vai investigar ações e omissões da concessionária de energia elétrica do estado. Com base no aval jurídico, a presidência da Casa já deferiu o pedido, cabendo à Mesa Diretora tomar as providências para instalação.

Com a informação, parlamentares se articulam para definir a composição da CPI. Por telefone, o deputado Tum tratou com o presidente da Alba, deputado Adolfo Menezes, sobre a formatação do colegiado. “Também já mantive contato com os líderes da oposição, Sandro Régis (DEM), e da situação, Rosemberg Pinto (PT), para tratarmos dos nomes que farão parte da CPI e do meu pleito, que considero natural, pela relatoria da comissão”, frisou Tum.

O deputado argumenta que acompanha o descaso da Coelba há 2 anos e tem estudado a situação da empresa a fundo, além de ser o autor do pedido de investigação, podendo dar contribuição significativa à CPI. Protocolada com o apoio de 39 parlamentares, 18 a mais que o mínimo necessário, a Comissão Parlamentar de Inquérito poderá funcionar por até 180 dias e será composta por 8 membros, sendo 5 titulares e 3 suplentes.

Apresentado há 15 dias, o requerimento de Tum angariou apoio popular e parlamentar, ao passo que enfrentou resistência da Coelba, que tentou desmobilizar deputados e esvaziar a investigação. “Felizmente, a pressão da empresa não se mostrou maior que a insatisfação generalizada dos baianos”, comentou Tum.

Com a iminente instalação do colegiado, o deputado também já esboça um plano de trabalho da CPI da Coelba, com a realização de oitivas de diretores da companhia, audiências públicas e estudo de documentos que serão solicitados à empresa, Procon, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outros órgãos públicos.

CPI – Nas justificativas para abertura da CPI, o deputado cita a pouca transparência na composição dos preços cobrados aos baianos, além dos “prazos e custos nas solicitações de ligação, exigindo, sobretudo dos grandes consumidores, valores milionários para viabilizar o fornecimento de energia”.

Além disso, questiona a falta de um plano de expansão da rede, o que tem inviabilizado novas ligações elétricas do programa Luz para Todos e a implantação de grandes empreendimentos, que poderiam estar gerando emprego, renda e impostos na Bahia.

O deputado Tum lembra que, somente nos primeiros quatro meses de 2021, o grupo espanhol que controla a Coelba registrou lucro líquido de 10 bilhões de reais. No entanto, a companhia segue liderando o ranking de reclamações do Procon na Bahia e é mal avaliada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Redação PNB, com informações Ascom Deputado Tum

Gol começa a demitir funcionários não vacinados

0

A Gol iniciou agora, em novembro, a demissão de funcionários que não apresentaram certificado de vacinação contra a Covid-19, conforme a companhia havia antecipado que faria, ainda em agosto.

Segundo a empresa aérea, a medida se deve a um compromisso com a saúde pública e a proteção de passageiros e da população, em geral.

Por meio de nota, a companhia afirmou que mais de 99% de seus colaboradores estão com imunização completa. “Este número revela o claro engajamento do público interno da companhia em uma atitude de cuidado com a própria saúde, de seus familiares, colegas de trabalho, clientes e de toda a sociedade.”

Ainda segundo a Gol, a criação do requisito de vacinação para os funcionários faz parte do reforço aos demais protocolos de segurança adotado pela empresa desde o início da pandemia.

“Estamos também atentos ao novo calendário do Ministério da Saúde de aplicação de doses de reforço para a população adulta já vacinada, incentivando nossos colaboradores a seguirem as recomendações dos órgãos competentes para caminharem conosco nesta retomada ainda mais protegidos e saudáveis”, diz a Gol.

A empresa não divulgou o número de funcionários demitidos e nem suas áreas de atuação. Segundo uma fonte, até 160 funcionários poderiam ser atingidos pela decisão.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (que representa os tripulantes) e o Saesp (Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo), que representa os trabalhadores dos serviços terrestres, a empresa ainda não havia comunicado as entidades sobre as demissões.

“O sindicato é contra a demissão por justa causa, como a empresa pretende fazer. Mesmo sabendo que demitir faz parte do poder diretivo da empresa, achamos coerente que elas sejam efetuadas com o pagamento de todas as verbas, inclusive a multa de 40% sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)”, diz Claudio de Carvalho, presidente do Saesp.

A polêmica de demitir funcionários que se recusem a tomar vacina ganhou fôlego após uma portaria do Ministério do Trabalho, divulgada no dia 1ºde novembro, que proibia que empresas demitam ou deixem de contratar funcionários que recusarem a tomar a vacina contra a Covid.

A norma, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, considerava discriminatório exigir que o empregado apresente um comprovante de vacinação para manter seu vínculo com a empresa. A portaria pegou de surpresa as empresas e advogados especializados em direito do trabalho.

Na avaliação de especialistas em direito trabalhista, a portaria era inconstitucional.

No último dia 12, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso anulou a eficácia de trechos do texto do governo.

Segundo o ministro, demitir quem se recusar a fornecer o comprovante é direito do empregador, mas esse poder deve ser exercido com moderação e proporcionalidade.

“Registre-se, por importante, que o poder de rescindir o contrato de trabalho de um empregado, embora seja uma faculdade do empregador, deve ser exercido com moderação e proporcionalidade, em respeito ao valor social do trabalho”, escreveu Barroso.

Leia a íntegra da nota da Gol:

A Segurança é o valor número 1 da GOL Linhas Aéreas. Portanto, adotar a vacina contra a Covid-19 como um requisito indispensável ao seu público interno se constitui numa decisão natural que se alinha ao compromisso da Companhia com a saúde pública e a proteção da população em geral. Desta forma, conforme anunciado em agosto, a Companhia iniciou neste mês de novembro o desligamento de Colaboradores que não apresentaram certificado de vacinação.

São mais de 99% do time com imunização completa. Este número revela o claro engajamento do público interno da Companhia em uma atitude de cuidado com a própria saúde, de seus familiares, colegas de trabalho, Clientes e de toda a sociedade.

A criação desse requisito de segurança na GOL se apresenta como reforço e aprimoramento dos demais protocolos estabelecidos pela companhia desde o início da pandemia, os quais são rigorosos, confiáveis, certificados e comprovadamente eficazes. Para a GOL, a consciência e o entendimento sobre a importância da vacinação são fundamentais para o restabelecimento do bem-estar coletivo.

Estamos também atentos ao novo calendário do Ministério da Saúde de aplicação de doses de reforço para a população adulta já vacinada, incentivando nossos Colaboradores a seguirem as recomendações dos órgãos competentes para caminharem conosco nesta retomada ainda mais protegidos e saudáveis.

Folhapress

Valorização da cultura: livro traz história e tradições de terreiros próximos de usina de energia solar, em Juazeiro (BA)

0

Tudo começou com a identificação de oferendas na área de instalação do Complexo Fotovoltaico Jacarandá, da Atlas Renewable Energy. Para além de conservar o local utilizado pelos terreiros próximos, dialogar com as lideranças e garantir o acesso e sinalização, a companhia foi mais longe. Valorizando a cultura e as tradições locais, idealizou o livro “Memórias do Povo de Terreiro: histórias da religiosidade de matriz africana no município de Juazeiro/BA”, que será lançado neste sábado, Dia da Consciência Negra, 20/11, as 17 horas, na Via Bossa Nova – Nord Haus.

“Todo o processo, desde a verificação da área utilizada pelos terreiros, ainda antes do início das obras, passando pelo diálogo com os líderes e, finalmente, a confecção deste livro, foi de muito aprendizado e enriquecimento cultural para todos nós. O respeito à diversidade e cultura é uma diretriz da qual não abrimos mão em nossos empreendimentos e estamos muito orgulhosos do resultado deste trabalho”, destaca Fernanda Abreu, gerente de ESG da Atlas Renewable Energy.

A obra, elaborada pela escritora Ioná Pereira– Yalomifã, conta a história das atividades do Candomblé e da Umbanda no município de Juazeiro (BA), contribuindo com o reconhecimento, preservação e valorização das religiões de matriz africana, que são parte fundamental da construção da identidade e do patrimônio cultural do Brasil.

Durante o reconhecimento da área para a instalação do empreendimento, as equipes da Atlas identificaram a presença de oferendas em uma localidade. A companhia então iniciou os contatos com os terreiros da região, constatando a utilização da área, considerada sagrada, por 12 casas, sendo nove de candomblecistas e três de umbandistas. A partir deste momento, a Atlas, com apoio de suas consultorias, buscou as lideranças destas comunidades para entender a melhor maneira de conservar a área garantindo a continuação das atividades religiosas em absoluta harmonia com a instalação e a operação da usina solar.

Ioná Pereira – Yalomifã

Integrante do terreiro Unzó Congo Opó Mutalengunzo, Ioná é Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNE e pós-graduada em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais pela UFBA. Também é pós-graduada em Dança Educacional e Artes Cênicas pela Faculdade São Fidelis e Licenciada em Pedagogia pela ISESJT. Escritora, dançarina, atriz, coreografa e Terapeuta Holística, ela tornou-se uma referência para os povos e comunidades tradicionais na região norte do sertão baiano, graça a sua luta pelo o fortalecimento e a valorização da cultura e expressões da matriz africana e indígena no Brasil.

Sobre a Atlas Renewable Energy

A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de longo prazo nas Américas.

No Brasil, a companhia possui usinas em diferentes estágios, desde a construção até a operação, nos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais.

O Complexo Fotovoltaico Jacarandá, localizado no município de Juazeiro (BA), tem uma capacidade instalada de 157 MW, energia produzida por mais de 450 mil módulos fotovoltaicos bifaciais. A área total do empreendimento, que emprega cerca de 600 pessoas, é de 364 hectares.

Mais informações:

www.projetojacaranda.com.br

www.atlasrenewableenergy.com/pt-br/

Serviço:

Lançamento do livro “Memórias do Povo de Terreiro: histórias da religiosidade de matriz africana no município de Juazeiro/BA”

Endereço: Vila Bossa Nova – Nord Haus – Juazeiro, Bahia

Data: 20 de Novembro, sábado – Dia da Consciência Negra

Horário: 17h

Juiz reconhece indícios de ‘má gestão’, mas nega afastar presidente do Inep

0

Justiça Federal no Distrito Federal rejeitou nesta quinta-feira, 18, um pedido de entidades educacionais para afastar o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. O órgão é responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão liminar é do juiz Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal de Brasília, para quem não há elementos suficientes que justifiquem o afastamento neste momento.

O magistrado reconheceu que a investida contra o presidente do Inep pode ‘representar indício de má gestão ou abuso de poder’, mas concluiu ser necessário ‘maior aprofundamento’ sobre o pedido coletivo de exoneração, inclusive com manifestação do próprio instituto.

“Não há lastro probatório suficiente para, em sede de cognição sumária, intervir em decisões administrativa que gozam de presunção de legitimidade, somente podendo ser afastadas por prova robusta em seu desfavor”, diz um trecho da decisão.

O pedido de afastamento foi apresentado depois que vieram a público relatos de servidores do Inep sobre suposta pressão psicológica e vigilância na formulação do Enem, para evitar questões que pudessem incomodar o núcleo ideológico do governo Jair Bolsonaro. O próprio presidente chegou a dizer que o vestibular começa a ‘ter a cara do governo’. Ao todo, 37 técnicos entregaram os cargos às vésperas da aplicação das provas, que começam no domingo, 21. Em sua decisão, o juiz ainda considerou que o afastamento do diretor do Inep, faltando três para o vestibular, poderia prejudicar a realização do exame.

A Defensoria Pública da União (DPU) também acionou a Justiça e pediu para que o Inep comprove a segurança do Enem contra vazamentos de questões, fraudes e interferências indevidas. “O que se vê, mais uma vez, é a credibilidade do Enem ser colocada em xeque por atos e falhas dos órgãos da administração pública federal”, diz trecho da ação civil pública, que ainda acusa o Planalto de tentar ‘controlar o conteúdo da prova’.

Dupas esteve no Senado na quarta-feira, 17, e negou interferência nas provas e disse que a troca de questões do exame é ‘comum’. O presidente do Inep também afirmou que a demissão em massa não tem relação com qualquer tipo de assédio moral ou institucional aos servidores.

Correio da Bahia