Uma reunião entre Instituto Butantan e Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para acontecer nesta sexta-feira (19), foi cancelada. De acordo com informações do portal G1, o encontro aconteceria para tratar sobre os estudos para uso da CoronaVac, vacina contra a covid-19, em crianças.
Segundo nota divulgada pela Anvisa, uma nova data deve ser solicitada pelo Instituto Butantan em breve. Também de acordo com a agência, a reunião daria continuidade a encontro realizado no último dia 5 de novembro para tratar sobre a ampliação do uso do imunizante para a população pediátrica brasileira.
No início deste mês, o Butantan divulgou novos dados sobre a segurança da CoronaVac para prevenir a Covid-19 em crianças e adolescentes. Segundo o instituto, resultados preliminares de ensaios clínicos de fase três, em andamento, na África do Sul, Chile, Malásia e Filipinas comprovaram que a vacina é segura para jovens entre 3 e 17 anos.
A CoronaVac atualmente está em uso para crianças acima de 3 anos na China. Na última quinta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), reforçou sua defesa pelo uso da CoronaVac em crianças, para reforçar a proteção da população contra o Sars-Cov-2, vírus que provoca a Covid-19.
Em agosto deste ano, a Anvisa negou um pedido para uso da CoronaVac em crianças e adolescentes. Na ocasião, os diretores da agência avaliaram que faltavam informações sobre o desempenho da vacina em menores de 17 anos. A Anvisa segue afirmando que, até o momento, não foi protocolado um novo pedido por parte do Butantan.
Atualmente, o imunizante da Pfizer é a única aprovada para maiores de 12 anos no Brasil.
Servidores temporários do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, admitidos através de processos seletivos realizados em gestões anteriores estão sendo demitidos dos cargos pela atual gestão. De acordo com uma profissional que procurou o PNB, os desligamentos estão sendo usados pela gestão como manobra para o não cumprimento de direitos trabalhistas.
“A Prefeitura de Juazeiro fez demissões em massa. Só na quarta-feira (17), 10 funcionários da Sedes foram demitidos, inclusive eu. Estávamos trabalhando normalmente, quando por volta das 14h, fomos informadas por nossa coordenadora da demissão. Todos os contratados da gestão anterior, que continuaram trabalhando foram demitidos. Essa foi uma manobra da gestão para não pagar o décimo terceiro e as férias”, acusou a profissional.
Ela cobra ainda que a gestão cumpra com os direitos trabalhistas.
“A minha indignação não é só pela forma como fomos demitidos, sem um aviso prévio, mas também pelos nossos direitos que estão sendo negados. Paguem nossas férias e a parte do décimo até o dia que foi trabalhado”, cobrou.
Em nota enviada nesta sexta-feira (19) para a imprensa, a Prefeitura de Juazeiro alegou que está cumprindo uma recomendação do Ministério Público que pede desligamento de funcionários por contratação irregular em mandatos de ex-gestores.
Veja a nota na íntegra:
A Prefeitura de Juazeiro, em cumprimento ao disposto na Recomendação nº 003/2021, expedida nos autos do Inquérito Civil nº 003.9.110777/2017 do Ministério Público (MP), informa a necessidade de desligar todos os servidores temporários admitidos em gestões anteriores que estejam em situação irregular e não se adequem aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A determinação de desligamento dos funcionários em situação irregular atinge os contratados em gestões anteriores dos ex-prefeitos, Isaac Cavalcante de Carvalho e Marcus Paulo Alcântara Bomfim, mediante Processo Seletivo Simplificado, cujos contratos estão vencidos e seus titulares mantidos no quadro de servidores temporários do Município.
Prezando pela transparência e legalidade na condução da gestão pública e de acordo com o desdobramento do Inquérito Civil, a administração municipal tem a obrigação de corrigir a irregularidade administrativa e se compromete a adotar todas as medidas legais e cabíveis no cumprimento de seus princípios constitucionais e da legalidade de suas ações, agindo sempre com zelo e responsabilidade.
As vagas geradas com os desligamentos serão preenchidas através de convocação dos Processos Seletivos Simplificados vigentes, conforme a demanda da gestão.
Correntistas da Caixa Econômica Federal continuam reclamando do atendimento na agência localizada no centro do município de Juazeiro, no Norte da Bahia. Em contato com o Portal Preto no Branco, a leitora Leise Britto reclamou que está há horas aguardando para ser atendida.
“Estou aqui desde cedo aguardando para receber um cartão e poder realizar minhas transações bancárias, mas o atendimento está péssimo. Minha ficha é a 117 e eles ainda estão na 47. Muitas pessoas chegaram aqui ainda no início da manhã e estão aqui até agora”, reclamou.
Ainda de acordo com ela, as pessoas que buscam os serviços da agência precisam aguardar na parte externa da CEF, aglomerados, e sem nenhum conforto, para serem atendidas.
“Estamos há horas aqui fora, em pé, no calor, sem nenhum conforto e aglomerados. Eles estão dando prioridade para quem vem resolver questões do auxílio emergencial e auxílio Brasil, mas nós também somos clientes e merecemos respeito. Cadê os órgãos fiscalizadores? Cadê o direito do consumidor ? Alguém precisa resolver essa situação urgente”, finalizou.
O PNB está encaminhando a reclamação para a Caixa Econômica e para o Procon.
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), abriu agendamento para a vacinação da primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 neste sábado (20). Este público precisa acessar a plataforma vacina.juazeiro.ba.gov.br.
A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Geraldo e Piranga. O horário é das 8h30 às 11h30. Serão 100 doses em cada unidade. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis. Apenas adolescentes agendados receberão a vacina. O agendamento segue até o encerramento das doses.
A Faculdade de Petrolina – Facape, através dos docentes pesquisadores em computação na área de Inteligência Artificial, o Prof. Doutor Ricardo Amorim e a Profa Doutora Dinani Amorim, foi citada no ranking internacional AD Scientific Index 2021 de pesquisadores mais produtivos por área de atuação.
O Ad Scientific Index é um sistema de avaliação de periódicos e universidades que, por meio da combinação de diferentes índices e bases de dados, mede o desempenho produtivo dos cientistas e o impacto de suas pesquisas em seus respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem o desempenho dos últimos cinco anos e de toda a carreira, e relacionam os melhores cientistas em 11 diferentes regiões do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA , BRICS, USAN e COMESA.
O Prof Dr Ricardo Amorim, no âmbito da pós stricto sensu onde atua como docente de mestrado e doutorado na Uneb, está entre os 10 com maior índice de impacto entre seus pares nesta instituição. A Profa Doutora Dinani Amorim possui artigo internacional sobre Redes Neurais Artificiais com mais de 2700 citações ao redor do mundo.
“Estar neste índice significa um reconhecimento ao esforço na produção científica no Brasil e no mundo. Estar na lista Top 10 entre meus pares no âmbito da pós Stricto Sensu onde atuo, é uma grande satisfação, considerando que produzir ciência no Brasil é muito sacrificante,” frisou Ricardo Amorim.
“É muito gratificante ver que vários pesquisadores ao redor do mundo reconhecem nosso trabalho”, destaca Dinani Amorim.
A edição do ano de 2021 do AD Scientific Index reuniu 708.552 cientistas de 206 países, vinculados a 13.536 universidades e instituições de pesquisa.
“Nos últimos anos houve cortes severos no financiamento da produção científica, apesar disso o Brasil apresenta alto índice de produtividade no mundo, com liderança na América Latina,” concluiu o professor Ricardo.
Em reportagem do Portal Preto no Branco, publicada nessa quinta-feira (18), o professor da rede municipal, Agnaldo José de Souza revelou que, apesar da Prefeita Suzana Ramos (PSDB) alegar que está aguardando um parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM) acerca do pagamento de verba indenizatória aos servidores da educação, destinado ao ressarcimento de internet e equipamentos tecnológicos, o processo que havia no órgão foi cancelado pela própria Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc).
O educador enviou ao PNB uma gravação feita da conversa que o mesmo teve com um representante do TCM. Na ligação, um representante do órgão, de prenome Thiago, demonstra estranheza ao identificar o pedido de cancelamento da solicitação e afirma que foi a Secretária de Educação de Juazeiro, Normeide Almeida, quem fez o pedido.
“Como ela pede a consulta e pede o cancelamento? Não estou entendendo mais nada”, diz o representante do TCM que acrescenta “A Secretária de Educação Normeide fez a consulta ao Tribunal de Contas do Município, nós mandamos para a Assessoria Jurídica e ela vem e solicita todos os cancelamentos dessa consulta e então o tribunal arquivou o processo. O TCM não se manifestou quanto o assunto, já que ela pediu o cancelamento”.
Veja o áudio na íntegra
Após a revelação, a Secretaria de Educação e Juventude negou que tenha pedido o cancelamento do processo. “As pastas ressaltam que a gestão municipal formulou uma consulta prévia ao MEC, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre a viabilidade do projeto, tendo a negativa como resposta, bem como, também apresentaram uma consulta ao Tribunal de Contas do Município (TCM), que ainda não se pronunciou sobre a questão”, diz um trecho da nota.
Após a manifestação da Seduc de que o TCM não teria se pronunciado sobre a questão, ou seja, negando a informação contida na gravação, o professor Agnaldo José de Souza voltou a se pronunciar, repudiando as informações divulgadas pela gestão.
“Em consideração aos leitores do Preto no Branco e aos ouvintes do programa de rádio, transmitido pela Jornalista Sibelle Fonseca, venho mais uma vez repudiar a nota de resposta ao áudio que consegui gravar em conversa com o TCM. Primeiro um procurador da Prefeitura de Juazeiro informou que não havia protocolo. Agora, após tamanha repercussão apareceu o número do processo. Foi com tamanha estranheza que li a nota da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA afirmando não ter ainda uma resposta do Tribunal de Contas dos Municípios. Pasmem, senhores! Quem está mentindo? a prefeitura ou o TCM? Pois eu não inventei nada, apenas gravei como forma de prova a minha conversa com o TCM”, declarou
Agnaldo acusa ainda a Seduc de tentar desviar o foco do Auxílio Tecnológico, com o anúncio de um pagamento da antecipação das férias de janeiro para profissionais de educação.
“Após a repercussão da entrevista e da matéria, imediatamente a Secretaria de Educação Normeide encaminhou uma nota dizendo que pagaria 10 dias referentes à pandemia e mais 50% das férias e 2019/2020. Depois, a Secretaria volta atrás e afirma que iria antecipar as nossas férias de janeiro para dezembro e a Prefeita Suzana Ramos grava um vídeo dizendo que está valorizando a educação. Contra fatos não há argumentos. Uma gestão desgovernada, sem freio e sem pneu, e o mais grave que mente. Segue em anexo os documentos contraditórios trocando alhos por bugalhos. Querem mudar o foco do Auxílio Tecnológico e calar a nossa voz, mas não vão conseguir”, acrescentou.
Em nota enviada ao PNB, A APLB Sindicato em Juazeiro, declarou que recebeu com surpresa a solicitação da Secretaria de Educação do município para que todos os profissionais de educação se dirijam à secretaria a fim de preencher uma a uma RDV (Requerimento de Direitos e Vantagens) vendendo 10 dias de férias.
Para Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato, em Juazeiro, a secretaria precisa explicar melhor o que é isso.
“Queremos saber se essa solicitação é uma pegadinha para que os trabalhadores vendam 10 dias de férias no mês de janeiro. O sindicato não foi chamado para discutir essa questão e trabalhadores devem ter cuidado ao preencher o documento”, disse Gilmar Nery.
A APLB destacou ainda que de acordo com o comunicado enviado aos profissionais de educação, o RDV deve ser seja preenchido e entregue na SEDUC, “referente à indenização/compra de 10 dias de férias, que serão pagos juntamente com os 50% das férias, totalizando um valor de 83,3%”. A Seduc informou através de documento assinado pela secretária Normeide Carvalho, que tem direito a essa indenização professores (Efetivos/Contratados PSS 2019/2020), gestores, coordenadores, assistentes social e psicólogo.
“Cada trabalhador e trabalhadora da educação tem que ter conhecimento do que se trata de fato assim como o sindicato que os representa. Esse é mais um assunto em que a Secretaria de Educação toma atitude sem comunicar antes à APLB. Precisamos de explicações e, por isso, protocolamos ofício solicitando uma reunião para os devidos esclarecimentos”, conclui Gilmar Nery.
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), divulgou, nesta quinta-feira (18), a primeira e a décima lista de convocação dos Processos Seletivos Simplificados dos Editais 005 e 004, respectivamente. A relação de convocados, bem como toda a documentação exigida está disponível no Diário Oficial do Município (http://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/XjvWM9Ve ), a partir da página 29.
Convocação
Para o Edital 004, foram convocados candidatos para cargos de Bioquímico, Cadista, Entrevistador Social, Psicólogo e Técnico em Segurança do Trabalho. Já para o Edital 005, o cargo de Agente de Ordenamento.
Entrega da documentação
A entrega da documentação dos candidatos convocados ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2021, na Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), das 08h às 14h, na Rua 15 de Julho, n° 32, 2º andar, Centro. O uso de máscara é obrigatório, bem como o respeito a todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) contra o Coronavírus.
Contratação
A admissão de candidato fica condicionada ao atendimento das condições previstas no edital. Não poderão ser contratados candidatos que, nos últimos três meses, a contar do encerramento de seu contrato anterior, tenham mantido vínculo contratual em Regime Especial de Direito Administrativo com o Município de Juazeiro, Estado da Bahia, em atenção ao disposto no art. 10, inciso III, da Lei Municipal nº 2.017/2009, conforme redação conferida pela Lei Municipal nº 2.321/2012. Os contratados não serão abrangidos pelos critérios de progressão e promoção estabelecidos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.
Contato
Para quaisquer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato direto com a Segesp, através do número de telefone: (74) 3612-3620 ou pelo e-mail: recepcao.segesp.pmj@gmail.com.
Educação profissional, gestão, saúde, soluções tecnológicas e inovação para o fomento e crescimento da indústria. Estes foram os temas em evidência, nesta quinta-feira (18), em Petrolina – PE, durante reunião do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco –FIEPE/URSF com representantes do SESI-PE, SENAI-PE e Sebrae-PE.
O encontro, um dos primeiros na forma presencial deste ano, foi aberto pelo diretor adjunto da URSF/FIEPE, Huberto Costa, que destacou a importância do contato direto entre as indústrias e as entidades que colocam em prática os projetos de atendimento às necessidades e tendências do mercado.
Na sequência, a diretora de Saúde e Segurança do SESI-PE, Fernanda Guerra, apresentou alguns encaminhamentos já colocados em prática a partir de compromissos firmados, no último mês de setembro, durante última escuta realizada no município pelo Sistema FIEPE.
Após ressaltar a importância da valorização do profissional da indústria, a diretora fez uma breve análise dos serviços de saúde e segurança que hoje são disponibilizados ao setor produtivo e concluiu anunciando novas contratações profissionais, reforma e ampliação da unidade do Sesi em Petrolina.
Depois foi a vez dos conselheiros ouvirem a analista do Sebrae Mara Almeida falar das diretrizes estratégicas da Unidade da entidade no Sertão do São Francisco. Enfatizando também o foco nas necessidades da indústria, Mara Almeida garantiu que o Sebrae vai inaugurar, em 2022, uma nova agência em Petrolina e um novo conceito no atendimento aos programas nas áreas do agronegócio, comércio e serviços.
No encerramento, a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail, tirou dúvidas dos conselheiros, acrescentou que a entidade está à disposição dos empresários para atender as demandas da indústria e anunciou ainda para a escola do Senai em Petrolina a oferta de novos cursos na área de energias renováveis, já a partir do ano que vem.
O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta sexta-feira (19) novo processo seletivo para o cargo de médico oncologista. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço curriculo.hrj@irmadulce.org.br até o dia 25 de novembro (quinta-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga a ser inscrita.
Podem participar da seleção candidatos com ensino superior em Medicina, registro no CREMEB e especialização em Oncologia. A função possui carga horária de 90h mensais e também está disponível para pessoas com deficiência.