Arquivos anuais: 2021

Quase 3 milhões de baianos estão com vacinação atrasada

0

Quase 3 milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante ou a dose de reforço, no entanto não buscaram os serviços de saúde.

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde.

 

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a doença”, ressalta. Ela ainda destaca que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização.

 

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alerta a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro. Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. “Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.

SESAB

 

Meteorologia prevê chuvas em Juazeiro ainda este mês e Defesa Civil reforça atenção

0

As chuvas que caíram em Juazeiro no início de novembro são um indicativo do que se pode esperar para o final do mês, segundo prevê o Instituto Climatempo, que aponta mudança no tempo para os próximos dias na cidade. O alerta é da Defesa Civil do município, que mantém sua equipe de prontidão.

Como vem acontecendo desde o início do ano, as equipes da Prefeitura de Juazeiro seguem reforçando as vistorias nos pontos onde costumam ocorrer alagamentos e garantindo a manutenção e limpeza desses trechos, como forma preventiva.

O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, explica que as ações preventivas são de extrema importância, por isso Juazeiro tem ficado cada vez mais preparada para temporais. “O trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo ao longo deste ano, com ações preventivas, tem feito com que o escoamento das águas ocorra da forma correta, evitando transtornos. Mas é preciso a colaboração da população no sentido de não jogar lixo e móveis velhos nas ruas, canais e galerias. As equipes do SAAE, Sesp e Sedur têm feito um trabalho preventivo brilhante”, destaca.

Prevenção nos bairros

As ações acontecem na área central e também nos bairros. Recentemente, foi feito um dreno (valeta) para escoar a água da lagoa do bairro Alto da Aliança para dentro do canal, justamente para que a água flua sem impedimentos. No bairro Nossa Senhora das Grotas, através das equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), foram removidas manilhas, que por serem estreitas, impediam o escoamento da água. No local foram colocadas manilhas com a estrutura adequada para cumprir o seu papel, evitando futuros transtornos para a população.

“No bairro João XXIII, as equipes do SAAE retiraram um aterro irregular que, por ter uma altura superior ao nível da rua, estava funcionando como uma represa, impedindo o seu curso natural. Nossos profissionais estão empenhados e, desde as últimas chuvas, estamos em alerta, realizando soluções”, enfatizou a diretora-presidente do SAAE Juazeiro, Josilene Alixandre.

Plantão

O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão para garantir a segurança da população. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 9 9198-1233 (WhatsApp).

Fabíola Paiva – Ascom/PMJ

Com votação prevista para esta quarta-feira no Senado, Sindsemp vai à Brasília em defesa do Piso da Enfermagem

0

 

Nesta quarta-feira (24), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, encaminhou à Brasília, duas servidoras da saúde, a técnica em enfermagem e diretora de assuntos extraordinários do Sindsemp, Luciedna Batista e a enfermeira e delegada da saúde, Ruth Viviane Novaes, para acompanharem de perto a votação no Senado Federal, do Projeto de Lei (PL)2564), marcada para esta quarta, que institui o piso salarial da enfermagem e a carga horária de 30h.

“Seguimos na luta pelas nossas categorias, em defesa dos nossos direitos e o piso salarial da enfermagem é uma luta que estamos defendendo há muito tempo. A carga horária de 30 horas é uma forma de reconhecer o cansaço que essa profissão produz nos servidores que lidam com vidas e é justo que cada um e cada uma tenha condições dignas de trabalho,” destacou a delegada sindical, Ruth Viviane.

“A presença do Sindsemp no Congresso nesse momento de votação do projeto de lei é uma forma de fortalecimento sindical como voz da categoria e nessa luta para conseguirmos avançar nas nossas conquistas. Servidores e servidoras da enfermagem em Petrolina, saibam que aqui em Brasília eles têm a nossa voz por eles,” ressaltou Luciedna Batista.

Proposta

A proposta – construída em conjunto com a categoria – e que será votada hoje traz para :

os enfermeiros: piso de R$ 4.750,00; para os técnicos de enfermagem: 70% deste piso, ou seja, R$ 3.325,00; e para os auxiliares de enfermagem: 50% deste piso, ou seja, R$ 2.375,00.

 

Assessoria de Comunicação do Sindsemp

Homem é assassinado a tiros no bairro Jardim Petrópoles, em Petrolina

0

Um homem de 37 anos foi assassinado na manhã dessa terça-feira (23) no bairro Jardim Petrópoles, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No momento do crime, a vítima estava dentro da sua residência.

De acordo com informações da 25ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) do município, o homem, que não teve o nome divulgado,  foi atingido por disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos.

Um inquérito policial foi instaurado para investigação do caso, mas até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

 

Da Redação PNB

Covid-19: Petrolina confirma mais dois óbitos e 187 novos casos

0

 

O boletim epidemiológico dessa terça-feira (23) informa que dos 25 leitos de UTI disponíveis, 14 estão ocupados, sendo seis pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região. Assim, a taxa de ocupação está em 56% no município.

O boletim traz ainda a atualização de pessoas infectadas, foram registrados 187 novos casos. Dos casos positivos 83 são do sexo masculino, com idades de um mês a 91 anos, e 104 do sexo feminino, com idades de dois a 86 anos. Dos resultados, 181 foram obtidos por meio de exames realizados pela Prefeitura de Petrolina e seis por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município está com 35.566 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 33.254 já estão recuperadas, isso representa 93,5% de cura clínica.

Há ainda o registro de dois óbito. As duas pessoas são do sexo feminino e tinham 63 e 86 anos. Apenas a paciente de 63 tinha histórico de comorbidades. As mortes ocorreram nos dias 15 e 23 deste mês em hospitais da região. Assim, o município está com 580 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 623 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: nove pessoas se declararam pretas; 136 pardas; duas amarelas; 28 brancas e 12 optaram por não declarar.

– Casos descartados: Até agora, 154.517 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

– Casos ativos: O município tem 1.732 casos ativos do novo coronavírus.

Outras informações sobre a pandemia podem ser conferidas no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Débora Sousa – Ascom Sesau

“Se eu levar uma multa, a culpa será de quem?”: usuária reclama de erro em aplicativo da zona azul de Juazeiro; CSTT responde

0

Em contato com o Portal Preto no Branco, uma leitora reclamou de um problema no aplicativo Digipare, utilizado por usuários do sistema de estacionamento rotativo zona Azul, em Juazeiro, no Norte da Bahia.

Ela informou que está sem conseguir ter acesso ao app e teme que, por conta do problema, acabe sendo multada.

“Nesse momento o app da zona azul está com erro. Imagine, estou no local de trabalho e não posso sair. O digipare não funciona. Liguei para o 0800 e disseram que não podem fazer nada. Absurdo ! Se eu levar uma multa, a culpa será de quem?”, reclamou a leitora, que pediu para não ser identificada.

O PNB já encaminhou a reclamação para a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que “entrou em contato com a empresa que administra a zona azul em Juazeiro, sobre a demanda relatada pelo leitor. Segundo a empresa, quando ocorre esse tipo de erro, a fiscalização é suspensa e não haverá nenhum tipo de problema para o usuário. Neste momento, eles estão tentando resolver a situação para que o app volte a funcionar normalmente”.

 

 

Da Redação PNB

“Só falam que estão aguardando”, diz morador que não consegue a segunda dose da vacina para o filho, no posto de Massaroca, Juazeiro

0

“Gostaria de não ser identificado. Moro no distrito de Massaroca, e minha reclamação é sobre a vacinação da covid, pois meu filho era pra tomar a segunda dose, no dia 10 e até hoje está sem conseguir a vacina aqui na comunidade”, relatou um leitor ao PNB, nesta terça-feira (23).

De acordo com ele, o filho de 25 anos, está sem completar o esquema vacinal por falta de vacinas na UBS do distrito.

“Só falam que estão aguardando”, finalizou.

A reclamação do leitor foi encaminhada à Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, a Sesau informou que “as unidades solicitam a vacina” e que “esta semana as doses estão sendo enviadas às UBS’S”.

Redação PNB 

Mercado do Produtor de Juazeiro divulga cotação desta quarta-feira

0

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quarta-feira (24). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos à partir das 21h.

O consumidor que for ao Ceasa ao longo do dia pode encontrar Jaca por R$ 5,50 o Kg; Goiaba por R$ 35,00 a caixa com 20kg; Coco Verde por R$ 100,00 o cento; Ameixa Seca por R$ 200,00 a caixa com 10kg; Repolho por R$ 80,00 o saco com 40kg e Jerimum por R$ 1,45 o Kg.

Veja a cotação completa 

1637757913861_COTAÇÃO 24-11-2021

Welington Alves – Ascom AMA

Colisão entre Van e viatura da 45ª CIPM é registrada na BA-210, entre Juazeiro e Curaçá

0

No início da manhã desta quarta-feira (24) um acidente automobilístico foi registrado em um trecho da BA-210, entre os municípios de Juazeiro e Curaçá, no Norte da Bahia.

Segundo informações, houve uma colisão entre uma viatura da 45ª CIPM e uma Van, que fazia o transporte de passageiros. Com o impacto, o carro da Polícia Militar acabou saindo da pista.

Ainda segundo as informações, algumas pessoas ficaram com ferimentos leves. Não há até o momento informações sobre o que teria provocado o acidente.

 

Da Redação PNB